Como Juntar Dinheiro Rápido usando o 13º Salário?

A gente está chegando ao final do ano e aí chega àquela fase que todo mundo começa a se preocupar: “Como é que vou fazer as compras de natal”?, “Como é que vou fazer com o final de ano”?, “Como é que vou fazer com meu dinheiro ano que vem”?…

Começa aquela fase traumática a gente quer presentear todo mundo porque a gente quer ganhar presente também, mas aí lembramos que o dinheiro é finito, tem lá o seu limite.

Nesse transtorno todo como fazer para juntar dinheiro?

A gente não sabe o que fazer… Então, seja sincero: você já gastou ou não gastou seu 13º de forma antecipada?

Está naquela fase que você só está esperando o dinheiro cair na conta para você pagar um monte de coisa que você deve, não é? Ou tem aí um planejamento bem feito para que esse dinheiro possa ser usado para alguma coisa verdadeiramente útil?

Já está ai a primeira discussão do nosso bate papo de hoje! Bora queimar os miolos?

Como você lida com seu 13º salário?

Como você lida com essa questão do 13º: já gastou tudo durante o ano e só está esperando cair ou dá para gente pensar em parte desse dinheiro para fazer compras ou também pagar um pouquinho de dívidas ou ainda para priorizar uma dessas duas coisas?

Então, veja a gente está discutindo o momento do ano que chega todo ano – meio redundante isso, não é?

Então, meu caro jovem, a resposta é uma só: planejamento financeiro!

Se você ainda tem uma sobrinha do 13º salário, nós ainda temos tempo até lá e você tem que pensar de forma estruturada para não gastar tudo com bobeira.

Como é que fazemos isso?

Lista!

Porque se você não fizer… O que vai acontecer?

Toda hora vai aparecer um nome a mais: “Aí não comprei um presentinho a mais para ela, aí eu não comprei presente para aquele cara, aí eu não comprei presente para o fulano”. – Toda hora vai ter alguém que você vai se lembrar, infelizmente.

Primeira coisa: não tem que comprar presente para todo mundo!

Cuidado com isso!

A família, pessoas próximas, aquelas pessoas que você quer dar alguma coisa legal… Coloca o nome dessas pessoas em uma lista, estabelece um limite de gastos para você fazer isso.

Quanto você consegue usar o seu orçamento financeiro ou desse 13º salário que vai receber? Aliás, quanto ainda está sobrando para fazer essas compras? Anota esse limite e fica dentro do limite proposto, tudo bem?

Ah, mais não vai dar para presentear essas 10 pessoas porque vai passar de 400, 500 reais… Então, você vai presentear 6 pessoas ao invés de 10 para ficar dentro do limite!

E aquelas outras pessoas? Você vai usar sua criatividade, você vai passar mais tempo com elas, você vai fazer alguma coisa que não é necessariamente dar um presente físico.

Então, se você não tem condição financeira, diminua a quantidade de pessoas que você vai presentear e fica dentro do seu orçamento e aí dá mais valor ao bom senso do que a culpa.

Tem gente que não vai receber o seu presente, mas pode receber muito mais do que uma caixa bonita, decorada com alguma coisa dentro. Isso vai depender muito mais de você do que de qualquer coisa ou de qualquer pessoa.

Planejamento para o Natal e o Ano novo é aquela coisa que todo ano a gente vai dar o mesmo recado.

O que vem depois do Natal e ano novo?

É réveillon: você pega as suas taças com sua família, seus entes queridos, vocês brindam e o ano novo vai ser tudo diferente, vai fazer tudo o que não fez ano passado.

Você vai entrar na academia, você vai cuidar do dinheiro, você vai querer fazer tudo àquilo que você queria ter feito no ano anterior.

Aí chega janeiro, logo nas primeiras semanas, já tem que pagar IPVA, tem que pensar na escola e uma série de outras coisas que todo ano aparece.

Você já fica desmotivado de novo e aí chuta para o alto todas aquelas promessas.

Como Juntar Dinheiro Rápido usando o 13º Salário?

Reprodução: Google

Não adianta você não pensar nisso porque todo ano essa época vai chegar mesmo…

Então, como a gente faz isso?

Planeja! Planejamento, lista, respeita o orçamento, separa o dinheiro com antecedência!

O ideal é você montar todo ano uma reserva financeira: todo mês você vai juntar o valor que precisa do IPVA…

Se você vai presentear no Natal, todo ano você vai presentear no natal? Quem são as pessoas importantes? Já separa, compra com antecedência, vai criando condições para que essa época não ser tão traumática assim.

Se você não mudar essa cachola aí, você não vai sentir no bolso a diferença. E não vai adiantar nada: você vai pegar um dinheiro emprestado, o que é péssimo!

Resolve aí… O que você vai fazer?

Você joga dinheiro em cima daquela dívida, mas se você não mudou de hábito e não mudou o seu comportamento: no ano que vem vai acontecer a mesma coisa – é prejuízo na certa.

Observe que o seu natal é aquilo que você faz dele, é aquilo que você realmente faz na prática e não aquilo que é a sua intenção.

O presente tem um preço para você, mas não necessariamente têm um valor percebido para quem recebe. Então, lista, limite, cuida do orçamento, planeja com calma, todo mês um pouquinho e o sucesso é certo.

Mas, é possível juntar dinheiro em pouco tempo?

