7 Motivos para Investir Dinheiro no Mercado Fitness

ANÚNCIO

Se você tem aptidão por uma área da saúde que tem a ver com esportes, alimentação saudável, bem-estar, produtos naturais, suplemento alimentar, cuidados com o corpo… Saiba que o seu momento pode ser exatamente esse!

Para demonstrar essa potencialidade do Brasil, uma pesquisa da Euromonitor International mostrou que o país é responsável por mais de 30% das vendas de vitaminas e suplementos alimentares da América Latina.

ANÚNCIO

Já a Associação Internacional do Mundo Fitness (IHRSA) afirma que o Brasil é protagonista no setor de academias de ginástica, com mais de 32 mil estabelecimentos espalhados por todo território.

Ou seja, é o 2º colocado no ranking de maior mercado de academias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Bônus no Final do Artigo – Como Montar uma Loja Fitness

ANÚNCIO

O número é aceito pelo Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, que diz que o número dessas academias aumentou em 153% no estado.

Para a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), a maior qualidade de vida faz com que o mercado fitness movimente mais de 2 bilhões de dólares anualmente.

Antes de citar os motivos, entenda sobre quais tipos de negócio estamos falando…

Produtos Orgânicos

O mercado de orgânicos é um dos que mais cresce nos últimos anos. O cuidado com o ambiente onde a alimentação é produzida tem chamado a atenção. Portanto, vale a pena investir na comercialização desse tipo de alimento.

Cuidados com o Envelhecimento

A expectativa de vida está aumentando e isso quer dizer que teremos mais pessoas velhas conforme o tempo passa. Por isso, os investimentos com esses cuidados pode ser lucrativo, trata-se de uma questão de necessidade.

Produtos com a Saúde e a Beleza

É uma área que está de portas abertas visto que as pessoas se interessam para garantir o aspecto físico e visual, além do interno (com a alimentação).

Saúde Comportamental

Conforme a National Institute of Mental Health, há 10 milhões de pessoas que sofrem de doenças mentais sérias e isso limita as atividades cotidianas.

O assunto é novo e uma ótima opção de investimentos. Na verdade, as pessoas que tem essas doenças não recebem o tratamento adequado.

A demanda é grande. As mulheres e as crianças são os que mais sofrem dessa falta de cuidados apropriados. Para o World Health Organization, a probabilidade de uma mulher desenvolver as condições mentais é o dobro em relação aos homens.

Terceirização Farmacêutica

A indústria das farmácias luta contra vários problemas, com os altos custos e as pressões regulamentadoras. Por isso, o segmento tem mudado o seu modelo de negócios.

Dessa forma, tornou-se comum terceirizar diferentes processos, como pesquisa, desenvolvimento, manufatura e testes clínicos.

Estima-se um crescimento dessa terceirização nos últimos 10 anos, com oportunidades promissoras. O segmento evolui e cresce, com isso a oportunidade acontece.

7 Motivos para Investir Dinheiro no Mercado Fitness

Mas, será que investir nesse tipo de negócio realmente pode dar certo? Separamos 7 motivos que provam que sim – o setor fitness é promissor para ganhar dinheiro. Confira!

1 – Um Segmento em Pleno Crescimento

O mercado de suplementos alimentar cresce em um potencial de 25% ao ano.

Conforma a Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), 10% da população nacional já usa os suplementos para quaisquer fins.

“O moimento instaurou-se tão fortemente na nossa sociedade que até as políticas públicas tiveram que se voltar a ele. Um exemplo é a crescente instalação das ciclo faixas em cidades urbanas, como São Paulo e Rio de Janeiro”, diz Diego Diniz, especialista em Nutrição Esportiva.

2 – Qualquer um pode Investir na Área

Você não precisa ser um expert no assunto para investir nele. Atualmente, há muitas franquias que enxergam o novo negócio fitness como potencial lucrativo.

O que você vai precisar é de conhecimentos técnicos dos produtos e do seu mercado. Mas, isso é fácil quando se tem treinamentos e suporte à gestão comercial.

3 – Amplo Mercado e Campo de Atuação

Crianças, jovens, adultos e idosos podem usar tais produtos com recomendações clínicas ou médicas. Por isso, o número de franquias aumenta mais do que outros segmentos.

A mudança de hábito está ligado diretamente à alimentação. “Ou seja, há dois aspectos que a priorizam: a mudança de hábito para uma vida saudável e a necessidade diária de consumo de um cardápio bem elaborado”, diz Diniz.

4 – Suporte ao Franqueado

No caso das franquias, uma das vantagens é o suporte dado.

