Juntar Dinheiro para Realizar Grandes Sonhos – Histórias Reais

Na vida existem muitas lições que são dadas gratuitamente e talvez você já tenha observador o hábito de algumas pessoas de juntar dinheiro nos cofrinhos, não é? A partir disso, é possível realizar sonhos! Nós descobrimos como isso é possível…

A Lição de Economia é simples e caseira: duas famílias que conseguiram realizar vários sonhos a partir do momento que começaram a juntar dinheiro de moedinhas em moedinhas.

As histórias foram narradas em um programa de televisão e está publicado no Youtube.

A viagem dos sonhos e o aniversário de princesa foram eventos que só foram possíveis graças ao esforço dessas duas famílias que economizaram um pouco de dinheiro por dia e se surpreenderam com o resultado ao longo do tempo.

A Família Paiva e o Sonho de Viajar ao Redor do Mundo

Uma é a família Paiva, formada por Monique, Rafael e a filha Júlia.

Eles vivem em São Gonçalo, uma região metropolitana do Rio de Janeiro.

Para eles, planejar as férias de fim de ano parecia algo muito distante.

Monique tem 37 anos e é recepcionista de um salão de beleza. O marido estava desempregado. E a filha Júlia é estudante.

Com a renda apertada, ficava difícil viajar para qualquer lugar até mesmo o mais econômico.

Até que eles tiveram uma ideia que mudou o destino de toda a família…

Sabe aquelas moedinhas que ficam jogadas no fundo da bolsa, dos cinzeiros do carro ou pelos cantos da casa? Pois é, na casa da Monique e do Rafael todas foram parar dentro de uma Garrafa Pet – uma espécie de cofrinho.

E isso pode funcionar para muitas pessoas – se você vai comprar um pão e recebe o troco em forma de moeda, a ideia é leva-las para a garrafa.

Monique conta que aprendeu a lição de economia com a mãe, Rosângela, que também é cabelereira e chega encher duas garrafas de moedas por ano – o que dá em torno de 2 mil reais.

Por ano, com as moedas que recebe em forma de troco, Rosângela acumula um patrimônio de 2 mil reais, entendeu isso?

“O que a senhora faz com esse dinheiro”, o entrevistador pergunta!

Rosângela Cleto responde: “Eu pago meu IPVA e depois completo para pagar o seguro do carro”.

Guia Rápido para Juntar Dinheiro e Comprar um Carro

No início Monique achava estranho o comportamento da mãe. “Aí mãe, para com isso, isso é coisa boba”. Mas, ao ver os resultados, ela acabou concordando com os hábitos da mãe.

Efeito Cascata – Educação Financeira de Mãe para Filha

Monique acordou e foi logo juntando as moedas que apareciam pela frente.

Durante dois anos e meio, ela, o marido e a filha, botavam todas as moedinhas que apareciam na casa dentro da garrafa pet.

A recepcionista diz que é a que mais adiciona o dinheiro e que fazia questão de ser a vigia do Tesouro da Família. “Sou eu, eu que sou obcecada por essa ideia”.

E a garrafa foi enchendo – e mais uma e mais uma. Moedas de um real, cinquenta centavos, de vinte e cinco… Nada era desprezado! Até o de menor valor ia para dentro da garrafa, conta o segredo Monique.

“As notinhas de dois e cinco reais também eram bem vindas”, ela diz.

E no final dos dois anos e meio, eles decidiram contar as moedas!

A grande surpresa é que tinham conseguido juntar 6 mil reais!

Isso é assustador, não é? E para a Família Paiva também foi.

“Passamos o dia inteiro contando até que veio a surpresa com as moedas e as notas porque a proporção foi imensa”.

“Você passou a tarde inteira contando as moedas?”, interrogou o repórter.

“Sim! Foi crescendo, crescendo. Quando a gente parou para contabilizar, nem acreditamos”, garantiu ela.

A Realização do Sonho de Viajar

Depois disso dessa contagem, Monique resolveu procurar uma agência de viagens.

Monique ainda não conhecia todos os segredos do mercado financeiro, mas descobriu algo muito valioso – o pagamento à vista é muito mais vantajoso.

Portanto, o trabalho dela foi unicamente de escolher o destino que foi pago com duas garrafas bem cheias de moedas e dois anos e meio de esforço financeiro de toda a família.

Ah, por curiosidade, algum tempo depois a família Paiva estava em Maceió, em uma viagem de Sucesso, sem que precisassem fazer empréstimos ou dívidas.

“Gastamos todas as moedas. Só que os trocos que recebíamos já íamos guardando para a próxima garrafa”, brincou a recepcionista.

