FÉRIAS CHEGANDO – Relembre 6 jogos gratuitos para crianças

ANÚNCIO

E sempre quando as férias chegam ficam aquela dúvida: o que fazer com as crianças nessa época do ano? Nem sempre há dinheiro suficiente para viajar e descansar… Mas, as crianças também não ficam paradas. Daí vem a ideia de relembrar esses jogos gratuitos para crianças.

A nossa ideia foi pensar em coisas simples e atividades simples também. Elas não exigem mais do que muita criatividade e alguns materiais que podem ser achadas ou encontrados em casa ou em lojinhas perto de casa. Ficou interessado não é mesmo? Continue lendo.

ANÚNCIO

Aliás, vamos tomar uma coisa importante aqui. A gente acaba citando os nomes originais de algumas brincadeiras, mas saiba que a ideia é falar dos jogos como educacionais e não fazer propaganda de venda para uma ou outra empresa, está bem?

Até mesmo porque você mesmo, junto com as crianças, pode criar os seus jogos, que serão tão divertidos como esses de marcas famosas. Continue lendo para entender mais e aproveite essa época do ano para ficar mais próximo do seu filho, sobrinho e crianças, de modo geral.

1 – Imagem e Ação

Uma ótima ideia de jogos gratuitos para crianças que você pode considerar nessas próximas férias é o bom e velho “Imagem e Ação”. Você sabe esse jogo é incrível por vários motivos, não é mesmo? Além do mais, ele é educativo, o que acaba sendo duplamente bom!

ANÚNCIO

Para quem não conhece, Imagem e Ação é aquele jogo que permite as crianças brincarem, juntamente com adultos, de vários modos. Dá para fazer mímicas ou desenhos a fim de descobrir do que se trata um assunto, objeto ou ação, por exemplo.

A notícia ruim é que o jogo original, que é vendido em várias lojas de brinquedos, não tem um preço muito acessível. No entanto, é possível criar as próprias cartas e tabuleiros para jogar sem gastar nada. As crianças vão se divertir até mesmo na hora de criar o jogo, viu.

2 – Stop

Outro jogo muito famoso desde os tempos antigos é o Stop. E hoje em dia há alternativas digitais, sendo que dá para jogar online, a partir de um aplicativo gratuito para celular. Só que estamos falando do jogo tradicional, que é aquele que exige apenas caneta, papel e criatividade.

É claro que por ser um jogo infantil, você tem que considerar criar categorias mais simples e que representem a realidade das crianças, né. Ah, você não sabe o que são as categorias? Bom, o jogo é simples.

Primeiro se cria várias categorias, como nomes de pessoas, nomes de animais, nomes de plantas, partes do corpo humano, nomes de alimentos, etc. Aí, as pessoas fazem um “jokenpô” para escolherem uma letra do alfabeto.

A partir daí elas precisam preencher as categorias com a letra inicial que foi escolhida. Quem acertar um nome sem mais ninguém fazer igual, ganha 10 pontos. Para quando mais de 1 pessoa escolher o mesmo nome, aí são 5 pontos para cada pessoa.

3 – Uno

O Uno também é um jogo de cartas, mas sem tabuleiro. Ele também é chamado de Can Can, dependendo da marca e da empresa que vende o jogo em várias lojas. Agora, também dá para criar as próprias cartas.

A ideia do jogo é auxiliar as crianças a praticar os números, as letras e as cores, também. O jogo é muito simples, veja: uma pessoa joga uma carta, que tem um número em uma cor. Aí, a pessoa seguinte deve jogar o mesmo número ou a mesma cor. Se não tiver, ela passa.

E o jogo termina quando alguém acabar com todas as cartas que tem na mão.

20 desenhos no Netflix para as férias das crianças

4 – Dominó

Outros dos jogos gratuitos para crianças que vem lá de os tempos mais antigos é o Dominó. E também dá para criar esse jogo, no entanto, essa tarefa não é tão simples assim. Você precisará de materiais mais resistentes, como madeira, por exemplo.

O dominó você sabe como funciona, não é mesmo? São várias peças que possuem números. Aliás, são 2 números em cada peça. Assim sendo, é preciso ir colocando na sequência, sendo que cada número deve se ligar a outro número igual. Vence quem ficar sem peças na mão.

Para quem não sabe, esse é um dos melhores jogos para desenvolver o raciocínio lógico das crianças. Além disso, elas também podem trabalhar com a memorização e a matemática, já que podem somar os pontos no fim para saber quem ficou com mais.

5 – Amarelinha

A Amarelinha também está entre os jogos mais populares do mundo. O que você precisa é nada mais nada menos do que um giz para rabiscar o chão. Aliás, é preciso ter um chão que seja fácil de ser limpo depois, né?

Aí, na internet você encontra vários formatos de desenhos que podem ser feitos. O objetivo é fazer com que as crianças pulem de uma “casa” para outra “casa”. E ainda há opções que criam a ideia de terra e céu para fantasiar a brincadeira.

6 – Pular Corda

FÉRIAS CHEGANDO - Relembre 6 jogos gratuitos para crianças

A última brincadeira, que está entre os jogos gratuitos para crianças, é o de pular corda. Para isso, o material usado é a corda e mais algumas pessoas para “bater” a corda e contar. Obviamente, é uma brincadeira bastante física e até mais do que mental.

Ainda assim é uma ótima alternativa para os dias mais monótonos das férias das crianças, né. Dá para incrementar a brincadeira de algumas formas, como batendo a corda mais rapidamente ou ainda inventando histórias durante o exercício.

ANÚNCIO