3 Itens Domésticos Indispensáveis tiveram alta em 2017. Como manter o Orçamento Financeiro?

Eles são itens indispensáveis porque estamos acostumados a viver com eles. A Energia Elétrica, por exemplo… Quem, em pleno século 21, conseguiria viver sem luz? Pode até ser que alguém consiga, mas, com certeza, fará parte de uma minoria. E o gás de cozinha… A maioria das pessoas o usa como combustível para o preparo da comida.

E se os itens domésticos sobem, o que fazer para conseguir manter as contas em dias?

Começaremos contando quanto esses itens subiram e depois vamos dizer como, mesmo assim, manter o orçamento financeiro em dia e com sobra!

1 – Petrobrás eleva o preço do gás de cozinha em quase 10%

A companhia anunciou um reajuste médio dos preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial vendido em botijões de até 13 kg em 9,8%. O novo valor entrou em vigor no dia 21 de março. A correção não se aplica ao GLP destinado ao uso industrial.

3 Itens Domésticos Indispensáveis tiveram alta em 2017. Como manter o Orçamento Financeiro?

Reprodução: Google

Em nota, a Petrobrás afirma que lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados e, assim, as revisões de preço nas refinarias podem ou não se refletir no preço final do consumidor. Isso vai depender de repasses feitos especialmente pelas distribuidoras e revendedoras.

Leia Também: Veja como a Petrobras promete Movimentar o Mercado de Ações

“A queda na importação reflete a redução conjuntural da demanda brasileira termelétrica e do mercado industrial, somada ao aumento da oferta de gás nacional, e está de acordo com as obrigações e direitos da Petrobras em seus contratos”, disse a empresa. Continue Lendo…

2 – Conta de Luz volta a ter bandeira vermelha

A bandeira tarifária vermelha voltou às contas de luz em abril, após 1 ano e 1 mês. Agora, o custo da energia elevou-se e o objetivo é sinalizar aos consumidores a menor oferta no sistema elétrico, conforme informações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A Bandeira Vermelha gera uma cobrança adicional de 3 reais a cada 100 quilowatts-hora, o que representa impacto de 20% nas tarifas, conforme o especialista Roberto D’Araújo, do Instituto Ilumina. Ele diz que o mecanismo é um disfarce para elevar os custos.

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico ganhando apenas um Salário Mínimo em #3 Passos

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) apontou que há expectativa de chuvas em abril, mas que devem alcançar apenas 68% da média histórica na região das hidrelétricas do Sudeste, região que abriga a maior parte dos reservatórios.

3 Itens Domésticos Indispensáveis tiveram alta em 2017. Como manter o Orçamento Financeiro?

Reprodução: Google

Com a baixa de chuvas, as usinas hídricas não conseguem recuperar o nível de armazenamento em seus lagos, assim, reduzindo a oferta de energia e levando ao uso de termelétricas, que são mais caras. Para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a menor geração hídrica deve gerar um impacto financeiro de quase 21 bilhões de reais no mercado de energia.

3 – Remédios vão ter aumento de até 4,76%

Conforme publicado no Diário Oficial da União, o Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) autorizou os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017. Assim, os remédios terão um aumento que vai de 1,36% até 4,76%.

O Sindicato da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma) informou, por meio de nota, que os índices de reajuste não repõem a inflação passada, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). “Do ponto de vista da indústria farmacêutica, mais uma vez os índices são insuficientes para repor os custos crescentes do setor nos últimos anos”, conforme o comunicado.

3 Itens Domésticos Indispensáveis tiveram alta em 2017. Como manter o Orçamento Financeiro?

Reprodução: Google

Você também Vai Gostar de LerEconomia Doméstica: Veja Como Economizar Dinheiro com a Decoração, Ar-Condicionado e com a Luz

As dicas para economizar dinheiro com itens domésticos vão vir logo abaixo, mas não podemos deixar de falar antes de um assunto mega importante, que é: “Metade dos Brasileiros não Registra Receita e Despesas”. Isso foi constatado em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que mostrou que somente 51% dos entrevistados fazem o registro sistemático mensal.

