Considere esses 5 livros para empreendedores para ler na quarentena

ANÚNCIO

Com o novo vírus que está assombrando o mundo, algumas medidas de segurança foram tomadas. Assim sendo, muita gente acabou ficando em quarentena, que é um isolamento social. Logo, surgiu a oportunidade da leitura. Então, separamos alguns livros para empreendedores para ler na quarentena.

A lista não segue ordens de vendas, nem de autores, nem mesmo editoras. A ideia é simples: citar algumas obras que tem relação com o empreendedorismo, mas sem que torne o assunto chato demais. São livros leves, reais, verdadeiros e que vão fazer você passar o seu tempo muito bem – aprendendo muito.

ANÚNCIO

1 – Seja um líder de heróis

O título inteiro é: Seja um líder de heróis – como transformar sua equipe em um esquadrão imbatível em tudo o que faz. E o autor é Leandro Moreira, que publicou pela editora Gente e tem 256 páginas.

É um dos primeiros livros para empreendedores para ler na quarentena que separamos porque falar sobre como ser um líder de verdade – o que vai muito além do que está no crachá. Esse profissional é aquele que tem sensibilidade e pulso para tomar decisões de grande importância.

Pensando em tudo isso, Leandro Moreira a escreveu a obra. Atualmente, ele é empresário no ramo da educação, palestrante e CEO de uma das maiores escolas de entretenimento da América Latina. Mas, o seu começo foi diferente: como garçom e vendedor de iogurte.

ANÚNCIO

Mais tarde, teve a oportunidade de atuar como vendedor para uma escola de informática, cargo que o levou a tornar-se gestor comercial da escola e, então, assumir sua direção geral. Em entrevista recente, o autor disse que apenas com transparência e empatia é que o líder pode inspirar e transformar pessoas.

Sobre a obra, ela vem com o prefácio de Paulo Vieira, sendo dividido em 7 capítulos, cada um dedicado aos tipos de lideranças encontradas no mundo corporativo. Assim, para ele, temos os líderes Professor, Apaixonado, Experiente, Defensor, Inspirador, Gestor e Visionário.

2 – Uma viagem para empreender

Esse próximo livro foi organizado pela Tania Trevisan e lançado pela editora Êxito Editorial. Ao todo, são 108 páginas. E ele tem tudo a ver com o papel da mulher na atual sociedade em que vivemos. Afinal, elas não são apenas donas de casa, mãe e esposa.

De modo geral, também estão à frente de grandes empresas. A partir de relatos inspiradores, a autora criou a obra, que veio de um projeto formado por empreendedoras internacionais. Ao todo, são contadas as trajetórias de 12 profissionais de diferentes áreas que conquistaram admiração por onde passaram.

Entre os depoimentos narradas estão da Wania Moraes Troyano, Dana Liv, Isabel Maria das Glores Eianga Manique, Rosangela Pinheiro. Além das histórias de vida, as páginas apresentam também conselhos e dicas para mulheres que desejam administrar a própria carreira.

3 – Frustração

O título inteiro é: Frustração – Como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional. Ele foi escrito por Adriana Fóz, é da editora Benvirá e tem pouco mais de 270 páginas.

E o livro traz aqueles sentimentos que não conseguimos controlar com facilidade: a frustração. Ele está presente em nosso cotidiano, seja no pessoal, seja no profissional. Sabendo disso, a psicopedagoga e neurocientista, Adriana Fóz se debruçou sobre o assunto.

A ideia dela foi a de auxiliar os profissionais a enfrentarem os dramas cotidianos. Com isso, a autora apresenta o conceito de plasticidade emocional – no qual somos capazes de reconfigurar nossas emoções, de maneira a trabalhar a frustração.

Veja um trecho do que ela diz: “Se você é uma pessoa ambiciosa, precisa estudar os passos que necessita galgar para atingir patamares na empresa ou em outro espaço. Se não mostrar resiliência, flexibilidade, paciência e autocontrole, dificilmente chegará lá”.

4 – A melhor estratégia é atitude: bora vender

É um dos livros mais novos, de autoria de Alfredo Soares, pela editora Gente e com 224 páginas. Inclusive, está na lista de livros para empreendedores para ler na quarentena porque é escrito pelo sócio-diretor da VTEX, que atualmente é o maior e-commerce da América Latina.

É uma obra considerada ideal para aqueles que desejam repensar as suas técnicas e aprender novas estratégias para a conquista de um público cada vez mais exigente. Com isso, o autor narra parte dos seus erros e acertos, trazendo conhecimento aos leitores.

Para ele, as marcas precisam construir toda uma jornada que passa pelo valor social e pela responsabilidade socioambiental – antes mesmo de concretizar a venda. A obra tem 10 capítulos, sendo que cita também os passos para criar oportunidades, fala sobre marketing e mercado.

Por último, Soares apresenta ainda um guia prático para que o empreendedor monte sua loja virtual.

5 – Construção identidade

Disponibilizado pela Endeavor, esse é um livro digital que pode ser baixado de graça. A obra tem o nome completo de: Como construir a identidade de sua empresa. E é de grande ajuda para aqueles que estão iniciando a vida no empreendedorismo.

livros para empreendedores para ler na quarentena

Para o autor, a construção de identidade de um negócio exige reflexão, esforço intelectual e é um primeiro passo importante para a consolidação de uma ideia no mercado. Ao todo, são pouco mais de 30 páginas, que envolvem temas como a identidade da marca, a missão, o diferencial competitivo, etc.

Um dos diferenciais é que é de linguagem acessível e simples. Inclusive, tem ótimas dicas para que os empreendedores enfrentem os desafios da gestão empresarial.

ANÚNCIO