Taxa de juros baixou. Vale a pena investir no Tesouro?

A afirmação sobre as taxas e o Tesouro Direto estão à todo vapor na internet. aí, a pergunta que mais se faz é sobre o fato de valer a pena ou não investir nessa opção de aplicação.

Só que antes mesmo de dizer qualquer coisa, o que a gente precisa entender é que antes de investir o seu dinheiro, independente de onde for, você precisa saber qual é o seu perfil de investidor.

O perfil de investidor nada mais é do que ter um objetivo financeiro traçado para o seu dinheiro. E, por fim, isso vai depender de fatores como a sua fase de vida, o seu poder de investir mensalmente, o seu capital inicial, etc.

Aí, considere que somente depois que você tiver clareza em relação a esses pontos você saberá qual a aplicação mais adequada para você.

Não tem dinheiro rápido no Tesouro

Agora, antes mesmo de começar a falar do Tesouro, vamos lá reforçar uma coisa bem interessante e verdadeira que muita gente esqueça: não existe enriquecimento rápido.

Você vai entrar na bolsa de valores e mesmo que ache que isso funciona, saiba que as chances de perda também são grande.

Hoje, por exemplo, você vai estar milionário ou vivendo de renda. Mas, as coisas não funcionam dessa maneira e a ganância pode te fazer perder ainda mais do que investiu.

Agora, em se tratando de Tesouro Direto, aí que você tem que saber que os investimentos, praticamente todos, são pensados para o longo prazo. Logo, dinheiro sim, mas rápido não.

As taxas de juros

Agora, vamos começar a entender um pouco da taxa de juros que todo mundo está comentando.

O Copom (Comitê de Política Monetária) mantém a taxa Selic (Taxa Básica de Juros da Economia) em 6,5% ao ano.

Em 2015, a Selic estava em 14,2% e hoje ela está em 6,5%. Então, definitivamente, sim: a taxa baixou.

Aliás, quando a queda de juros começou, a gente chegou até a fazer uma matéria, que esteve entre as mais lidas. Relembre:

Os investimentos no Tesouro Direto continuam sendo uma boa opção, ainda mais se for comparado à poupança ou mesmo com alternativas da Renda Fixa.

Antes do impechment da presidente Dilma Rousseff, as taxas prefixadas eram de 16% o que tornou esse investimento um dos melhores do mercado. Hoje, as taxas são menos atrativas, mas, ainda assim, compensadoras.

Como a tendência é de queda, quem conseguir prefixar agora terá boas taxas por um bom tempo. “As vezes, quem ficar esperando a melhor oportunidade, pode perder uma boa oportunidade”.

O Tesouro Selic

Agora, a dúvida é: vale a pena continuar investindo a reserva de emergência no Tesouro Selic? E agora a resposta é: sim.

Primeiro porque para reserva de emergência nós precisamos de liquidez. Isto é, de fácil resgate e de segurança. Aí se a Taxa Selic diminuiu, os investimentos atrelados ao CDI também acompanhou essa queda.

Por isso, basicamente, o que podemos ver é que não têm para onde correr na hora de investir a reserva de emergência.

E lembre-se que a reserva de emergência não é pra você alavancar o seu capital e sim para segurança imediata. Ela é para imprevistos, sabe? Precisou do dinheiro? Ele vai estar lá, agora, para você.

O Tesouro IPCA

Agora, vamos ver outras opções em renda fixa no Tesouro Direto.

Tem o IPCA 2024, o Tesouro IPCA 2035… Todos para o longo prazo, para quando a gente está pensando na nossa aposentadoria.

Aqui, a gente deve pensar na reforma da previdência também. Especialmente se levarmos em conta os Tesouros mais longos, como o 2045.

Eles continuam sendo boa opção para o longo prazo, ainda mais com as incertezas políticas e previdenciária que estamos vivendo.

O Tesouro Pré-Fixado

Essas quedas nas taxas para o tesouro pré-fixado já eram esperadas pelo mercado e provavelmente se a reforma for aprovada, elas vão cair ainda mais.

Mas, tem muita gente que investe no Tesouro. E agora, o que fazer?

Saiba que essa também é uma forma de diversificar a carteira e protegê-la contra a inflação. Portanto, ainda continua sendo boa opção.

Agora, o que dá para considerar é você pode ter outros investimentos também, inclusive, para a aposentadoria.

Então, além do Tesouro neste momento a gente tem os fundos imobiliários, por exemplo.

Os Fundos Imobiliários

Então, dá para pensar em um valor adicional em fundos imobiliários.

E saiba que essas dicas é para quem já tem uma boa reserva formada. E também tem um investimento de médio prazo concreto.

A ideia dos fundos é para o longo prazo, aposentadoria, está bem?

Aí sim, mesmo que as taxas do Tesouro continuem a cair, lá no final do tempo, a gente pode ter uma média desses investimentos gerais.

E o resultado é que a aposentadoria vai estar mais equilibrada.

Como Investir no Tesouro Direto mês a mês

O que você tem que avaliar também é que como todo investimento, o Tesouro também requer que você faça investimentos mensais.

Isso permite o acumulo do seu esforço mensal com os juros, o que exponencia os resultados.

A aplicações no Tesouro Direto podem ser feitas mensalmente, assim como acontece na poupança.

Então, esse é apenas mais dos motivos para você migrar desse título bancário para o do governo. Além, claro, da rentabilidade, que é maior e da segurança, que é praticamente a mesma.

Veja essa matéria que mostra exatamente quais as vantagens e como investir no Tesouro Direto mensalmente.

Como Investir no Tesouro Direto mês a mês

Não há posts para exibir