Outra informação importante mostrou que a maioria das pessoas que registram os gastos, fazem isso com um caderno ou na agenda, enquanto uma pequena porcentagem prefere usar as planilhas no computador e somente 4% usam aplicativos do celular!

Para Marcela Kawauti, do SPC Brasil, o registro é essencial para entender como o dinheiro está indo embora. “Se você começar a prestar a atenção na sua vida financeira, vai passar a pensar melhor antes de gastar, o que facilita uma organização a curto prazo, para as despesas do dia a dia”, afirma. Leia na íntegra!

Bônus: Procon de São Paulo diz que diferença entre os Ovos de Páscoa pode chegar à 100%

A afirmação é resultado de um levantamento feito na última semana. E a diferença entre os preços de ovo de páscoa pode ser o dobro levando em conta o mesmo produto e mudando apenas o local de compra. Além dos ovos, a pesquisa também mostra que há variações nos valores cobrados por barras de chocolate, bombons e bolos.

A maior diferença encontrada foi em ovos “ao leite” da marca Arcor de 150 gramas, que chega à uma porcentagem de 106%, assim o preço mais baixo encontrado foi de 16 reais enquanto que o mais caro saia por 33.

Já os bombons da Ferrero Rocher, que vem em uma caixa de 100 gramas com 8 unidades, custava 10,3 em um estabelecimento e 20 reais em outro, ou seja, uma disparidade de mais de 93%.

Venda Casada é Crime! Veja como você pode estar perdendo dinheiro sem notar!

Em comparação com a páscoa de 2017, o valor cobrado pelos ovos teve alta de 0,5% e as barras subiram quase 19%, seguidas pelos bombons, com alta de 16% e dos bolos, 5%. O índice de preço ao consumidor da FIPE, que mede a alta de preços na capital paulista, disse que teve alta de 4,43% entre fevereiro de 2016 e março de 2017.

“Novamente foi observado no levantamento que alguns fabricantes reduziram a gramatura dos seus produtos, sendo observado com mais frequência, neste ano, nas barras de chocolate”, disse o Procon-SP, em nota.

Sobre Ganhar Dinheiro na Páscoa 2017, leia:

O que fazer para conseguir manter as contas em dias?

Óbvios que as notícias acima não são nada boas, no entanto, ainda assim, é possível manter as contas em dia. Alguns especialistas em orçamentos domésticos elencam algumas práticas eficientes para deixar as contas em dia e o melhor de tudo: conseguir poupar dinheiro!

  • Não dê um passo maior que a perna – É o básico, mas muitas pessoas pecam! Muitos brasileiros gastam e comprometem o dinheiro por simples falta de atenção e organização. Antes de passar o cartão de crédito, é preciso considerar o salário do mês, descontando, inclusive, os gastos primordiais, como saúde e alimentação, por exemplo. Esse é um hábito que tem que ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente.
  • Não mais que a metade – O valor de despesas nunca, em hipótese alguma, deve ultrapassar a metade do salário líquido total. Na verdade, o ideal é que se gaste apenas 35% com isso. E nesses gastos estão inclusos itens como aluguel, prestação do carro e planos de telefonia.
  • Não compre por impulso – As melhores compras sempre vão ser aquelas que são planejadas, justamente porque você sabe que elas caberão no orçamento financeiro mensal. A dica, nesse caso, é evitar as vitrinas, os sites de promoções, os e-mails diários com descontos, entre outros. A armadilha das lojas é conseguir te vender aquilo que não é necessário para você.
  • Cheque Especial – Não faz parte do Salário. Muitas pessoas não tem ideia do quanto a taxa de juros está alta e usa o Cheque Especial como se fosse um complemento do salário e isso é uma coisa muito errada de se fazer!
  • Tempo – Todo mundo que entra em uma nova rotina precisa de tempo. Sempre vamos precisar dar tempo ao tempo. Por exemplo: uma mudança de hábito financeiro leva 3 meses para ser digerida, conforme dizem os especialistas. Por isso, a paciência é uma virtude muito importante.
  • Renegocie as Dívidas – E tenha um planejamento financeiro. Se você tem dívida com o Cartão de Crédito ou com o Cheque Especial, vale a pena fazer um empréstimo pessoal para quitá-los. Logicamente porque os juros são mais baixos. Depois, o planejamento é essencial para não fazer novas dívidas.
  • A união faz a força – Literalmente falando. Família que economiza junto tem uma vida financeira mais saudável. O importante é encontrar uma estratégia que agrade à todos. Ah, inclusive, as crianças também devem participar desse processo.

