Conheça 3 formas de limpar manchas de sapatos de camurça sem estragá-los

ANÚNCIO

A camurça é um tecido muito procurado graças a sua beleza, maciez e qualidade. Ele dá um toque de sofisticação em qualquer ambiente ou elemento que seja usado. Pode ser no sapato, em algumas bolsas e até em sofás. Porém, limpar manchas de sapatos de camurça não é fácil.

Só quem já passou por essa dificuldade sem estragar o produto sabe do que estamos falando. É um trabalho árduo e que exige muito cuidado com os produtos que serão usados e até mesmo com a forma com que ele será higienizado.

ANÚNCIO

Se você estiver passando por isso pela primeira vez ou já estragou algum sapato ao tentar tirar alguma mancha, saiba que nós temos algumas dicas para você conseguir superar essa missão tão complicada, mas que não é impossível. Continue lendo para descobrir.

Você sabe o que é a camurça?

Antes de aprender a limpar o sapato, vamos entender do que ele é feito. A camurça é uma espécie de couro, só que muito mais delicada que aquela convencional, que a gente encontra em diversas lojas de calçados.

A camurça surge ao tratar o couro de um animal de mesmo nome e que também é conhecido como cabra-montesa dos Alpes. Por isso, acaba sendo um tipo de material bem mais raro de ser encontrado – por isso, também, os sapatos são mais caros.

ANÚNCIO

Mais tarde, a definição de camurça ficou mais conhecida como efeito completo de polimento, que o deixa todo o produto macio, feito da parte de dentro do couro arrancado de qualquer animal. Portanto, a camurça ficou mais popular e mais acessível com o tempo.

Depois dessa curiosidade vamos ao que realmente interessa, que é a forma correta de limpar o seu sapato de camurça. A gente tem aqui 3 dicas simples, mas valiosas que são alternativas para você que não quer estragar o sapato, mas também não quer deixa-lo sujo.

1 – Use borracha ou esponja de aço

Caso o seu sapato de camurça seja daqueles de cor clara, como brancas, beges e nudes, você pode utilizar uma borracha branca. Sim, são aquelas borrachas usadas para estudo, isto é, para apagar os escritos de lápis.

Então, você deve esfrega-la delicadamente na mancha até que ela seja totalmente apagada.

Para outras cores, a dica é utilizar uma esponja de aço fina ou macia. Certifique-se de passar sempre na mesma direção da fibra do tecido, para não danificar o produto e pare quando perceber que toda a mancha sumiu. Faça isso delicadamente.

Saiba o que fazer se você receber uma cédula de dinheiro manchada

Dessa mesma forma, você também poderá remover alguns resíduos que ficaram na superfície do sapato.

2 – Pense na lixa de manicure

Para as machas de gordura você vai precisar utilizar um método diferente, se por acaso nenhuma das outras dicas funcionarem, obviamente. É mais uma das alternativas para limpar manchas de sapatos de camurça.

A sugestão é tentar com aquela lixa usada por manicures. Pegue a ferramenta e passe com cuidado e delicadeza no local que o sapato de camurça tenha sido manchado.

Assim, você irá realmente lixar aquela gordura até que ela desapareça definitivamente. Não use muita força, se não vai acabar estregando o material.

Além disso, para remover óleo você deve colocar uma camada de fubá bem fininha em cima da mancha e deixar repousar por algumas horas ou até a noite toda, para ter mais garantia do resultado final. Essa é uma dica bem antiga e quem usou diz que realmente funciona.

No final do processo, o fubá terá absorvido toda a gordura. Depois é só tirar aquela casquinha que ficou com uma escova, com cuidado para não estregar.

3 – Lembre-se do condicionador de cabelo

Para limpar todo o sapato, deixa-lo sempre com uma aparência de novinho e hidratado, a dica é utilizar condicionador com um pouco de água. Então, essa não é uma ideia para tirar manchas, apenas. Mas, para manter a beleza do calçado.

Aprenda como remover as manchas de roupas rapidamente [5 receitas caseiras]

Você deve pegar uma colher de sopa de um condicionador (ele não pode ser colorido, deve ser branco) e misture com duas de água. Depois, pegue um pano e o umedeça dentro dessa mistura e passe com cuidado no sapato.

Assim, não se esqueça de fazer os movimentos sempre no rumo das fibras para preservar o seu produto por mais tempo. Agora, será preciso deixar que a mistura reaja com a camurça durante aproximadamente 10 minutos.

Na sequência, você deve passar outro pano, só que dessa vez, apenas um pouco molhado com agua para tirar o excesso da mistura. E, por fim, espere que seque de forma natural.

Bônus – O que não fazer nunca com o sapato de camurça

Já lhe ensinamos o que fazer para limpar manchas de sapatos de camurça, mas agora vamos dar algumas dicas do que não se deve passar nunca nele porque você vai correr o risco de estraga-lo.

limpar manchas de sapatos de camurça

A primeira dica é que a água é a inimiga número um da camurça. Por isso, nunca tente tirar alguma mancha dessa forma. Assim como, evite utilizar o sapato em dias chuvosos para preservar sua peça por mais tempo.

Para secar o sapato não deixe direto no sol e nem use secador, deixe na sombra para que seque de forma natural. Utilizar esse ou qualquer outro processo para agilizar que seu sapato fique seco pode gerar manchar que nem as nossas dicas serão capazes de remover.

Não use qualquer removedor de manchas no seu sapato. A química utilizada na composição desse produto pode ser extremamente prejudicial para a camurça.

ANÚNCIO