E assim foi feito – uma nova garrafinha iniciou outro sonho da família e eles começaram tudo de novo. Dessa vez, conseguiram juntar dinheiro em apenas 12 meses e um valor um pouco menor: 2 mil reais.

Algum tempo depois, a família Paiva estava em outra região, em Fortaleza, curtindo a praia, passeios e um hotel de luxo.

“A meta é conhecer o Brasil inteiro”, ela afirma. “Haja  moedinhas. Mas eu consegui uma vez, então eu vou consegui sempre”, ela garantiu.

Neste ponto, não há conclusão melhor do que dizer que juntar dinheiro, a partir de moedas, é possível para realizar grandes sonhos. Resta saber se você toparia fazer tudo por sua família, exatamente como a Monique fez com a família Paiva…

Mas, Juntar Dinheiro no Cofrinho é para qualquer um?

Na matéria exibida, o repórter entrevistou várias pessoas para saber sobre a facilidade em juntar dinheiro, alimentar os cofrinhos, guardar os trocos… Veja quais foram as respostas.

– “Eu tenho o cofrinho do meu filho, então, eu tenho o costume de colocar moedinhas lá”.

– “Eu guardo as moedinhas”.

– “Juntar dinheiro não é tarefa fácil nos dias de hoje”.

– “Eu vou falar que está bem difícil economizar moedinhas. Está difícil economizar o milho de pipoca em casa”.

Na opinião dos brasileiros fica claro que é preciso ter muita força de vontade para juntar dinheiro, além da criatividade que é necessária nesses momentos tão complicados.

Para isso, a internet pode ser uma boa alternativa, porém, é preciso tomar cuidado com o tipo de conteúdo que é encontrado nela.

“Meu marido está fazendo o desafio das 52 semanas. Cada semana, ele precisa colocar determinada quantidade de dinheiro no cofre. E a gente está pensando em fazer cofres diferentes”, disse uma entrevista.

Aposentadoria por Idade – Passos para Juntar Dinheiro e Viver de Juros

De fato, poupar dinheiro não está entre os principais hábitos dos brasileiros.

Para fins de comparação, na China, as taxas de poupança é o dobro da média brasileira. O chinês poupa 30% do que recebe.

Se nós compararmos com a Índia ou outros países da Europa, aí sim ficaremos bem atrás.

“Boa parcela dos brasileiros cria uma reserva financeira e acha que ela é suficiente para tudo, ou seja, como eu tenho uma pequena quantia reservada, o restante eu posso torrar”, diz o economista Gilberto Braga.

“Eu trabalhei, eu ganhei o meu dinheiro, então eu vou gastar comigo, eu mereço, eu vou me dar de presente”, fala ele sobre os comportamentos dos brasileiros.

Por que Juntar Dinheiro?

O economista também concorda que juntar moedas é um hábito saudável.

Ele fala sobre a família Paiva, que tem 3 pessoas. “Colocar no cofrinho apenas uma moedinha de um real por dia no fim de um ano haverá mais de 1 mil reais – isso não é nada mal”.

E só para lembrar, na casa de Monique, as garrafas continuando se enchendo de moedas.

“A gente continua juntando, mas não na mesma proporção porque o Rafael está desempregado, então a gente deu uma segurada, mais ainda estamos em busca de alcançar o nosso objetivo que é viajar novamente este ano”, diz a recepcionista.

O entrevistador sugere uma pergunta à Monique – quando você olha suas moedinhas juntas, o que passa na sua cabeça, você consegue visualizar um cenário futuro?

“Praia”! Essa é a resposta!

O novo destino ainda não foi escolhido, mas a família já começou a pesquisar e agora é só esperar as férias e embarcar para mais uma viagem.

“De grão em grão é que a galinha enche o papo”, finaliza a recepcionista.

Reprodução: Google

A Família Nascimento e a Festa de 15 Anos

Uma jovem sonhava em ter uma linda festa de 15 anos, porém, a família nunca teve boas condições financeiras e o sonho ficava cada vez mais distante – até que ela resolveu mudar o cenário.

Camila do Nascimento começou a vender doces no semáforo e a história dele virou, praticamente, um conto de fadas com direito à príncipe encantado e tudo.

“Tudo como eu sonhei”.

Mas se você acha que esse sonho veio de “mão beijada”, você está enganado. Veio do suor da Camila e da família dela.

O Objetivo Financeiro e Luta por Conquistá-lo

Como muitas meninas, Camila queria comemorar o seu aniversário de 15 anos em grande estilo. “Eu pensava em tudo Rosa, tipo aquelas festinhas que você faz com bonecos, coisas assim”.

