A Mapfre Consórcio é confiável? Saiba essa resposta conforme o Reclame Aqui

A ideia dessa matéria é responder a uma dúvida muito comum das pessoas hoje em dia: saber se a Mapfre Consórcio é confiável? Afinal de contas, esse tipo de produto financeiro pode ser ideal para quem quer realizar sonhos no longo prazo, como comprar imóveis ou carros.

Para quem não sabe, a gente vai contar um pouco mais da história da Mapfre nesse campo de atuação. Até mesmo porque a empresa é muito conhecida por fazer seguros de veículos. Mas, pouco conhecida como empresa administradora de consórcios.

Sobre a Mapfre Consórcio

Ela começou a atuar nesse segmento desde 2012, sendo responsável por oferecer soluções de bens e de serviços aos clientes. Logo, é uma ideia para quem quer comprar veículos, imóveis ou até mesmo adquirir serviços através de um consórcio.

O processo de um consórcio costuma ser o mesmo: contratação, parcelas, vencimento, prazo e carta de crédito, com possibilidade de lances e sorteios. No entanto, escolher uma administradora confiável faz diferença para evitar dores de cabeça e arrependimentos.

Além do mais, a gente pode falar que a Mapfre Administradora de Consórcios S.A está associada à BR Consórcios desde 2013. Além disso, tem crescimento de produção desde então, com parceiros comerciais e cotas comercializadas.

Outra informação: no ano de 2016, a empresa fechou o ano com 244 parceiros e mais de 2,3 mil ativos. O faturamento, na época, foi de R$ 420. Mas, será que tudo isso torna a empresa confiável? Vamos descobrir…

Como funciona o consórcio da Mapfre

Já mencionamos acima que esse consórcio é muito parecido com todos os outros. No entanto, o ideal é a gente analisar bem como funciona e como participar do consórcio da Mapfre. Então, vamos ao que interessa.

Basicamente, há 3 formas para isso, que é indicado pela própria administradora. O primeiro passo é sobre adquirir uma cota de grupo em formação. Ou dá para adquirir quando o grupo está formado, mas com vagas abertas. E, por fim, conseguindo uma cota de transferência.

O fato é que em todos esses casos, considere que há um contrato entre consorciado e administradora. Esse documento vai explicar e autorizar direitos e obrigações de todas as partes envolvidas e de todas as etapas do processo.

Os juros

Os juros costumam ser o diferencial desse tipo de contrato porque eles não existem. No entanto, não podemos deixar passar o fato de que há taxas. Por exemplo, em todo consórcio, como no da Mafpre, temos na cobrança da parcela:

  • Valor do bem ou serviço,
  • Taxa de administração,
  • Fundo comum,
  • Fundo de reserva,

Logo, ainda que você possa conseguir conciliar a parcela do mês com o seu orçamento, saiba que não vai estar pagando apenas o seu crédito final, ok? Isso é comum em todos os consórcios.

A contemplação

Outro ponto importante, antes de respondermos se a Mapfre Consórcio é confiável, é sobre a contemplação. Para se ter a carta de crédito, saiba que existem 3 formas: por sorteio, por lances ou pelo fim do prazo do consórcio.

No caso do sorteio, saiba que todos pagantes das mensalidades podem participar mensalmente. Para os lances, considere que é ideal ter um bom valor “de entrada” para dar, lembrando que o maior lance vence e recebe a carta.

Para quem não tem pressa, o ideal é aguardar o final do prazo. Assim, a carta de crédito pode servir para a compra de carros, imóveis, caminhões, motos, serviços e máquinas também.

A simulação

E, por último, também queremos citar aqui que a Mapfre permite uma simulação online e gratuita para quem tem o interesse em contratar um consórcio. Logo na página inicial você pode escolher o bem, o crédito ou parcela, o valor e simular.

No entanto, para obter a resposta, a Mapfre cobra um cadastro rápido pessoal. Assim, você precisa enviar o seu nome, e-mail, CPF, telefone, cidade, estado. E isso permite que eles enviem notificações e comunicados por esses canais.

Além do site, você também pode tirar dúvidas pelo canal de atendimento telefônico, que funciona através do 0800-648-1504. A Mapfre Consórcio está na Av. das Nações Unidas, 11711, em São Paulo (SP). Agora, vamos falar sobre a confiabilidade da Mapfre.

A resposta conforme o Reclame Aqui

Se há um bom jeito para sabermos se a Mapfre Consórcio é confiável ou se qualquer empresa é confiável, esse jeito passa pelo site do Reclame Aqui. A plataforma é uma das mais indicadas para quem quer saber sobre as empresas.

Analisando o perfil da Mapfre Consórcio lá, considere que há 5 mil visualizações em mais de 6 anos de cadastro da empresa na plataforma. No entanto, não há índices. Como assim? O número de reclamações por lá é baixo, sendo de apenas 9 no último semestre.

A gente encontrou uma pesquisa que fala qual é o melhor banco para consórcios

E todas as reclamações foram respondidas pela empresa. No entanto, quando a gente analisa no geral, nesses 6 anos de cadastro, então, temos uma “empresa não recomendada”. Isso porque a nota fica em 3,4/10. Com um índice de solução de apenas 27%.

Mapfre Consórcio é confiável

Os principais comentários negativos das pessoas têm a ver com o fato de essa “não ser uma empresa responsável” ou “falta de suporte para cancelar o produto”. Você pode ver mais no site do Reclame Aqui.

Apesar desse resultado negativo, note que o mais importante é que há poucas reclamações nos últimos meses – e todas foram respondidas. Além disso, a Mapfre venceu o prêmio de administradoras de consórcios do Brasil, feito pelo Banco Central, em 2014.

Não há posts para exibir