20 dicas poderosas para Juntar Dinheiro Rápido – ganhando pouco

ANÚNCIO

Você trabalha duro todo o mês e mesmo assim que seu salário é baixo demais? Essa é uma realidade na vida de muitos brasileiros. O lado bom é que se você tem controle financeiro pode conseguir juntar dinheiro rapidamente a partir de algumas mudanças de hábito.

Nós não nos preocupamos em definir um valor exato de patrimônio para você acumular porque isso seria particular demais – tudo vai depender dos seus sonhos e objetivos financeiros.

ANÚNCIO

Mas, o que podemos garantir é que se você seguir essas recomendações poderá juntar centenas e milhares de reais todos os anos. Quanto mais cedo você começar, mais patrimônio poderá acumular.

Não existe algo mais interessante do que problemas financeiros… É aquela sensação de que todo o dinheiro que você ganhou durante um mês vai ser consumido no decorrer dos dias – sendo que no final não sobra nada.

O que poucas pessoas sabem é que juntar dinheiro é muito mais uma questão de hábitos do que de quanto você ganha. Você pode ser trilionário, mas se não criar os hábitos corretos, pode perder tudo.

ANÚNCIO

É claro que se você ganha muito dinheiro mensalmente tudo fica mais fácil!

Mas, se você tiver hábitos certos mesmo que ganhe pouco conseguirá juntar dinheiro rapidamente e regularmente todos os meses.

Esse é um comportamento muito comum entre as pessoas mais ricas do Brasil e do mundo.

Confira essa seleção de dicas poderosas e comece a praticar a partir de agora!

20 dicas poderosas para Juntar Dinheiro Rápido – ganhando pouco

Você pode ter mil motivos para economizar dinheiro – como começar logo a aplicar no mercado financeiro ou simplesmente quitar as dívidas que estão te tirando do sério. O fato é que fazer isso de forma rápida pode nos fazer tomar decisões financeiras incorretas.

Produzimos este artigo com a intenção de selecionar algumas práticas reais, verdadeiras, sinceras e que realmente farão sentido na hora de você economizar dinheiro.

São dicas que valem para a vida toda e podem ser habituadas enquanto você precisar criar essa poupança.

1 – Venda seus objetos que você não usa mais

Sabe aquele videogame que você não joga há mais 15 anos?

Ou aquele instrumento musical que você comprou, louco para aprender a tocar, e desistiu?

Tudo isso está parado lá no seu armário!

Observe que existem sites como a OLX e o mercado livre, na qual você pode simplesmente vender esses objetos.

Se você quer juntar dinheiro rápido, então pegue todas essas “tralhas” que você não usa há dois a três anos e que não fazem falta nenhuma no seu dia a dia e põe a venda!

Isso vai dar uma boa graninha para você – um dinheiro extra.

Para os especialistas, estamos falando em algo como “transformar um passivo financeiro em um ativo financeiro”, que é quando você pega algo que está “parado” e transformar e algo que pode render algo mais valioso.

2 – Comece a utilizar regra dos 30 dias

Se você tem uma coisa que você jamais deve fazer é comprar por impulso.

“Nossa, tem vez que não consigo me segurar, não consigo ficar sem comprar o jogo de videogame recém-lançado, a nova linha de produtos de higiene que jamais vou utilizar”.

Calma!

Para evitar as compras por impulso você deve começar e conhecer e aplicar a regra dos 30 dias.

Ela funciona assim: basicamente, antes de fazer qualquer compra por impulso você deve esperar 30 dias e ver se a compra vale a pena a ser feita ou não!

É só isso!

Se você chegou ao 30º dia e ainda acha a compra importante, então é porque ela realmente é importante! Em caso contrário, desconsidere e depois para outro momento mais oportuno.

Essa dica é muito valiosa para você juntar dinheiro mais rapidamente porque combate os excessos que a gente acaba cometendo naturalmente na busca das gratificações instantânea.

Sabe aquela historinha do: “ah, eu trabalhei o mês todo e mereço isso de presente”? Pois é… Se você não tiver controle, essas comprinhas sempre vão afetar diretamente o seu bolso.

20 dicas poderosas para Juntar Dinheiro Rápido - ganhando pouco
Reprodução: Google

3 – Separe um cofre para guardar as moedas

Pode ser também uma jarra, ou seja, o que for usável para guardar as moedas do dia a dia.

