Veja como manter a casa fria sem ar-condicionado com esse truque

ANÚNCIO

A compra de um aparelho de ar-condicionado não é possível em muitos casos. E, como já mencionamos aqui, é preciso cuidado ao fazer novas dívidas. Então, sabendo disso, pensamos em algumas ideias para você manter a casa fria sem ar-condicionado.

Será que isso é mesmo possível? É claro que sim. Ainda mais naqueles dias quentes, que parece que entra uma verdadeira chama de fogo pela janela do quarto. Então, vamos logo às essas dicas que são baratas, simples e vai trazer um bom alívio para você nos dias quentes.

ANÚNCIO

Aliás, se você está estudando a compra de um ar-condicionado, saiba que a gente tem algumas dicas para te ajudar com isso também. Afinal, dá para comprar sem se endividar. Ah, mas antes vamos lá: temos algumas dicas para esfriar a casa e um truque de mestre, confira!

As melhores dicas simples para esfriar a casa

Se você está se perguntando se dá mesmo para manter a casa fria sem ar-condicionado, saiba que sim e temos um truque para mostrar como fazer isso. Mas, antes, trouxemos aqui algumas dicas comprovadas que vão dar um alívio também, nesses dias mais quentes. Veja.

Cortinas fechadas

A primeira dica é você manter as cortinas fechadas. Mas, atenção: estamos falando das cortinas e não das janelas, está bem? Isso porque as cortinas podem inibir a entrada dos raios solares e isso pode ajudar a diminuir a sensação quente dentro de casa.

ANÚNCIO

Curiosamente, saiba que há estudos que dizem que essa pequena atitude pode melhorar a sua temperatura interna dentro de casa em até 6º C.

Lençóis trocados

Essa é muito mais do que uma dica e sim uma curiosidade. A troca de lençóis também traz aquela sensação de frescor. Mas, atenção: isso vale para peças que são 100% de algodão, já que é um tecido que “respira melhor” e permanece fresco por mais tempo.

Brisa noturna

A próxima das dicas é: deixe a brisa noturna entrar. Se não tem sol durante a noite, saiba que os raios solares não vão entrar. Além disso, a temperatura tende a cair, independentemente de onde você está ou mora.

Por isso, esse é o momento ideal para você deixar a sua cara arejar, através do vento que corre pelas janelas. Se você tiver problemas com insetos, vale a pena pensar em uma tela para evitar a entrada deles.

Luzes de Led

Esse é um investimento mais caro que você poderá fazer. No entanto, dá para ir trocando as luzes por lâmpadas de led ao longo dos anos. O motivo é simples: luzes incandescentes gastam mais energia (90% a mais) e também esquentam mais.

Por isso, quanto menos você tiver delas em casa, mais arejado o seu ambiente estará.

Plante árvores

É claro que essa ideia vai depender muito de onde você mora. Mas, se for possível, plante árvores no quintal ou na calçada (isso precisará de aval da secretaria do meio ambiente). A ideia é simples e os motivos são muitos, como a redução da luz do sol e a criação de sombras.

Ventilador no sentido anti-horário

O nosso truque abaixo vai falar do ventilador. Mas, antes disso também vale considerar um detalhe. Aqui, o foco é o ventilador de teto (no truque abaixo será o ventilador com base). No caso do de teto, o ideal é usá-lo sempre no sentido anti-horário.

Assim, você terá um fluxo de ar com efeito de brisa.

O truque do ventilador com as garrafas de água

Agora sim, temos um truque aqui que é bem antigo e pode até parecer meio estranho. Mas, saiba que ele realmente funciona e você nem vai se importar muito com o que os outros vão dizer porque vai dar um alívio para você – e é isso que importa.

manter a casa fria sem ar-condicionado

Basicamente, o que você tem que fazer é ligar um ventilador e colocar na frente dele 1 garrafa de água congelada – e também deve-se colocar outra atrás. O ventilador precisa ser aquele que é de chão ou de pé e quanto mais potente, melhor para você.

A ideia funciona por um motivo: o ventilador ventila, obviamente. No entanto, o ar dele é quente porque o ar que está no ambiente é quente e, provavelmente, seco. Logo, ao colocar as garrafas na frente dele você faz com que ele ventile um ar mais gelado.

Em resumo, a brisa que vem de trás dele faça com que o ar ventilado fique frio. Depois, para aumentar a sensação tem a passagem do vento pela outra garrafa, que está na frente do ventilador. Essa ideia de brisa faz com que aquela sensação de chama de fogo diminua muito.

Se você ficou com alguma dúvida, saiba que tem até um vídeo que explica o funcionamento desse Air Cooler. Veja:

Bônus – está pensando em comprar um ar-condicionado?

Se você está pensando em manter a casa fria sem ar-condicionado ótimo porque assim você economia um bom dinheiro e ainda não aumenta a conta de energia. Mas, pode ser que você chegue em uma fase da vida que queira ter esse aparelho.

Nesse caso, também não há problemas, desde que você faça isso conscientemente. A gente fez um conteúdo, há algum tempo, falando exatamente sobre isso. Nele, a gente cita as 5 melhores dicas para quem vai comprar um ar-condicionado.

Entre as dicas, já podemos adiantar que vamos falar da época do ano que você vai comprar, da forma de pagamento, do tipo de aparelho e até mesmo sobre a marca. Leia na íntegra para saber tudo e fazer uma compra consciente.

ANÚNCIO