Saiba se o IVVB11 paga dividendos, qual a composição e se vale a pena

ANÚNCIO

Sempre que algum novo investidor começa a estudar sobre as ETFs fica a dúvida: será que o IVVB11 paga dividendos? Bom, se você está meio perdido no assunto não se preocupe porque nós vamos explicar tudo o que é importante sobre esse ativo negociado na bolsa de valores.

Então, já vamos começar: uma ETF é uma Exchange Traded Fund. Ou seja, é uma boa ideia para quem quer investir em ações (mercado da renda variável) sem ter que gastar muito dinheiro ou estudar muito sobre cada companhia. Como assim? A gente explica.

ANÚNCIO

Uma ETF replica alguns índices. No caso do IVVB11 temos uma réplica de um índice do mercado norte-americano. Ou seja, é uma forma de diversificar a carteira porque você estará comprando um fundo que “replica” as ações da bolsa de valores dos Estados Unidos.

Parece complicado, mas é muito simples entender uma ETF. Aliás, vamos logo falar dessa IVVB11 para que tudo fique apresentável, como é na prática.

O que é a IVVB11

Já vamos falar se a IVVB11 paga dividendos. Porém, antes disso vamos entender esse ativo. Ele é chamado de iShares S&P 500 Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Índice. Portanto, é um ETF que é focado em um dos índices mais conhecidos do mundo, o S&P 500.

ANÚNCIO

Resumidamente, é uma ETF que replica a performance do índice S&P 500. Para quem não sabe, esse índice contém as 500 empresas listadas na NYSE ou na Nasdaq. Logo, é como investir em ações da bolsa de valores de lá sem ter que comprar ações de lá.

Descubra como funciona o S&P 500 e quais as companhias do índice

Uma boa notícia é que dá para comprar cotas dessa ETF. Porém, essas cotas precisam ser, pelo menos, em pacotes de 10. No entanto, a próxima boa notícia é que hoje em dia dá para comprar frações dessas cotas também. Ou seja, dá para comprar 1 única cota.

E como fazer isso? Através da sua corretora de valores aqui do Brasil, como a XP, a Rico, o banco Inter e por aí vai. A transação é feita na B3, a bolsa do Brasil.

A composição do IVVB11

A gente já sabe que o IVVB11 replica o índice S&P 500. Mas, você deve estar curioso para saber quais as empresas americanas listadas nesse índice, não é mesmo? Há uma diversidade delas, mas vamos citar aqui as mais conhecidas.

A ideia é que você consiga entender que isso permite uma carteira diversificada porque há ações de todos os setores. Claro que a maioria é de tecnologia. Porém, há também aquelas de cosméticos, beleza, higiene, saúde e assim por diante.

Atualmente, a Apple detém a maior parte com 4% do índice. Depois, vem a Microsoft e a Amazon. E o Facebook fecha a parte das tecnologias com mais porcentagens. Em seguida, temos: Berkshire Hathaway, JPMorgan, Alphabet, Johson&Johson, Exxon, Bank of America.

E a lista ainda pode se estender por Visa, Wells Fargo, Pfizer, Home Depot, etc. Afinal, são 500 empresas listadas no índice e, portanto, todas estão listadas no IVVB11, também.

Vale a pena investir no IVVB11

Para saber se vale a pena, a gente tem que considerar aqui as vantagens e as desvantagens dessa ETF, não concorda? Então, vamos falar sobre isso para, logo em seguida, a gente comentar sobre o que está no título do artigo: se o IVVB11 paga dividendos.

A diversificação é uma das vantagens porque permite que o investidor invista no exterior sem precisar ter uma conta lá. Ainda mais nos Estados Unidos, que tem a maior economia do mundo. E isso permite uma proteção da carteira em dólar.

E se há uma desvantagem é que você não poderá escolher os seus ativos. Ou melhor, as suas ações. Mas, também dá para dizer que essa é uma vantagem para quem não tem tempo de escolher as melhores empresas, não é verdade?

Então, resumidamente, se você tem um perfil financeiro e de investidor que permite uma aplicação em uma ETF como essa, parece que é uma boa pedida. Mas, claro, saiba que fazer isso com base em uma carteira de ativos diversificada. Nunca invista tudo em um único ativo.

Mas, o IVVB11 paga dividendos ou não?

Agora sim, de fato, temos a grande desvantagem de uma ETF, especialmente dessa ETF. Ela não faz o pagamento dos dividendos. Isso porque os dividendos do fundo são reinvestidos no próprio fundo. Logo, o investidor não pega essa grana mensalmente, como acontece em FIIs.

Para se ter uma ideia, em um FII (Fundo de Investimento Imobiliário), o investidor poderá ganhar com a valorização do fundo e também com os dividendos, que é o lucro do fundo dividido entre os cotistas. Isso é pago mensalmente e proporcionalmente. No ETF não tem.

Agora, também não dá para comprar uma ETF com um FII. São ativos diferentes. Um é internacional e o outro é focado no mercado imobiliário do Brasil. Por isso, no fim das contas, recomenda-se ao investidor que tenha a carteira diversificada, com ETF e FII, ambos.

As taxas do ETF

Voltando a falar do ETF, agora que você sabe a resposta para: IVVB11 paga dividendos? Vamos continuar para falar das taxas desse tipo de fundo. O principal custo desse ativo é a taxa de administração que é cobrada pela gestora do produto.

IVVB11 paga dividendos

Geralmente, o valor pode ficar entre 0,20% e 0,80% ao ano. E, como ele é negociado na bolsa de valores, você também precisa saber se a sua corretora de investimentos fará a cobrança de taxas como a de corretagem ou custódia.

ANÚNCIO