IPTU – saiba quanto é vantajoso pagar à vista ou em parcelas!

ANÚNCIO

O que vem a ser esse tal de IPTU? O famoso Imposto Predial Territorial Urbano. Todo mundo que está na cidade em uma casa, prédio, apartamento, terreno… Sabe do que estamos falando, não é mesmo? O IPTU é um dos vilões do mês de janeiro!

O IPTU tem sido um objeto de muita atenção e que muitas pessoas falam sobre, especialmente nesse começo de ano, quando as contas se junta e o bolso fica apertado. E aí surgem dúvidas de todos os tipos, como: “Eu vou pagar a prazo ou pagar à vista”?

ANÚNCIO
IPTU – saiba quanto é vantajoso pagar à vista ou em parcelas!

O orçamento financeiro

Antes de tudo, vamos recapitular uma ideia do orçamento financeiro para entender como deve ser feito o pagamento do IPTU. Por exemplo, se eu pagar a pagar à vista, será que vou ter descontos?

Hoje temos mais de 5 mil municípios no nosso país e o que você precisa saber é que eles tomam as suas próprias decisões sobre a cobrança desse imposto. Então, tem municípios tiveram aumentos substanciais muito acima da inflação, o que é péssimo.

Mais uma preocupação como todos os bens de consumo que subiram muito mais que a inflação.

ANÚNCIO

O IPTU teve esse acompanhamento também, ou seja, você vai ter que pensar se realmente o seu orçamento vai resistir ao aumento desse imposto, que será bem maior do que aquele impacto que você teve com o aumento em 2018.

Ou seja, você teve um aumento salarial decidido talvez de 2, 3% e você tem o IPTU aumentando acima de 10% mais uma vez. Então, há uma defasagem aí, entende?

Temos que fazer aquela reparação dentro do orçamento financeiro para custear o IPTU. E isso acaba sendo mais importante do que saber sobre o pagamento à vista. Apesar de que quando ele gera descontos, acaba sendo vantajoso.

Então, será que estou preparado para pagar à vista e será que tem alguma vantagem pagar esse imposto dessa forma?

O pagamento à vista

Se você tiver todo o dinheiro para pagamento à vista e esse dinheiro não fará falta nos próximos meses não tenha dúvida: o desconto concedido pelas prefeituras, quase na sua maioria, é muito mais vantagem do que você deixar o dinheiro para aplicar em investimentos – como a poupança.

Porque nenhuma aplicação financeira consegue superar o benefício desses descontos. A resposta é bem simples e objetivo. Então, sim vale a pena pagar com desconto. Já que o desconto é maior do que a rentabilidade dos investimentos no Brasil.

Agora, eu tenho apenas este recurso financeiro e quero utilizar do benefício, vale a pena? Cuidado! Não é aconselhável você utilizar todo o seu recurso financeiro porque você vai ficar zerado.

E sem reserva financeira, não somos ninguém preparado para o futuro!

Imagine se você precisar de dinheiro nos próximos meses: você terá que usar o cheque especial de um banco ou ir até uma financeira, pedir emprestado, falar com agiotas… E isso não é legal.

Agoram se você tem muito mais do que esse total do valor do IPTU e tem uma reserva financeira bacana e o dinheiro não vai fazer falta , não tenha dúvida que pagar a vista e usar o desconto vale muito a pena. Tá bom?

O pagamento é importante!

Se for possível, pague à vista. Mas, se não for, pague parcelado. O importante é pagar o IPTU. E vamos te mostrar os motivos.

Quando você escolhe pelo parcelamento, a preocupação é você ficar atento a estas prestações futuras porque elas já estarão comprometidas dentro do seu orçamento financeiro futuro.

Você acredita que tem muita gente perdendo seus imóveis em leilão por ausência de pagamento de IPTU. Então, obviamente, pagar o IPTU é mesmo bastante importante.

As ações hoje em dia das prefeituras em relação à inadimplência do IPTU são muito mais ágeis, mais rápidas do que outras ações. E a tecnologia trouxe essa facilidade para que as prefeituras pudessem fazer as execuções tão agilmente.

Portanto, muita atenção nesse requisito sobre o pagamento do IPTU.

Porque você tem um bem que está lá em garantia que é o imóvel. Mas, para a prefeitura fica muito fácil tirar proveito disso: se você não paga, ela vai executar uma ação e pode jogar seu imóvel em leilão e você até perder esse imóvel – sem levar nada!

Quem paga o IPTU

O IPTU é o imposto que todos acabam pagando, seja quem é dono do imóvel ou o inquilino.

Agora, quem está ganhando recursos financeiros hoje por meio de aluguéis é o dono, então, teoricamente, ele ficaria responsável por pagar o imposto. Mas, hoje em dia, você tem alguns imóveis que você aluga e que você mesmo fica responsável pelo IPTU.

Se seu inquilino não pagar, você vai receber uma execução que você nem sabe de onde vem e o seu nome pode estar sendo negativado por meio de uma execução na prefeitura.

Isso quer dizer que independente do contrato que foi feito, para a prefeitura, o dono do terreno é responsável pelo IPTU. Então, você que tem um imóvel alugado fica muito atento e peça ao seu inquilino para prestar contas em relação a esse IPTU.

Porque você não sabe se ele vai pagar a vista ou a prazo e é importante que você converse com ele para você ter essa interatividade e evitar um problema maior no futuro.

O fato é que o IPTU existe e tem que ser colocado dentro do seu orçamento financeiro, seja você guardando, poupando, parcelando ou pagando à vista. É aquela história de que uma hora a conta chega, sabe? Então, nunca deixe de pagar!

ANÚNCIO