Saiba qual é o valor ideal para começar a investir na Bolsa de Valores!

ANÚNCIO

Quando opta por comprar ações, o investidor torna-se um sócio, já que adquire uma fatia da companhia. Assim, quando essa empresa se destaca no setor e tem ganhos nos seus papéis, os sócios também ganham. Porém, o contrário também vale: em caso de queda, o investidor perde dinheiro.

Por isso é que o mercado de ações é considerado de Renda Variável.

ANÚNCIO

No final do artigo vamos listar 3 pontos importantes que devem ser analisados com muita frieza antes de começar a investir em ações, mas antes, precisamos trazer algumas orientações bastante breves…

A especulação na Bolsa de Valores: Mercado Derivativo

2016 trouxe muitos bons retornos aos investidores da bolsa de valores e também aos outros, dos bancos e do governo. Esse é um grande atrativo para novas pessoas começaram a aproveitar as chances que as empresas da bolsa dão na hora de aumentar o patrimônio dos seus acionistas.

No entanto, muitas pessoas tem medo de tirar seus recursos dos títulos públicos, por exemplo, ou da poupança, para os mais atrasados, e apostar no mercado variável.

ANÚNCIO

Aí, podemos citar algumas pesquisas de mercado, que mostram que o mercado derivativo de opções, o qual lhe dá a oportunidade de ter uma alta rentabilidade sem a necessidade de investir todo seu dinheiro nele.

Para que você entenda melhor, imagina o exemplo do Itaú, que dava o direito de comprar a ação por 9,67 reais até 15 de maio. Já em 18 de abril, o direito era vendido por 0,28 centavos a ação, ou seja, um lote de 1 mil opções custaria 280 reais.

Em razão da valorização de 5% da ação, o mesmo direito estava sendo vendido à 0,48% no dia 2 de maio. Ou seja, uma variação de mais de 70% do valor investido em 10 dias.

Esse é só um exemplo de como é possível ganhar muito com uma opção que não é tão arriscada. Por outro lado, o mercado derivativo lhe dá a oportunidade ganhar com a rentabilidade sem ter que desembolsar grandes valores.

“Itaú Unibanco compra 49,9% da XP Investimentos”

O Itaú Unibanco acertou a compra de participação da XP Investimentos por um valor de 6,3 milhões de reais na última quinta-feira (11). O negócio ainda será analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Governo Federal. No entanto, o Itaú Unibanco já confirmou o negócio, e enviou, à imprensa uma nota.

Na nota, o banco Itaú Unibanco diz que a negociação foi dividida entre o aporte de capital de 600 milhões de reais e uma aquisição de ações detidas pelos vendedores no valor de 5,7 bilhões de reais.

“Acredito que essa transação tirará o Itaú Unibanco e demais bancos da zona de conforto, pois fortalecerá a XP Investimentos e aumentará a sua capacidade de competir no mercado de investimentos”, afirmou Roberto Setubal, co-presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco.

“Para o banco, essa transação representa uma diversificação de seus negócios através de outra forma de servir ao investidor, que será grande beneficiário dessa operação”, completou ele.

Fora isso, em 2020 o Itaú Unibanco também vai adquirir uma parte adicional de mais de 12,5% da Corretora de Investimentos, ao passo que o banco será detentor de 62,4% da empresa de investimentos. 2 anos depois, uma nova compra, também de 12,5% será feita, onde o Itaú Unibanco passará a ter 74,9% da empresa.

Essas 2 futuras aquisições não tiveram valores informados, mas os comentários são os de que é “valor justo de mercado da XP Investimentos à época”.

“Esta associação só foi possível porque o Itaú Unibanco entendeu nossos princípios e valores, concordando com condições fundamentais para o acordo”, disse Guilherme Benchimol, presidente do grupo XP. “Estamos confiantes nesta parceria”.

O Itaú Unibanco também confirma que, no futuro, vai comprar a totalidade da XP Investimentos.

“A partir de 2024, a XP Controle poderá exercer uma opção de venda da totalidade de sua participação no capital social da XP Investimentos ao Itaú Unibanco. Já a partir de 2033, o banco tem a opção de comprar a totalidade da participação. Somente mediamente o exercício”, conforme a nota.

“Somente mediante o exercício de qualquer dessas opções ocorrerá a aquisição de controle e da totalidade do capital social da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco”, diz a nota do Itaú.

Outras informações importantes, ditas pelo Itaú Unibanco são:

  • O Itaú Unibanco poderá indicar 2 membros do Conselho de Administração da XP Investimentos, de um total de 7,
  • O Grupo XP Investimentos será controlado pelos sócios da XP Controle,
  • Os administradores e executivos permanecerão à frente da XP Holding, da XP Investimentos e de suas controladas.

