Jet Lag – dicas para estar preparado e fazer seu dinheiro valer a viagem

Jet Lag… Você sabe o que é isso? Se você já passou aquele cansaço em uma viagem deve imaginar. Isso acontece ainda mais frequente quando temos uma diferença muito grande de fuso horário entre de onde saímos e para onde vamos.

Nesses casos, maiores são as chances de o passageiro sofrer com os efeitos do jet lag.

Aliás, não importa se você teve uma viagem tranquila e nem mesmo se você dormiu bem… Se você viajar para um destino muito distante e com muitas horas de diferença de fuso do Brasil, você vai sofrer com o jet lag.

Você já vai entender o que é jet lag. E para fazer isso de forma bem dinâmica, nós vamos dar algumas dicas de como evitar o estresse causado pelo jet lag.

Jet Lag – dicas para estar preparado e fazer seu dinheiro valer a viagem

Conheça os destinos para onde você vai

Na hora de embarcar com para destinos como a Tailândia, a Indonésia, Dubai, Nova Zelândia,  Austrália e outros lugares que tenha muito fuso horário, fique atento.

Você pode acabar sofrendo antes mesmo de embarcar.

A dica é que você precisa ficar atento à diferença de horas que você vai pegar durante a viagem.

E mesmo antes da viagem você já pode começar a se preparar para isso.

Tenha boas noites de sono antes da viagem

Você pode dormir algumas horas antes ou atrasar o seu sono um pouquinho de acordo com o fuso horário que você vai encarar nos próximos dias da viagem.

Vale também estar bem descansados. Não ouse ficar noites sem dormir antes do embarque. Esse é um erro que pode te deixar bem estressado.

Tudo isso vai ajudar o seu corpo está um pouco mais preparado para as horas da viagem e pela diferença de fuso que você vai encontrar durante o vôo.

Se adeque ao horário real do seu destino

Uma boa técnica é você tentar se adequar ao horário que você vai encontrar no seu destino.

Fazer isso não é tão simples assim, mas vale muito a pena tentar. Como? Esqueça o horário do Brasil. Ele não existe mais. Agora é a hora de você pensar só no horário do seu destino de viagem.

Aí, tente dormir de acordo com o horário que você vai chegar por lá.

Se você conseguir ajustar o seu relógio um pouquinho durante a viagem certamente quando chegar ao destino, você já vai estar um pouquinho mais adaptado ao novo fuso também.

Ajuste o seu novo horário assim que chegar no destino

Quando você chegar ao seu destino de viagem, especialmente em lugares longes como os citados, evite dormir de dia.

Se você dormir por lá de dia vai acabar tendo problemas na adaptação.

Portanto, evitar dormir de dia é fundamental para você ajustar o seu novo relógio o mais rápido possível. E poder aproveitar melhor a viagem, o mais rápido também.

Isso vai reduzir as chances de você sofrer dias prolongados com o jet lag nos primeiros dias da viagem.

Cuidado com os possíveis sintomas clínicos do jet lag

É muito comum que você sofra alguns efeitos com o jet lag.

Então, não se preocupa se você ter perda de apetite, por exemplo. Agora, fique atento para que isso não se torne hábito ou algo que vai te fazer ter problemas graves.

Você pode se sentir um pouco mais lento também e tem até a questão da dificuldade de raciocínio, que acabam sendo comum em muita gente.

Mas, fique atento porque os sintomas devem passar logo. Em caso contrário, busque ajuda médica.

Lembre-se que só é indicado o consumo de medicamentos com prescrição médica. Tem muita gente que toma, por exemplo, a melatonina para ajustar o sono. Mas, só faça isso com a prescrição do seu médico, ok?

Evite os exercícios físicos muito pesados

Outra dica importante para quem sofre muito de jet leg e não quer deixar de aproveitar a viagem é considerar a prática de exercícios menos intensa.

Faça apenas caminhadas leves ao invés de corridas, por exemplo.

Além disso, uma boa ideia deixar para os primeiros dias de viagem tarefas simples. Por exemplo, se puder, vá de Uber ou de táxi ou invés de ficar dirigindo por longas horas de um lugar a outro.

Afinal, se fizer assim e estiver sofrendo com o jet lag, você pode colocar em risco a sua segurança e de todos que estão com você.

Ainda que não seja exercícios pesados, outra ideia inteligente é evitar ficar mexendo no celular ou no computador durante a noite. É melhor tentar pegar no sono logo para facilitar o descanso do corpo.

Planeje uma noite de sono tranquila

Nos primeiros dias da viagem, quando forem longas e com fusos diferentes, planeje uma boa noite de sono.

Fazer isso é mais simples do que você pensa: evite cafeína, evite música alta, evite conversas altas, evite tecnologias como celulares, evite comer lanches e industrializados.

Ao contrário, opte pelos chás e pela música ambiente, que favorecem o momento.

Lembre-se que os primeiros dias são os mais importantes para você entrar o mais rápido possível no ritmo da viagem.

Definição de Jet Lag

Se com todas essas informações você ainda não entendeu o que é o jet lag, saiba que no dicionário é o mesmo que “descompensação horária”. Isto é, algo causado pela troca de fusos horários em viagens internacionais, principalmente.

A expressão não tem tradução exata no Brasil, mas todos concordam que quer dizer algo que gera, entre tantos sintomas, o distúrbio no sono. E isso afeta a vida e a viagem de qualquer um.

Por isso, seguir as dicas acima pode ser uma forma de aproveitar melhor a sua viagem.