Como Ganhar Dinheiro com Ações Small Caps: As #4 Melhores Small Caps para Investir em 2017

ANÚNCIO

No 1º trimestre de 2017, as Small Caps acumularam ganhos de 16%, um valor que representa o dobro da alta registrada pelas ações das companhias que compõe o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Isso faz com que as Ações das Small Caps em 2017 continuem sendo uma boa alternativa aos investidores que aplicam na BM&FBovespa.

Assim sendo, no atual cenário, empresas como PDG, GOL, Magazine Luiza e Smiles são as Melhores Small Caps para Investir em 2017, pelo menos, conforme os últimos resultados.

ANÚNCIO

Entre as ações mais baratas de 2017, que tem valor da ação abaixo de 10 reais e que fazem parte do grupo das Small Caps 2017, estão

  1. PDG (com valor da ação de 2,19 reais),
  2. Tecnisa (com valor da ação de 2,7 reais),
  3. Even (com valor da ação de 4,56 reais),
  4. Randon (com valor da ação de 4,86),
  5. Direcional (com valor da ação de 5,73 reais),
  6. Cosan (com valor da ação de 6,6 reais),
  7. Gol (com valor da ação de 8,16 reais),
  8. BR Properties (com valor da ação de 8,98 reais) e
  9. Duratex (com valor da ação de 9,27 reais).

A PDG foi a empresa que teve o maior destaque com uma valorização de mais de 85% e esse é uma continuidade da companhia em 2017, já que, desde o início do ano, a PDG teve alta de 200% nas primeiras semanas de 2017 seguindo a perspectiva positiva do setor de construção.

Ainda se tratando de início de ano, as Small Caps se mostraram promissoras, sendo que logo no 1º mês do ano, 33 empresas small caps bateram o desempenho do Ibovespa, como aconteceu em março. Na ocasião, além da PDG, o Banrisul também viu uma forte valorização dos papéis devido a redução da taxa básica de juros.

ANÚNCIO

Já entre os Fundos de Ações Small Caps em 2017, conforme os resultados de janeiro, podemos destacar: Mapfre Fi Em Ações Small (rentabilidade de 16 reais), Banrisul Ações Fi (rentabilidade de 9,85 reais), Caixa Fi Ações Small Caps Ativo (rentabilidade de 6,95 reais), BB Top Ações Small Caps Fi (rentabilidade de 6,91 reais) e Blackrock Small Caps Fi Ações (rentabilidade de 6,89 reais).

Cuidados para Investir em Small Caps – #5 Dicas de Como Escolher a Melhor Small Cap

Para você que não entende muito bem do Mercado de Ações, precisa buscar conhecimento. Sabe por quê? Para não fazer bobagem. Por exemplo, mesmo os profissionais podem errar na hora de escolher as melhores companhias small caps, como aconteceu com o Santander.

No último relatório divulgado pelo banco, no final de 2016, as recomendações eram apontadas em 7 Small Caps que teriam, então, forte potencial de crescimento de lucro a longo prazo. Foram elas: AES Tietê, Comgás, Mahle Metal Leve, Rumo Logística, São Martinho, Ser Educacional e Sul América. Porém, com muitas oscilações, hoje, não encontramos nenhuma dessas companhias como as melhores opções de small caps para 2017.

Santander lista 7 Small Caps para apostar em 2017 

Pensando nisso e como único e exclusivo objetivo de orientar os leitores, listamos os 5 riscos que as ações Small Caps tem. Leia com atenção e fique atento ao mercado de ações.

1 – Baixa Liquidez – Quando não há pessoas interessadas em comprar o que você está ofertando, você pode ser forçado a vender o produto por um valor menor do que ele realmente vale, isso sem contar que você tem o risco de não conseguir vender. Isso é a baixa liquidez e é exatamente assim que funciona também com as Small Caps.

Para não correr riscos, basta que você fique atento ao volume diário de negociações da empresa em destaque antes de investir nela. Isso pode ser feito através da plataforma gráfica, no indicador volume disponível na internet.

2 – Precificação Incorreta – Quando as companhias são novatas e possuem poucas operações (normalmente estão em expansão), fica difícil precificar corretamente o real valor delas. E para não correr esse risco, a melhor forma de evitar problemas futuros é exigir um maior retorno sobre os papéis destas companhias estabelecendo, por exemplo, quanto você precisaria ter de retorno para estar confortável em correr os riscos.