A intenção era juntar dinheiro um ano antes. Porém, nessa época, a empresa onde eu trabalhava faliu. “Então não teve como juntar dinheiro para a festa dela”, disse Ana Lúcia, mãe de Camila, lamentando o ocorrido.

A mãe estava sem emprego e a consequência foi a seguinte: Thaís, que é irmã da Camila, entrou em cena e teve a ideia de rifar uma bicicleta para arrecadar o dinheiro – o plano não deu certo, mas foi uma luz no fim do túnel.

“Cheguei um dia em casa, a gente estava fazendo as contas certinho e vi que só com a rifa não ia dar. Só se a gente vender balinha no sinal para poder terminar de fazer essa festa. Aí falei brincando… Mas, a gente começou a pensar mesmo nessa opção”, disse Thais.

“A gente viu que não era uma brincadeira, não. Em novembro do ano passado a ideia foi colocada em prática. Todos os dias nós três íamos para um cruzamento”, relembra a situação.

A União faz a Força

Lucas é um amigo de Camila, que ajudou tudo a acontecer. “É uma pessoa que eu gosto muito. Eu faria tudo para ajudar e ver a felicidade dela”.

Na prática, cada “jujuba” era vendida por 1 real, sendo que o preço de custo era de 33 centavos, ou seja, um lucro de 0,67 centavos por bala.

– A meta era conseguir acumular um patrimônio de 5 mil reais em 45 dias.

Apesar de que ninguém esperava o resultado tão positivo, todos embaraçaram na busca do objetivo ao lado da aniversariante.

“A maioria das pessoas achava um gesto bonito. No entanto,  nem sempre tinham dinheiro para a ajudar a comprar a balinha. – Vocês não estão fazendo nada de errado, continue”, disse Thais.

O final dessa história você já deve saber… O sonho aconteceu.

O Segredo para Ter Sucesso Financeiro

Em outros países, como o Estados Unidos, não é raro encontrar histórias como essa, da Camila.

Lá, existem muitas barraquinhas para vender limonada na rua – exatamente como fez a menina Júlia Mans, de 7 anos e que conseguiu juntar dinheiro, o equivalente à 3,5 mil reais.

O sonho dela também foi realizado e no ano seguinte ela estava na Disney.

Thiago Nemezio é especialista em finanças e diz que a história de Camila tem um ponto importante a ser observador – “O foco é fundamental para ter sucesso em qualquer empreendimento que você venha a realizar”.

Ele comenta o caso da Camila, que se transformou em uma bela princesa, a partir do momento que começou a arrecadar o dinheiro que precisava, somado à doações para a festa.

“Eu comprei 35 rifas e perguntei como poderia ajudar mais. Fui conversando com as minhas colegas, que também contribuíram com maquiagem e algumas partes de decoração”, lembra Sandra Alves, que ajudou a idealizar o sonho.

A festa teve 100 convidados e cada detalhe tinha a ver com a aniversariante.

“Não tem nem palavras, muito feliz muito mesmo. Só de ver a felicidade no rosto dela já paga tudo”, disse a mãe.

Resumo da Ópera

Da mesma forma que a família Paiva conseguiu juntar dinheiro para ir viajar nas férias, Camila é outra prova, persistente, de que as pessoas podem conquistar seus sonhos a partir de moedas.

“Tenho certeza que essa menina continuar com esse foco mudando agora para outros objetivos, ela vai ser uma profissional de muito sucesso. Ela comprovou isso diante da dificuldade, ela deu a cara a tapa, foi pra cima e conseguiu realizar objetivo dela”, conta o especialista em finanças.

Verdades sobre os Investimentos Financeiros para Iniciantes

O que causa medo é o desconhecido. E também as mentiras que contam sobre o mercado financeiro. Nós não queremos te convencer a nada, mas apenas te mostrar que conhecendo as aplicações é possível fazer o dinheiro render, sem correr praticamente nenhum risco.

Assim, e como meio de trazer informação da educação financeira, separamos 3 verdades sobre os investimentos financeiros para quem é iniciante. Tudo que será escrito abaixo é assimilável, de fácil didática e vai te fazer ter uma nova visão sobre o mercado, temos certeza. Confira!

Perfil para Investir Dinheiro

Se você está começando a investir dinheiro, esqueça a bolsa de valores e o mercado de ações. Sim, nessa opção de investimento, que é chamada de Renda Variável, você corre risco de perder dinheiro porque o mercado oscila muito – é volátil.