Já conhece a técnica dos envelopes? Eficaz, Rápida e uma mão na roda para quem ainda não te controle sobre o orçamento financeiro pessoal. Se ainda não conhece, precisa conhecer:

Técnica Simples e Eficaz para um efetivo Planejamento Financeiro Pessoal

4 Notícias para Entender Como Ter um Planejamento Financeiro Familiar 100% Correto:

1 – Como não deixar faltar dinheiro em casa e Prosperar em 3 passos

Diálogo e planejamento financeiro são as 2 melhores alternativas para manter o bom relacionamento dentro de casa. Essa é a opinião da maior parte dos psicólogos e consultores financeiros e o tema vale tanto para casais quanto para pais e filhos. Afinal, esse descontrole nas finanças pode resultar em um endividamento e, posteriormente, o estado de falência. Nesse artigo, vamos falar sobre como manter o casamento e como planejar o futuro dos filhos.

Leia: Como não deixar faltar dinheiro em casa e Prosperar em 3 passos!

2 – Problemas com Dinheiro é a principal causa dos divórcios: 3 passos para ter um Bom Planejamento Financeiro Familiar em 2017

É hora de arregaçar as mangas! Vamos lá: Gastos Supérfluos tem que ser cortados, o Orçamento Financeiro da Família tem que funcionar, as Despesas precisam estar “envelopadas”, o Investimento Financeiro é Fundamental, Ajustes e Corte de gastos domésticos é possível, Prever Situações Futuras é necessário… E tudo isso pode/deve ser feito agora!

É muito informação? É mesmo! Por isso, criamos tópicos! Em cada um vamos falar mais detalhadamente sobre os assuntos em pauta. Vamos explicar tim por tim, combinado?

Leia: 3 passos para ter um Bom Planejamento Financeiro Familiar em 2017

3 – Maioria das famílias brasileiras está endividada e Renda Extra é opção para sair das dívidas

Ao longo do ano, o cartão de crédito (como é de praxe) continuou sendo o principal vilão das dívidas, inclusive, no Paraná representou 68% das causas no último mês do ano passado.

Vale ressaltar que mesmo com a restrição dos bancos quanto à concessão de crédito (uma variante da crise econômica), o financiamento de veículos e de imóveis continua sendo os principais meios de endividamento. E representam 11 e 9% do total, ficando a frente dos carnês (4%) e do crédito pessoal (3%).

Leia: Maioria das famílias brasileiras está endividada e Renda Extra é opção para sair das dívidas

4 – Mais de 62% das famílias brasileiras estão endividadas. Saiba quais são os 7 principais motivos

“A disciplina começa aqui e vou provar para vocês, que mesmo estando endividado, você pode começar a investir, e em um ano, você quita toda a dívida”. O problema, normalmente, vai estar nos gastos, por isso, vamos precisar aplicar uma regrinha muito simples, considerando, claro, custos como o do aluguel, por exemplo.

A pesquisa acontece mensalmente desde 2010 e os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrital Federal. Desta vez, foram consultados mais de 18 mil consumidores. Já em termos motivos… Clique no Link abaixo e descubra quais são.

Leia: Mais de 62% das famílias brasileiras estão endividadas. Saiba quais são os 7 principais motivos

Com informações do MSN e Organizze