Para fazer isso, você também pode comparar os diferentes indicadores fundamentalistas das empresas com outras listadas na bolsa de valores, seja do mesmo setor ou do mesmo porte. O preço, se estiver compatível, indicará um bom indício.

3 – Observações dos Analistas – Existem muitas empresas listadas na bolsa de valores e o número de Small Caps na Bolsa de Valores também não é tão pequeno assim. Com isso, não há analistas suficientes para cobrir toda a demanda de todas as companhias. E, em ordem de importância, muitas vezes, eles optam pelas Large Caps.

Se você tiver algum problema com a sua empresa Small Cap pode buscar alternativas com a própria companhia que, muitas vezes, tem uma excelente área de Relações com Investidores em seus próprios sítios. Por isso, antes de investir, busque essas informações.

4 – Mico – É uma expressão usada para empresas que estão na pior e, normalmente, em liquidação judicial. Se a empresa tiver nessa situação é comum que os investidores não queiram vender suas ações porque já perderam muito dinheiro.

É uma situação triste e que é muito complicada de ser identificada. O ideal é que se evite ações que não valem quase nada ou que tiveram perda de valor muito grande nos últimos meses. É claro que essas empresas podem se recuperar, mas para apostar nisso você precisará ter muito e muito e muito conhecimento.

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico ganhando apenas um Salário Mínimo em #3 Passos

5 –Incertezas Operacionais – Acontece não apenas com as Small Caps, mas com todas. É saber se as operações da empresa estão em possíveis crescentes. Isso faz parte de todo processo. E para evitar prejuízos nessas partes é preciso uma análise geral, identificando, por exemplo, o tamanho do mercado, os competidores, a administração, geração de caixa, entre outros.

O que não pode acontecer, nunca, é o investidor achar que se comprar 10 mil reais em ações que valem 50 centavos (terá 20 mil ações) vai continuar tendo o mesmo patrimônio quando as ações caírem para 40 centavos, por exemplo. Porque, ainda que você tenha 20 mil ações, você passou a ter 8 mil reais.

Bem, amigos. A 1ª parte do texto já está definida. Agora, vamos continuar, mas só para quem é novato no mercado financeiro, apenas para aquelas pessoas que estão buscando informações sobre Small Caps e querem saber se investir em Small Caps é mesmo uma boa opção. Afinal, normalmente, a companhia é menor e as ações baratas… Mas aí, fica a dúvida, vale a pena? E é sobre isso que vamos falar agora!

É possível ganhar dinheiro investindo em Ações Small Caps?

Vamos responder essa pergunta logo mais, porém, antes, vamos às definições. Small Caps são ações de 3ª linha. “São empresas de baixa qualidade”? Não!! “Empresas de 3ª linha são aquelas que têm ações com pouco liquidez, em geral são companhias de médio e pequeno portes (mas, não de menor qualidade), que tem negociações marcadas pela descontinuidade”, é o que diz a BM&FBovespa.

Sendo assim, as principais características das Small Caps são: menor volume de negociação na bolsa de valores, menor liquidez, maiores riscos (ganho ou perda), gráficos de difícil análise.. Tudo o que já falamos nos cuidados a se tomar, na parte superior deste artigo.

Como Ganhar Dinheiro com Ações Small Caps: As #4 Melhores Small Caps para Investir em 2017
Reprodução: Google

Por que pode ser vantajoso investir em Small Caps? Basta pensar no contrário: por que a maior parte das pessoas prefere investir em ações de grandes empresas? Porque elas têm grande capitalização, logo, dão a impressão de baixo risco. Isso é verdade se pensarmos na falência da empresa, no entanto, assim como essa empresa terá a fase de crescimento, as pequenas também vão ter.

Na teoria, se continuarmos a pensar assim, a ação de uma pequena empresa, uma small cap, ter mais capacidade de se valorizar muito em pouco tempo do que uma ação de uma grande empresa que já está estabelecida no mercado há anos. Alguns especialistas dizem que essa é uma boa lógica para se usar no mercado de ações. Mas nunca se esqueçam de que esse é um mercado volátil.

