Saiba quais são os 7 melhores jogos para exercitar a memória

ANÚNCIO

Esquecer a carteira em casa ou não saber onde colocou as chaves são apenas alguns exemplos do que costuma acontecer na vida de muita gente esquecida. Geralmente, é só um descuido. Mas, pode ser falta de treinamento da memória também. Se esse é o seu caso, conheça esses jogos para exercitar a memória.

A ideia foi a de buscar games que funcionassem como uma “brincadeira”. Então, você poderá unir o útil (melhorar a memória) com o agradável (se divertir). O mais legal é que praticamente todos os aplicativos listados trazem consigo pontuações, metas e até mesmo um relatório de desenvolvimento.

ANÚNCIO

A escolha foi feita através dos comentários dos usuários e, aliás, esses aplicativos estão entre os mais buscados dos brasileiros. De qualquer modo, antes de baixar no seu celular é recomendável que faça uma pesquisa sobre os comentários e sobre o funcionamento deles. Afinal, para cada pessoa há uma escolha ideal.

1 – Fit Brains Trainer

A verdade é que durante a nossa pesquisa encontramos vários desses jogos para exercitar a memória. Porém, quase sempre o Fit Brains Trainer estava entre os mais bem avaliados e comentados. Por isso, ele está no topo dessa lista.

Resumidamente, saiba que ele pode ser baixado no celular como aplicativo ou pode ser usado como página de internet no seu computador. Sendo assim, é uma plataforma completa com mais de 360 jogos – devido à variedade de jogos é que faz tanto sucesso.

ANÚNCIO

O mais legal é que conforme você passa de fase, mais difíceis os desafios se tornam. Ele também permite que você use uma espécie de “métrica de desempenho” para você saber como está indo. E tem a opção de treino também.

2 – Little Things Forever

Esse é um verdadeiro game para quem gosta de brincar de detetive. Ok, na verdade, não é que você precisa ser o Sherlock Holmes, mas você tem que estar bem atento aos detalhes, viu. Isso porque o jogo funciona para você melhorar o seu foco e a sua concentração.

Em suma, o que você tem que fazer é procurar pequenos objetivos em grandes cenários. Esses objetos formam figuras maiores. E pode parecer difícil explicar, mas ele funciona de um jeito bem simples. Tanto é que está cheio de boas recomendações dos usuários.

3 – Train Brain

O nome dele é bem sugestivo, né? O treinamento de cérebro é outra das boas ideias que trouxemos neste conteúdo. E ele une a ideia de treinar o cérebro com conceitos matemáticos. Então, é um app para resolver contas. Se você não gosta de matemática, pule esse item.

Mas, se você acha que dá para conciliar os dois assuntos, saiba que você terá que completar equações para chegar aos resultados indicados na tela. Portanto, é um app bem desafiante para o seu cérebro.

4 – Lumosity

O próximo dos jogos para exercitar a memória também poderia estar no topo da lista de tão famoso que ele é entre os brasileiros. O foco dele está em oferecer um treinamento de memória e atenção para o usuário.

E funciona como um game porque você pode acompanhar o seu progresso – seja na versão para Web ou no aplicativo de celular. Curiosamente, saiba que há mais de 7 estudos científicos mostrando a funcionalidade e a indicação desse app para melhorar a memória.

5 – CogniFit Brain Fitness

Fechando os Top 5, a gente tem essa versão aqui que é bem diferentona. É um conjunto de jogos de inteligência que oferece recursos para “malhar” o cérebro. E como ele faz isso é que é bem legal: ele cria um “regime especifico” para você treinar a memória.

Ele é gratuito e está disponível para todas as plataformas e, inclusive, na Web.

6 – Contre Jour

O jogo foi lançado inicialmente para o iOS, só que fez tanto sucesso que logo se estendeu para outras plataformas também. Hoje, está disponível em praticamente todos os celulares do mundo. E fez sucesso porque ele é bem interessante.

Logo, você poderá criar alterações em um ambiente para que o personagem possa alcançar elementos específicos no cenário. Só que tem uma coisa diferente dos outros apps: você não controla o personagem. O gráfico é incrível e a trilha sonora é bem bacana, também.

7 – Memrise

E para fechar a lista dos jogos para exercitar a memória temos o Memrise. Ele foi pensado para quem quer turbinar a memória mesmo, só que usando o aprendizado em idiomas para isso. Então, dá para você unir duas coisas: memória e idiomas.

Legal, não? A técnica do programa permite que o usuário aprenda até 44 novas palavras por hora. Só que as metas são individuais. Logo, o ideal é você baixar o app para descobrir quanto consegue memorizar em um curto espaço de tempo. Topa o desafio?

Bônus – o que você precisa para ter uma boa memória

Como fator curioso desse conteúdo, saiba que durante a produção a gente encontrou diversos aplicativos para quem quer melhorar ou turbinar a memória. No entanto, o mais interessante foi ver que você precisa de outros fatores também para que isso aconteça.

jogos para exercitar a memória

Por exemplo: uma boa noite de sono, praticar atividades físicas, uma alimentação saudável, praticar a memorização (com escrita, fala, atividades) e dá para usar até artimanhas como criar lembretes anotados à mão.

Portanto, em resumo, saiba que esses jogos e aplicativos podem ser ajudar você a ter uma memória um pouco mais aguçada do que é normal. Porém, considere todos os fatores como importantes nesse processo.

ANÚNCIO