Essa dica parece ser muito clichê – como os experimentos que falam em juntar 1 real por dia até que você consiga acumular milhões de reais…

Mas, ainda que a ideia seja parecida, aqui queremos te alertar para o fato de que ter um local para juntar dinheiro a partir de moedas pode fazer muita diferença na sua vida financeira.

Se você começar a praticar esse hábito com alguma regularidade, vai perceber que no final do ano terá guardado no seu cofre alguns bons reais… Existem histórias narradas na internet de pessoas que conseguiram viajar com o dinheiro do cofre!

E, para quem quer juntar dinheiro rápido, esses bons reais são consideráveis.

4 – Leve comida para o trabalho

Essa é uma estratégia tão simples e que tem uma eficácia tão certa que muitas pessoas esquecem-se de levar em consideração – é importante aplica-la!

Se você trabalha regularmente com horário marcado e tenha a missão de bater o ponto, provavelmente costuma fazer refeições na hora do almoço em restaurante perto do trabalho, não é verdade?

Agora, se você mora perto do trabalho pode ser que consiga dar um jeito de voltar para casa. E, entre nós, isso é muito mais econômico.

Mas, e se você não mora perto?

Então, é preciso dar um jeito de levar uma marmita ou levar um sanduíche, fazer uma refeição mais barata e evitar os restaurantes.

Com essa mudança de hábito você pode economizar e deixar de gastar entre 5 e 20 reais por dia útil por ano.

Levando em conta que o ano tem 252 dias úteis, digamos que você tire 20 de férias então sobra 232 dias uteis!

Se você economizar 5 reais por dia útil, já viu que essa conta vai lá em cima, se for 20 então mais ainda.

Supondo que seja 20 reais por cada refeição e os 232 dias úteis do ano – a sua economia poderia ser de mais de 4,6 mil reais.

5 – Reaproveite os alimentos

Estudos já mostraram que 30% dos alimentos mundiais são desperdiçados em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.

Assim, toneladas de alimentos poderiam ser reaproveitadas, mas como não ocorre, o Brasil, por exemplo, recebeu o título de “País do Desperdício”.

Já nos países de economias mais desenvolvidas, a maior parte dessa perda de alimentos ocorre durante o processamento doméstico.

Na Europa e nos Estados Unidos, entre 30 e 50% de todos os alimentos comprados pelos consumidores são jogados fora antes mesmo de serem consumidos, conforme relatório de Engenheiros Mecânicos de 2013.

Ah, e se é para falar de comida, sabe como fazer batata frita com cascas de batata? É simples: misture as cascas com bastante suco de limão e azeite.

Logo, espalhe as cascas em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo periodicamente em enquanto doura.

Curtiu? Esse é apenas um exemplo. Confira outras 7 receitas para reaproveitar alimentos.

6 – Saia menos para jantar

Sabe aquela jantinha com a namorada, com a esposa, com o marido ou namorado na sexta feira a noite? Troque e faça em casa!

Se você quer juntar dinheiro rápido não precisa ficar indo em restaurantes, não… Faça um jantar bacana em casa à luz de vela e conseguirá fazer sobrar muito dinheiro.

7 – Faça uma lista antes de ir ao supermercado

E seja fiel a essa lista!

Essa tática é muito boa e costuma funcionar muito bem.

Antes de começar a estudar profundamente a maneira de como juntar dinheiro rápido, como economizar, a poupar você precisa eliminar a mania de sempre gastar mais do que  deveria no supermercado.

De repente, você precisa ir lá para comprar pães e frios para fazer um lanche… Só que volta para casa com um monte de cerveja artesanal, lasanha congelada, pizza congelada, carvão, picanha tudo pronto para churrasco.

Ou seja, você sempre acaba gastando mais do que eu deveria.

Alias, em certas ocasiões, acaba nem usando as coisas a mais que comprou.

É ou não é verdade?

Então, a dica é simples: faça uma lista de supermercado e só compre o que tiver nela.

Você também pode usar aplicativos como o evernote, que te ajuda a fazer essa lista.

8 – Não vá ao supermercado com fome

Essa dica complementa muito bem a dica anterior.

As duas dicas são importantes para economizar dinheiro no mercado.

O fato é que você não pode ir com fome no mercado!

Se não acredita, faça o teste: vá algumas vezes fazer as compras com fome e sinta aquele cheirinho de pão… Veja se consegue resistir.

9 – Opte por opções gratuitas de lazer

Cá entre nós, você quer juntar dinheiro rápido ou não?

Se você quer, então não vá ao cinema, não vá a shows, não gaste dinheiro com lazer caro!

Se você pode substituir essas atividades caras por atividades gratuitas, faça!