Então, se você quer mesmo começar a investir dinheiro no mercado de ações e não quer correr nenhum risco de perder tudo, vai ter que fazer um mini curso. É muito rápido e GRATUITO. O Trovó gravou e você vai ter toda a segurança para começar a investir em ações sem correr risco. Faça o cadastro gratuito:

Workshop Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Ah, tem outro detalhe. Muitas carteiras de investimentos sempre indicam empresas pequenas que estão em “fase de crescimento”. Por isso, pensar em Small Caps é importante!

Aí, quando você quiser analisar os desempenho das ações small caps poderá usar o indicador índice SMLL, que agrupa diferentes empresas que pertence à classe das Small Caps e avalia o desempenho delas.

Notícia de última hora: Small Cap dispara 80% com possível devolução de impostos

A notícia foi divulgada nos últimos dias pela Exame e afirma que as ações da JB Duarte dispararam mais de 80%. A euforia dos investidores foi causada pelo possível ressarcimento de Impostos da Receita Federal no valor de 110 milhões de reais.

Conforme comunicado da companhia, o objeto de análise está em duas instâncias da Justiça e tem julgamento favorável à companhia. A Receita, no entanto, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o não acolhimento do pedido.

“Entendem nossos assessores jurídicos que não cabem mais recursos a Receita Federal e que agora o processo voltará ao Tribunal Regional Federal da 3ª região, que deverá dar provimento e execução da referida sentença a favor da companhia, determinando judicialmente o valor a ser creditado à JB Duarte”, diz o documento.

Leia Também: Qual o Valor de Mercado das Small Caps

As categorias mudam com o tempo, assim como os índices. Para se ter uma ideia, no anos 80 uma ação Big Cap tinha um limite de US$ 1 bilhão, hoje, o esse tamanho representa apenas uma Small Cap. Mas, como estamos falando de 2017, fizemos uma pequena lista com os valores de mercado, seguindo a divisão por ordem:

  • Mega Cap – US$ 200 bilhões ou mais
  • Big Cap – US$ 10 bilhões ou mais
  • Mid Cap – US$ US$ 2 bilhões à US$ 10 bilhões
  • Small Cap – US$ 300 milhões à US$ 2 bilhões
  • Cap Micro – US$ 50 milhões à US$ 300 milhões
  • Cap Nano – Abaixo de US$ 50 milhões

É importante saber também que as ações das maiores empresas captam mais atenção da Bolsa por serem mais lucrativas, no entanto, elas representam a minoria das ações. Para você entender melhor: a Mega Cap representa apenas 0,1%, enquanto que a Micro Cap fica com 18,8% e a Small Cap 17,6%.

Leia essa notícia na íntegra!

Universidade do Investidor

Juntar Dinheiro Rápido ou Economizar Dinheiro Rápido é apenas uma das várias dicas que você precisa conhecer para chegar à sua Independência Financeira. Por sinal, Independência Financeira nada mais é do que você conseguir viver apenas com a rentabilidade dos seus investimentos. Logo, se você tem um alto valor investido, nem precisaria trabalhar, horas a fio, que o seu dinheiro cairia lá na sua conta todos os meses.

Diferente do que muitas pessoas pensam isso não é um sonho, assim, tão distante. É mais fácil do que você imagina. E é mesmo. Porque a diferença entre Ficar Pobre e Ficar Rico é que em um você paga juros e em outro você recebe juros. Então, não esqueça que Juntar Dinheiro Rápido é apenas um passo, talvez o 1º passo, para você chegar ao sonho de Viver de Juros. Para conseguir completar essa missão, você, de alguma forma, precisará investir dinheiro.

Como Ganhar Dinheiro com Ações Small Caps: As #4 Melhores Small Caps para Investir em 2017
Reprodução: Google

Daí, entram outras questões, como o fato de “Como Escolher o Melhor Investimento para Ganhar Dinheiro”? Essa é uma das melhores perguntas que alguém pode fazer para si mesmo. Porque é o que, de fato, vai poder alavancar ou não o sonho financeiro. Se você ainda não sabe como escolher o melhor investimento para ganhar dinheiro, assista à Universidade do Investidor.

Com informações da Exame e Folha

ANÚNCIO