Para iniciantes, o mais aconselhável é a boa e velha Renda Fixa.

https://youtu.be/eIuD7qxmu94

Pode até ser que conforme for adquirindo conhecimento, você mude o seu perfil, mas para o momento, considerados um perfil conservador, de quem não vai correr riscos. Tudo bem?

Os produtos da renda fixa têm suas rentabilidades já conhecidas no momento da aplicação e, ainda que isso possa variar um pouco conforme o mercado, o risco de perda é extremamente pequeno.

Isso acontece porque ele quase sempre está atrelado à uma taxa básica, então, o seu dinheiro sempre renderá acima da inflação – o que não te faz perder dinheiro.

Ok, visto isso, para o seu perfil – conservador – comece a pesquisar títulos financeiros como CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), LCIs (Letras de Crédito Imobiliários), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), Tesouro Direto. Todos são tolerantes ao risco.

Objetivos Financeiros

Para conseguir escolher o melhor investimento financeiro no futuro, você precisará ter em mente uma ideia muito bem formada sobre os motivos que te levaram à isso.

Normalmente, investir dinheiro é sinônimo de ter “uma carta na manga” para momentos mais difíceis ou, simplesmente, enriquecer.

Renda Fixa é Considerada Porto Seguro em época de Crise

Independente do caso, você tem que traçar isso de forma especifica.

  • Comprar uma casa daqui há 10 anos ou trocar o carro no próximo ano?
  • Viajar para a Disney na Formatura ou Passear com a Família no Natal?
  • Aposentar com Segurança Financeira ou Pagar a Faculdade do Filho?

Sabemos que existem muitos motivos para você ter em mente o enriquecimento.

No entanto, conforme opinião de especialistas, o seu primeiro motivo tem que ser o que é chamado de “Reserva de Emergência”, que é o passo inicial para quem quer ver o dinheiro render mais.

Essa reserva trará uma tranquilidade ao investidor porque mesmo que perca o emprego ou aconteça algo “inevitável”, ele estará preparado para arcar com os custos e os gastos.

E, coincidentemente, as rendas fixas são as mais indicadas para a reserva de emergência.

Se você quer saber como encontrar o melhor produto financeiro para o curto prazo, para a reserva de emergência, clique nesse link. Agora, se você já possui uma segurança equivalente à 6 salários atuais, então, podemos prosseguir para o próximo passo.

Tipos de Investimentos Financeiros

Nós já citamos alguns títulos da renda fixa, que são mais aconselháveis para os iniciantes.

Mas, como escolher o melhor? A principio, vale saber, que não existe o melhor investimento financeiro no mundo porque eles são totalmente variáveis e vão ser úteis conforme o seu perfil e a sua necessidade.

Nos tópicos anteriores já vimos o perfil e encontramos um motivo para investir dinheiro. A partir disso, fica muito fácil escolher uma aplicação financeira que condiz com a sua realidade.

Também não vamos ter espaço suficiente para explicar cada um dos investimentos financeiros, afinal, são muitos. Mas, vamos listar alguns para você ter uma do que estamos falando.

Se você está pensando na aposentadoria, que normalmente é um investimento longo, então, temos opções como o Tesouro Direto, que tem rendimentos superiores à poupança e que tem a garantia do Governo Federal.

As aplicações mensais são baixas e você pode fazer quando quiser, a partir de 30 reais.

Mas, se você quer usar o dinheiro no ano que vem, para viajar para a praia, essa opção já não serve porque o vencimento dela é longo e não curto. Nesse caso, o aconselhável seria buscar uma opção que tenha a liquidez diária, com os CDBs.

Eles também rendem acima da poupança, só que são dos bancos e não do governo.

Entendeu um pouco da diferença? O melhor investimento financeiro vai depender do seu objetivo, do seu perfil, da sua necessidade.

O ideal, assim como para os iniciantes como para os experientes, é sempre pesquisar sobre as melhores opções do mercado.

Use e abuse da internet e das redes sociais para encontrar essas informações, mas atente-se às veracidades das informações e ao conhecimento de quem está passando a informação.

Se você quer estudar com segurança e sem gastar nada, nós temos um curso online. É muito rápido, gratuito, didático e vai te mostrar, na prática, como é possível caminhar para a riqueza sem que tenha muito capital inicial para investir no começo. Ficou Curioso?

Clique aqui e comprove.

Ah, se você gostou desse material e conhece algum amigo que ainda tem “medo” do mercado financeiro, mostre-o à ele. Vamos começar, a partir de agora, desmistificar algumas inverdades que criaram sobre o fato de investir dinheiro.

Com informações de material disponibilizado no Youtube

Não há posts para exibir