Existem alguns parques que permitem você passar a tarde inteira lá gastando 5 reais ou nada.

Essa é uma opção muito barata, praticamente gratuita, na qual você não gasta nada.

10 – Pare de fumar!

Além de ser potencialmente perigoso fumar, esse é um habito muito caro.

Eu sei que você que costuma fumar com frequências ou fuma há anos não vai considerar uma medida fácil a de parar de fumar.

Mas considere que sua saúde física, psicológica, mental e financeira vai melhorar bastante com essa pequena mudança.

Confira outros 10 vícios que podem acabar com o seu dinheiro e suas chances de juntar dinheiro rapidamente.

11 – Experimente marcas genéricas

Comprar a lã de aço mais cara no mercado ou os produtos de limpeza mais caros possíveis…

Será que eles são realmente tão superiores as outras marcas ou você só está pagando por um preço mais caro por ter uma marca mais conhecida?

Faça essas perguntas e comece a investir nas outras marcas mais baratas?

As marcas genéricas podem ser boas opções.

Em muitas ocasiões, dá para apostar até mesmo nas marcas que a própria rede de supermercado faz. Muitas vezes, são produtos de ótima qualidade e preço bem mais acessível.

12 – Caminhe mais ou ande mais de bicicleta

Tanto transporte comum como o transporte público é muito caros no Brasil!

Então, quando possível faça mais trajetos a pé ou de bicicleta.

Eu sei que essa dica não aplica a todos afinal das contas muitos trabalham muito longe ou tem uma rotina com um lugar muito longe da sua casa.

Além disso, também tem a questão de segurança!

Mas, se você mora em uma cidade mais segura e consegue fazer uma rotina mais perto da sua casa e do trabalho, faça e aproveite todos os benefícios.

13 – Faça um seguro do carro ou/e da moto

Faça o seguro com melhor custo benefício!

Se você tem um carro ou uma moto você tem que ter um seguro!

Agora isso não significa que você deva fazer um seguro sem se preocupar com o que vai gastar… Existem muitas estratégias que você pode aplicar para ter um seguro muito bom e com um bom preço.

Em outras palavras, um seguro com ótimo custo benefício.

14 – Tenha um carro econômico

Talvez essa dica não te ajude a juntar dinheiro rápido, mas considere que de pouco em pouco, ao longo de um ano, a diferença de um carro econômico para outro “mais gastão” é muito grande.

Então escolha bem o carro.

15 – Ande mais de Uber

Compensa andar de Carro, andar de Uber, alugar um Carro, Pegar um táxi, Andar de bicicleta… Em que momento vale a pena ter um carro?

Então se você vai usar Uber ou vai usar Carro, depende de quanto você anda por dia.

Basicamente, se for acima de 40 km por dia o carro vale a pena, se for entre 5 e 20 km por dia o Uber vale a pena, desde que não tenha uma cidade que não tenha Uber.

Se for abaixo de 5 quilômetro, compensa pedalar.

Quer saber como chegamos à esses números? Veja o vídeo abaixo!

16 – Desligue o ar condicionado

Eu sei que tem dia que não tem como ficar sem o ar condicionado, mas se você quer juntar dinheiro rápido abra mais a janela, ligue o ventilador, pega uma brisa fresca.

Ligue menos o ar condicionado – ele consome muita energia e com certeza pode aumentar o seu consumo.

17 – Economize no corte de cabelo

Essa dica é mais para os homens, mas também pode ser aplicada as mulheres se fizerem uma analogia com o salão de beleza.

Hoje tudo gourmet, cerveja gourmet, hambúrguer gourmet, carne gourmet e até o corte de cabelo agora é gourmet…

Se você corta o cabelo uma vez por mês existe uma grande diferença entre cortar o cabelo onde te cobra 30, 40 reais para um que cobra 80 reais!

Então, corte o cabelo em um lugar mais barato. Você quer juntar dinheiro rápido em um ano? Isso vai fazer uma grande diferença.

18 – Gaste menos com status

Se você está em dificuldades financeiras ou quer juntar dinheiro rápido evite fazer esses gastos por status.

Prefira usar seu dinheiro para quitar as suas dívidas ou quem sabe criar seu plano como independência financeira.

19 – Dinheiro Extra nas Férias

Todos nós sabemos que existem leis que beneficiam o adolescente, não permitindo, por exemplo, o trabalho infantil. Mas, ao mesmo tempo, se isso não interfere nos estudos, o adolescente pode aproveitar as férias para conseguir um dinheiro extra.