“Cabe destacar que a gestão e a condução dos negócios de todas as sociedades do Grupo XP, incluindo a XP Investimentos, continuarão totalmente independentes, segregadas e autônomas, preservando os mesmos princípios e valores atualmente em vigor”, disse outra parte da nota.

3 pontos importantes que devem ser analisados antes de começar a investir em ações

Separamos alguns 3 pontos importantes que devem ser analisados com muita frieza antes de começar a investir em ações. Confira!

1 – Corretora de Investimentos

É a empresa autorizada a negociar os papéis na Bolsa de Valores. Todo investidor que quer aplicar na B3 (BM&FBovespa), precisa ter conta aberta em alguma corretora e a escolha é muito importante porque envolve características de cada corretora: como as taxas cobradas.

O comum é que seja cobrada uma taxa de corretagem e uma porcentagem sobre o valor do investimento, que são pagos sempre que a operação for realizada. Tem também a taxa de custódia, que tem que ser paga mensalmente à Bovespa.

2 – Qual a Porcentagem dos custos?

Imagine que o investidor compre 100 reais em ações e pague 8 reais de corretagem, 50 centavos de porcentagem da corretagem e 10 reais de custódia, o que vai somar 18,5 reais. Logo, os retornos das ações não podem ser menores do que 18,5 reais.

É preciso notar que o dinheiro usado nessas operações fica em uma conta criada pela corretora em nome do cliente, não sendo possível sacar o dinheiro, apenas transferir valores conforme operações.

3 – Quanto é preciso investir?

Para Philip Soares, que é analista da Ativa Corretora, somando as taxas de corretagem por operação para quem vai investir pouco dinheiro, o mais interessante é aplicar em um fundo de ações, já que o gestor tomará conta das decisões.

“Assim é possível diversificar a carteira”.

E, “aplicar pouco dinheiro”, conforme o especialista, significa investir menos do que 1 mil reais. “Eu mesmo comecei com menos de 1 mil reais para me familiarizar com a bolsa”, garante.

Ainda conforme Soares, o mais viável é comprar ações de vários setores, sem ficar preso à um único aporte de um único segmento. “As corretoras têm pessoal especializado para orientar os clientes, mas sempre que eles dão uma ordem de compra nós cumprimos”, diz.

Fundos de Ações tornam-se melhor opção de investimentos!

Janeiro foi bom! Pelo menos para a Bolsa de Valores (BM&FBovespa)! As aplicações em fundos de ações, por exemplo, tornaram-se a melhor opção de investimento no 1º mês do ano. Já do lado debaixo da tabela, a variação cambial e a queda do dólar resultaram em rendimentos negativos.

Leia na Íntegra:

Fundos de Ações tornam-se melhor opção de investimentos em Janeiro!

Como Ganhar Dinheiro com Ações Small Caps

No 1º trimestre de 2017, as Small Caps acumularam ganhos de 16%, um valor que representa o dobro da alta registrada pelas ações das companhias que compõe o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Isso faz com que as Ações das Small Caps em 2017 continuem sendo uma boa alternativa aos investidores que aplicam na BM&FBovespa.

Assim sendo, no atual cenário, empresas como PDG, GOL, Magazine Luiza e Smiles são as Melhores Small Caps para Investir em 2017, pelo menos, conforme os últimos resultados.

Entre as ações mais baratas de 2017, que tem valor da ação abaixo de 10 reais e que fazem parte do grupo das Small Caps 2017, estão

  1. PDG (com valor da ação de 2,19 reais),
  2. Tecnisa (com valor da ação de 2,7 reais),
  3. Even (com valor da ação de 4,56 reais),
  4. Randon (com valor da ação de 4,86),
  5. Direcional (com valor da ação de 5,73 reais),
  6. Cosan (com valor da ação de 6,6 reais),
  7. Gol (com valor da ação de 8,16 reais),
  8. BR Properties (com valor da ação de 8,98 reais) e
  9. Duratex (com valor da ação de 9,27 reais).

A PDG foi a empresa que teve o maior destaque com uma valorização de mais de 85% e esse é uma continuidade da companhia em 2017, já que, desde o início do ano, a PDG teve alta de 200% nas primeiras semanas de 2017 seguindo a perspectiva positiva do setor de construção.

Ainda se tratando de início de ano, as Small Caps se mostraram promissoras, sendo que logo no 1º mês do ano, 33 empresas small caps bateram o desempenho do Ibovespa, como aconteceu em março.

