Descubra qual é o melhor aplicativo para consultar o INSS

ANÚNCIO

Nos dias de hoje, a gente tem um monte de opções de aplicativos gratuitos para serem baixados no celular. Inclusive, quando o assunto é a consulta do saldo dos benefícios sociais. Mas, você já estudou qual será o melhor aplicativo para consultar o INSS? A gente já.

E, neste conteúdo, vamos te ajudar a encontrar a melhor resposta. Até mesmo porque o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o responsável por fazer quase todos os pagamentos sociais do país, como aposentadoria, auxílios e pensões, por exemplo.

ANÚNCIO

Inclusive, a notícia é boa: o próprio INSS criou um aplicativo que permite aos cidadãos fazer a consulta de várias informações sem precisar pagar nada por isso. Até mesmo porque baixar o aplicativo é simples e só exige um cadastro grátis. Saiba mais.

O aplicativo gratuito do INSS

Para quem ainda não conhece, vamos apresentar: o aplicativo que o INSS criou se chama Meu INSS. Ele se tornou um dos principais canais de contato com os aposentados, pensionistas e beneficiários do instituto.

O motivo é muito simples de ser explicado: é um canal de comunicação mais rápido do que o tradicional. Além de ser efetivo, gratuito e não exige que a pessoa saia de casa para ter a informação que precisa sobre o saldo do benefício, por exemplo.

ANÚNCIO

Em alguns cliques, as informações aparecem na palma da mão. E são vários os serviços que podem ser acessados de graça pelo aplicativo do INSS. Abaixo, a gente vai falar deles, continue lendo para conhecer as facilidades que ele proporciona.

Agora, antes de tudo, é importante que você saiba que os outros canais de comunicação continuam sendo usados também. O INSS criou o app para facilitar e agilizar a comunicação, no entanto, os outros canais continuam ativos.

Os principais serviços do aplicativo

Não tenha dúvidas de que esse é o melhor aplicativo para consultar o INSS. Até mesmo porque ele tem a disponibilidade de 90 serviços gratuitos. Abaixo, a gente vai listar apenas os principais deles, que podem fazer a diferença para você. Acompanhe.

Extrato

O primeiro serviço, que inclusive é o mais acessado pelo app, é o extrato do benefício. Isso é importante porque faz com que o beneficiário não precise ir até a agência para saber se o dinheiro caiu na conta, né. Dá até para ver extrato do imposto de renda, por exemplo.

Dados Cadastrais

Outro serviço que é possível pelo aplicativo é o de atualizar os dados cadastrais. Até mesmo porque manter essas informações em ordem é um requisito obrigatório para continuar recebendo os recursos que são repassados pelo instituto, né.

Agendamento

Agendar uma consulta no INSS agora também é possível pelo app. Isso é ótimo, não? Você ainda pode ligar no 135 e fazer isso pelo telefone, que também é de graça. Mas, em alguns cliques também dá para agendar uma perícia ou consulta.

Outros

E só para você saber, considere que ainda temos disponíveis serviços como o pedido de aposentadoria urbana, salário maternidade, simulação, histórico de crédito, carta de concessão, resultados de perícia, busca por agências e muito mais.

Como fazer o download do aplicativo do INSS

Descubra qual é o melhor aplicativo para consultar o INSS

Para baixar esse aplicativo no seu celular sem pagar nada considere um processo simples e que é o mesmo usado para outros apps também. Lembrando que o MEU INSS está disponível para iOS e para Android.

Por isso, quando for baixar busque pelo nome de “Meu INSS” e confira se o desenvolvedor é a DATAPREV. Geralmente, o programa fica na aba de “produtividade”. Para quem um iOS, a página de busca é o App Store, mas para quem tem Android é o Google Play.

Um detalhe legal de dizer aqui é que mesmo quem ainda não é beneficiário do INSS pode baixar o aplicativo e usar serviços como o de agendamento de consulta, por exemplo. Ele é gratuito para todo mundo.

Bônus – e a senha para usar o app

A gente não pode terminar o conteúdo que fala sobre o melhor aplicativo para consultar o INSS sem falar da senha, né. Após baixar o app, você terá que fazer um cadastro, que também é grátis, para começar a usar os serviços disponíveis no programa.

A senha usada deve ser a mesma que é cadastrada no site do INSS. E se você nunca fez isso antes, saiba que terá que fazer agora. Lá, você tem que inserir o seu número de CPF ativo, o seu nome completo, além da data de nascimento, nome da mãe e o estado de nascimento.

O login será o seu CPF e a senha você vai criar, sendo que deve ter 7 dígitos. Em caso de dúvida na hora de criar a senha, você também pode ligar no 135, que é a central de atendimento telefônica do INSS.

Para fazer o seu acesso, clique aqui. Outra forma de comunicação com o desenvolvedor da tecnologia é o e-mail, que pode ser enviado para atendimento@dataprev.gov.br.

Você também vai gostar de ler:

Sobre o app

Descubra qual é o melhor aplicativo para consultar o INSS

Se você ainda tem curiosidade para saber mais do aplicativo gratuito, considere que ele é atualizado de tempos em tempos para melhorar a usabilidade. A última atualização, por exemplo, foi em 6 de novembro.

Entre as mudanças, a nova versão apresenta as correções do fluxo de requerimento do SDPA, a novo card (pensão especial para crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus) e a evolução do card Perícia.

Apenas no Google Play, ao todo já foram feitos mais de 5 milhões de downloads.

ANÚNCIO