Agora, a gente vai falar um pouco sobre como acumular patrimônio, com determinadas quantias de dinheiro em pouco temo, principalmente.

Existe um aspecto importante dentro desse conceito de matemática financeira de acumular e criar patrimônio que é fundamental. Segue as três coisas importantes:

I – Os juros compostos: são parcelas importantes, mas você tem outras duas parcelas que você precisa considerar também.

II – Aumentar a sua geração de receita: como é que você aumenta a velocidade da construção de patrimônio usando juros compostos?

Você tenta ganhar mais dinheiro e ao ganhar mais dinheiro você tem mais potencial de poupar, de investir – isso eleva a sua receita!

É outra parte importante: a terceira…

III – Economizar gastando menos: se você consegue, dentro do seu orçamento financeiro, gastar menos com alguma coisa e faz sobrar um dinheiro, então você vai ter mais capital para investir, para colocar nas aplicações, aumentar o crescimento do seu patrimônio.

Então essas são as três coisas importantes e se você combinar elas, aí sim, você consegue aumentar realmente muito a velocidade do seu crescimento de patrimônio!

É simples demais: se você consegue gastar menos, se você consegue aumentar as suas receitas, está sempre buscando ganhar mais seja no seu trabalho, seja fazendo uma atividade extra e se você aproveita para investir toda essa diferença…

Aí, com certeza, você consegue aumentar a velocidade do crescimento, fazer o seu patrimônio aumentar para chegar naqueles números que você tanto deseja.

13º Salário nas mãos: o que fazer?

O que fazer com seu 13º salário? Ele teve ser aproveitado sim, afinal ele é uma bonificação do seu trabalho e do bom desempenho durante todo o ano.

Você já teve ter recebido uma parte dele em novembro e a outra parte agora em dezembro. Então o que você deve fazer com o 13º?

Primeiro, conheça suas finanças!

Se você não conhecer, de fato, as suas finanças, você não vai a lugar nenhum porque você sempre vai acreditar que sua vida está de uma maneira, mas ela estatá de outra maneira.

Então, você sabendo quanto você realmente tem de gastos e de dívidas, você consegue se programar de uma melhor forma para usar o seu bônus de fim de ano.

Se você tem dívidas – esse é o melhor momento para você quita-las ou pelo menos dar um grande aporte nelas!

Você vai começar o ano novo sem essas dívidas, sem essas preocupações.

O 13º salário vai te auxiliar bastante em pagar varias contas que você deixou pendente durante o ano e você está louco para se livrar delas, não é verdade?

Se você tem algum tipo de financiamento, seja de carro ou de apartamento, de uma analisada em quanto vai abater de juros e de parcelas se você usar o seu 13º para quitar um pedaço das suas dívidas.

Se for o seu desejo usar o 13º para quitar uma parte de um carro ou de uma casa que você comprou, geralmente é melhor você quitar do tempo do que do valor da parcela porque os juros diminuem com o menor tempo que você vai ter que pagar desse empréstimo.

Se você tiver muito apertado nas suas contas, se você não dá dando conta de pagar as parcelas, aí é interessante você mexer no valor delas, mas de outro caso se você está conseguindo dar conta de pagar a parcela integral…

Mexa no tempo que você vai acabar ganhando muito mais.

Agora se você tem dívidas, como cartão de crédito ou cheque especial, não tenho nem dúvidas que você não deve nem pensar em utilizar o seu 13º de outra maneira, a não ser quitar essas dívidas porque elas te comem muito do seu valor mensal somente em juros.

Cuidado também para não exagerar e gastar mais do que você deve!

Porque no começo do ano temos IPVA, tem matrícula de colégio das crianças, tem diversas outras coisas que todo ano, todo começo de ano tem.

Então, a gente tem que estar pronto para esse tipo de pagamento, por isso que é interessante você guardar seu bônus para poder pagar essas contas que vierem.

Se você não tem nada de dívida, se sua vida está tranquila, você está de boa, sem se preocupar, querendo gastar o seu 13º, pode aproveitar!

Como Juntar Dinheiro Rápido usando o 13º Salário?

Reprodução: Google

Viaje, faça compras, faça o que você bem entender, mas, por favor, guarde uma parte do seu 13º… Entre 10 e 20% no mínimo para poupar porque você tem que pensar no seu longo prazo.

Você velhinho, você aposentado, você tendo uma vida calma e tranquila, sem ter que se preocupar pensando: “porque que eu gastei meu 13º salário inteiro em presentes”?

Uma dica fundamental para você pensar o que você deve ou não deve fazer com o seu dinheiro é o seguinte:

– o ano tem doze meses, você se manteve pelos doze meses com o seu salário mensal porque que agora você vai criar a necessidade de gastar mais tendo essa ”bonificação”?

Então, seja consciente com o seu dinheiro.

Ele não é para você torrar, não é para você passar um mês como um sultão na Índia, ricaço, podendo comprar Ferrari, gastando o dinheiro com restaurantes caros!

Pelo contrário, é para você ser consciente e aprender a economizar essa parte.

Agora você já está um pouco mais claro nas suas ideias do que fazer com esse dinheiro todo que você vai receber? Faça por merecer, mas aproveite de uma maneira consciente, sem causar arrependimentos, sem causar preocupações nesse novo ano que vai começar.

Da Redação com informações do Youtube