3 passos para limpar o nome e sair das dívidas

ANÚNCIO

Estar com o nome sujo é uma situação muito comum na vida das pessoas hoje em dia no Brasil. No entanto, sair dela é um desafio bastante grande para a maior parte dessas pessoas. E nós separamos 3 passos para todo mundo que quer sair dessa situação.

Agora, por que limpar o nome é importante? Porque ter um bom score financeiro vai ser determinante no futuro de quem vai comprar uma casa, financiar um carro, pedir um crédito para reformar a casa ou mesmo para conseguir um cartão de crédito de uma loja.

ANÚNCIO

Estar com o nome negativado e restrito em diversos órgãos não são bom, de fato. E além de todo prejuízo financeiro pode fazer com que o consumidor não tenha uma boa noite de sono, já que ficar devendo para outra empresa pode ocasionar situações de constrangimentos.

Se você não quer começar 2019 com o nome sujo e se acha que pode mudar de vida em alguns passos, este conteúdo é para você. Leia com bastante atenção e veja o que é preciso para limpar o seu nome de forma justa, simples e muito efetiva. Acompanhe a leitura!

1 – A consciência financeira

O 1º passo para sair das dívidas é ter a consciência de que os débitos existem e que devem ser pagos para não destruir a sua vida. Afinal, juros sobre juros podem provocar o que é chamado de “bola de neve de dívidas”, o que é péssimo para você.

ANÚNCIO

Então, muitas pessoas se esquecem desse 1º e importante passo, que é justamente o de estudar e saber a realidade da situação financeira.

Se você está tendo problemas financeiros, saiba que ter mais dinheiro não é a solução ideal para você. Porque você deve considerar, também, o que te levou a esse ponto.

Com certeza, está gastando mais dinheiro do que ganha. E mesmo que pague as dívidas agora, se continuar fazendo isso vai se endividar novamente e de novo, e de novo, e de novo… Então, consciência financeira é o 1º passo!

E não se esqueça de que ter dinheiro para quitar as dívidas pode não ser a solução porque você pode pensar que se tivesse dinheiro quitaria todas as suas dívidas, mas isso pode acontecer momentaneamente.

Normalmente, as pessoas voltam a dever porque bons hábitos financeiros não foram adotados e seu comportamento não mudou.

Tem gente que está endividada e não quer ver nem o tamanho da dívida que tem, mas isso faz parte do processo de organização financeira, que é extremamente importante.

3 passos para limpar o nome e sair das dívidas

2 – O plano de ação

O 2º passo para sair das dívidas é traçar um plano de ação. Porque se você tem a ideia de que está com problemas, deve buscar fontes e formas de enfrentar e sair dessas situações constrangedoras.

E aqui é importante considerar que existem 2 possibilidades para isso: economizar parte do seu orçamento ou fazer uma renda extra, ganhar mais dinheiro do que você ganha.

Isso ficou fácil de entender, não ficou?

Porque se você gasta mais dinheiro do que ganha, então, você tem que gastar menos ou ganhar mais. Das duas opções, 1 delas tem que acontecer, sendo a única forma de você quitar as dívidas e ter uma vida financeira mais saudável.

Agora, nada impede você de unir as 2 possibilidades: assim, você pode quitar as dívidas mais rápido.

Se você já parou para organizar sua vida financeira e enxergou os excessos, o que você pode cortar e quanto que sobra do seu orçamento mensalmente? Nada de destinar 100% do que sobra para o pagamento das dívidas. Isso é um erro.

Em relação à renda extra, o que você pode fazer?

Será que você leva jeito para cozinhar ou é um bom vendedor para revender produtos como bijuterias, cosméticos, roupas? Você gosta de trabalhar pela Internet? Consegue dar aula? Fazer um blog, canal no Youtube… Ganhar dinheiro vendendo infoprodutos.

Existem muitas possibilidades que podem te ajudar a aumentar a renda para quitar as dívidas.

3 – A negociação da dívida

Se você já organizou sua vida financeira e traçou o seu plano de ação é hora de encarar as dívidas e descobrir quanto e para quem você está devendo.

Assim você pode traçar prioridades e quais dívidas você vai pagar primeiro.

Agora, atenção porque tem um bom detalhe aqui: no site da Serasa Consumidor dá para saber quais são as suas dívidas e aí fica mais fácil saber qual quitar primeiro, entendeu?

E para criar o cadastro no site você não paga nada e, de quebra, fica sabendo qual é a empresa para qual você está devendo dinheiro. E só quitando os débitos dá para ter crédito de novo.

O Serasa Limpa Nome ajuda você a colocar suas contas em dia.

E aí que ao entrar no site, todo consumidor pode negociar dívidas diretamente com a empresa, sendo que se ela for parceira da Serasa, na hora o cliente já fica sabendo em quantas prestações pode pagar o débito e qual o valor da parcela.

Você não precisa ir ao credor para negociar e faz tudo pela Internet.

Já se você entrar no site e não aparecer nada para você é porque não tem dívidas.

O valor da parcela da dívida

Também é importante considerar que caso o consumidor não concorde com o valor da parcela que deverá pagar ao quitar o seu débito, ele pode recusar e tentar uma nova proposta. Lembrando que nunca se deve comprometer mais do que 30% da renda mensal.

Assim, caso ao entrar no site da Serasa ele não concordar com o que é apresentado ali, uma saída é ir diretamente até o credor, que pode ser uma loja ou banco para tentar uma melhor renegociação.

ANÚNCIO