Na ocasião, além da PDG, o Banrisul também viu uma forte valorização dos papéis devido a redução da taxa básica de juros.

Já entre os Fundos de Ações Small Caps em 2017, conforme os resultados de janeiro, podemos destacar:

  • Mapfre Fi Em Ações Small (rentabilidade de 16 reais),
  • Banrisul Ações Fi (rentabilidade de 9,85 reais),
  • Caixa Fi Ações Small Caps Ativo (rentabilidade de 6,95 reais),
  • BB Top Ações Small Caps Fi (rentabilidade de 6,91 reais) e
  • Blackrock Small Caps Fi Ações (rentabilidade de 6,89 reais).

Bônus: Empresas começam a retomar negócios indo à Bolsa de Valores

“Você tem um investidor que acredita no seu plano de negócios, com uma visão muito mais de médio e longo prazo, e que vai ser remunerado através do que esse plano de negócios vai entregar”, diz o presidente da locadora Movida, Renato Franklin.

A Movida é uma dessas empresas que decidiu entrar na Bolsa de Valores recentemente, com a finalidade captar recursos. Para tanto, venderam 34% da empresa e já conseguiram arrecadar mais de 600 milhões de reais.

“Quando você cresce, você acaba contratando mais pessoas. Só em 2017, contratamos mais de 90 pessoas. Então, a ideia é crescer ainda mais”, afirma Fabio Costa, diretor de relações com investidores.

Para se ter uma ideia dessa representatividade, nos últimos 3 anos a bolsa abriu capital para apenas empresa por ano. E agora, em 2017, já foram 3, além de mais 3 que já estão autorizadas e outras 7 que está interessadas.

“A gente pode pensar que abertura de capital dessas empresas estão sinalizando uma perspectiva de melhora da economia. Essa perspectiva de melhora, se revertida em crescimento econômico, a gente vai ter geração de empregos”, conta Joelson Sampaio, professor de finanças da FGV (Fundação Getúlio Vargas), de São Paulo.

Interessou no investimento em ações? Curte só como investir pela internet!

Tudo passa pelo Home Broker, uma ponte virtual entre o investidor e a Bolsa de Valores. É uma ferramenta que te permite lançar ordens e fazer a transação entre ações, além de checar dados e informações. A tecnologia está disponível desde a década de 90, mas, no Brasil, pegou gosto mesmo em 2000.

As principais funcionalidades do Home Broker são: Comprar e Vender Ativos, Cotações em Tempo Real, Limite de Perda, Cálculos Automáticos e Verificação de Informações Administrativas. Sendo assim, mesmo que as ações representem riscos, é possível minimizá-los, o que possibilita os melhores resultados nesse tipo de investimento.

A dica é: tomar cuidado com as fraudes e hackers. Então, sempre que for usar, verifique o uso de um computador confiável e não divulgue as senhas para outras pessoas.

A conexão com a internet também é um ponto que deve ser levado em consideração, já que é possível ter aplicativos e módulos de segurança para evitar tais problemas ou mesmo evitar que a conexão caia durante uma transação.

Universidade do Investidor

Juntar Dinheiro Rápido ou Economizar Dinheiro Rápido é apenas uma das várias dicas que você precisa conhecer para chegar à sua Independência Financeira. Por sinal, Independência Financeira nada mais é do que você conseguir viver apenas com a rentabilidade dos seus investimentos.

Logo, se você tem um alto valor investido, nem precisaria trabalhar, horas a fio, que o seu dinheiro cairia lá na sua conta todos os meses.

Diferente do que muitas pessoas pensam isso não é um sonho, assim, tão distante. É mais fácil do que você imagina. E é mesmo. Porque a diferença entre Ficar Pobre e Ficar Rico é que em um você paga juros e em outro você recebe juros.

Então, não esqueça que Juntar Dinheiro Rápido é apenas um passo, talvez o 1º passo, para você chegar ao sonho de Viver de Juros. Para conseguir completar essa missão, você, de alguma forma, precisará investir dinheiro.

  • Daí, entram outras questões, como o fato de “Como Escolher o Melhor Investimento para Ganhar Dinheiro”?

Essa é uma das melhores perguntas que alguém pode fazer para si mesmo. Porque é o que, de fato, vai poder alavancar ou não o sonho financeiro. Se você ainda não sabe como escolher o melhor investimento para ganhar dinheiro, assista à Universidade do Investidor.

Com informações do hojeemdia, terra e finançaspessoais

ANÚNCIO