Já cogitou a possibilidade de cortar a grama do vizinho, passear com os cachorros do seu condomínio, ficar de babá dos primos por um tempo enquanto seus tios descansam? São formas simples para, mais do que economizar dinheiro, ganhar dinheiro. Pense nisto!

25 Aplicativos para Ganhar Dinheiro Extra Rapidamente

Adultos também podem ter essa mesma visão – podem ganhar um dinheiro a mais nas férias ou em horários que não atrapalhem o serviço fixo. Na internet é possível encontrar várias histórias de pessoas que ficaram ricas com trailers de sanduíches ou vendendo docinhos para festas.

A grande questão é entender que usar a criatividade é fundamental, além, claro, de ter planejamento para organizar o dia a dia e os horários.

20 – Planejar com Antecedência

Ainda que a vontade de viajar seja muito instantânea, você não tem que programa-la para o mês que vem – isso seria um erro financeiro.

Citamos a viagem como exemplo prático, mas o planejamento em longo ou médio prazo é um hábito que precisa ser criado em todos os objetivos da vida.

Ainda considerando o caso da viagem, a dica é colocar tudo na ponta do lápis – o destino, os valores, as pessoas, o transporte, a data – e a partir daí, fazer um prévio orçamento financeiro para a viagem.

Dessa forma, você consegue comprar passagens aéreas com antecedência e mais baratas, além de outros benefícios econômicos.

Com esse planejamento você consegue economizar dinheiro e poderá se dar a luxos como de ir comer em restaurantes conhecidos e frequentar locais badalados no seu passeio.

Viajar requer um plano especifico – já que são muitos detalhes.

O que Fazer com o Dinheiro Poupado?

Com tanta economia de dinheiro, é importante saber que tudo isso precisa ter um foco, um objetivo maior. Afinal, para que você está economizando dinheiro? Uma das melhores respostas é aquela que diz que com a economia de dinheiro se deve investir para gerar ainda mais riqueza.

Poupar Dinheiro para Ficar Rico Definitivamente – 70 Dicas

Existem várias formas de economizar dinheiro, mas poucas de ganhar dinheiro extra, sem ser pelo esforço do trabalho diário ou com a venda de produtos.

Uma dessas formas de ganhar dinheiro é investindo dinheiro – imagine que você vai ganhar rentabilidade, ganhar dinheiro, simplesmente por investir dinheiro. É assim que funciona.

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

Por exemplo, sabe na poupança, quando você deixa o dinheiro lá e no final do ano tem um pouquinho a mais do que você deixou? Então, nas aplicações financeiras acontece o mesmo, só que de forma muito mais rentável e segura.

“A fuga da caderneta é uma consequência da falta de planejamento financeiro dos brasileiros”, diz Dany Rogers, que doutor e pesquisador do dinheiro.

20 dicas poderosas para Juntar Dinheiro Rápido - ganhando pouco
Reprodução: Google

Onde Aplicar Dinheiro com essa Selic?

Ainda assim, os especialistas recomendam aos investidores convencionais continuar aplicando seus recursos no Tesouro Direto – que não tem taxa de administração e em fundos de baixas taxas, já que são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Marcelo Billi, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), diz que conforme os juros caem, mais os investidores precisam observar o custo de cada uma das aplicações financeiras disponibilizadas no mercado.

“Quando as pessoas vão comprar uma geladeira ou um carro, elas pesquisam, vão em várias lojas, veem vários modelos e comparam as características e condições do negócio. Na hora de escolher investimento, elas acabam não dedicando tanta energia e tempo para fazer essa comparação e pesquisar as melhores condições”, ele diz.

E completa: “Sempre foi importante fazer isso, mas neste cenário atual, é mais ainda”.

Para Paulo Azevedo, que é professor de estratégia financeira do Ibmec-SP (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), as aplicações financeiras feitas na poupança ainda vão ter ganho em relação à inflação.

“Por mais que a Selic esteja caindo, a meta da inflação está abaixo do centro da meta. O governo pode se dar ao luxo de diminuir a Selic e isso não vai influenciar negativamente na última linha do investidor final”, garante.

Billi orienta o investidor a optar pela poupança  apenas para quem vai manter o dinheiro pelo menos por 30 dias.

“A poupança não paga a rentabilidade antes do aniversário. Às vezes, as pessoas usam a poupança e ao longo do mês vão sacando recursos. Assim, não ganha rentabilidade alguma”.

Da Redação – com informações do Youtube

ANÚNCIO