“Tendo know how no segmento e já tendo passado por diferentes momentos econômicos, o franqueador consegue prever as oscilações que impactam seu negócio, de forma a criar boa gestão empresarial”, afirmou.

“Além disso, a rede tem consultores de campo, que oferecem apoio ao marketing e à área comercial, incluindo o suporte nas operações administrativas”, conclui.

5 – Facilidade de Negociação com os Fornecedores

Você pode ter acesso ao menor preço porque a rede atua como intermediadora em prol do desconto para todas as unidades franqueadas.

“Em alguns casos, mesmo sendo intermediadora, a rede acaba permitindo a compra e o contato direto de cada franqueado com os fornecedores, prezando pela transparência nas relações”, diz o executivo.

“Além disso, na rede é possível oferecer mais variedade de produtos, dado o poder de compra em larga escala e, consequentemente, garantir o menor preço, com situações mais difíceis se você é um varejista único ou que atua no e-commerce”, conclui o pensamento.

6 – A Qualidade dos Produtos

Os fornecedores desse mercado precisam estar atentos aos produtos analisados por diferentes órgãos de qualidade. No Brasil, por exemplo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é um requisito obrigatório para trabalhar com a área fitness.

Assim, o fornecedor e o vendedor ficam seguros.

7 – Baixo Investimento com relação à concorrência

Dependendo da comparação, os investimentos necessários para a abertura de uma loja de produtos naturais, estética ou beleza. “Outra vantagem é o rápido retorno, em geral, ocorre em apenas 18 meses”, garante Diniz.

7 Motivos para Investir Dinheiro no Mercado Fitness
Reprodução: Google

Ideias de Franquias para atuar na Área Fitness

Em 1950 estreava o franchising. A partir de então, os setores que mais cresceram foram o de esportes, saúde, beleza e lazer, conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Confira algumas redes de franquias que atuam na área Fitness.

40+ Academia

É uma academia especializada em exercícios e bem-estar para quem já tem mais do que 40 anos e que procura diferencial para manter a saúde em dia.

O lugar tem musculação, pilates e atividades como aulas com horário marcado, avaliações físicas, danças… Etc.

O investimento é de 150 mil reais e o faturamento médio chega a 30 mil reais mensais. O retorno deve acontecer em até 24 meses.

SmartFit

A rede apareceu e dominou o mercado de academias, com diferencias como equipamentos de qualidade e baixo custo dos clientes. Atualmente, são necessários 4 milhões para investir, sendo que 100 mil reais é a taxa da franquia.

O retorno é de 36 meses.

Docctor Med

A Docctor Med é uma clínica que oferece consultas médicas e exames a nível particular, só que com preços acessíveis. A ideia é ter uma visão de ser referência em clínicas populares.

Hoje são 25 unidades em todo país. O investimento inicial é de 500 mil reais e proporciona faturamento médio de 250 mil reais por mês, com retorno em até 36 meses.

Home Angels

Ela foi criada para atender idosos em situação vulnerável, oferecendo serviços de cuidadores, assistência emocional e física. A franquia tem profissionais habilitados nas áreas de fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional e outros.

Hoje a rede tem mais de 150 unidades pelo país. O investimento inicial é de 67 mil reais e o faturamento médio é de 75 mil reais, com retorno a partir do 6º mês.

Mundo Verde

É uma das marcas conhecidas no comércio de produtos naturais, orgânicas e de bem-estar. São 300 lojas em todo país e 2 em Portugal. O investimento inicial é de 370 mil reais e o retorno aparece em até 26 meses.

My Fit Store

Oferece equipamentos profissionais para a musculação e exercícios físicos, como halteres, bolas para pilates, tapetes e tudo mais que é funcional em casa.

O investimento é de 110 mil reais e o faturamento médio chega a 35 mil reais por mês, gerando retorno em até 24 meses.

Ponto Natural

Em atividade desde 1985, essa é uma das pioneiras no mercado de produtos naturais, orgânicos e que visam o bem-estar. A rede tem 32 lojas e exige investimento de 185 mil reais, com faturamento de 70 mil reais e retorno a partir do 2º ano.

Sorridents

Oferece tratamentos odontológicos com valores considerados populares.

São mais de 175 clínicas pelo Brasil. O investimento inicial é de 120 mil reais, com faturamento de 60 mil reais e retorno de 36 meses.

Doctor Feet

Com 78 lojas pelo país, essa é uma das maiores marcas com especialidade em podologia no país. As franquias oferecem tratamentos diferenciados com argila, por exemplo.

O investimento é de 300 mil reais para abrir uma franquia e o faturamento é de 85 mil reais, sendo que o retorno aparece em 36 meses.

Direito de Ouvir

É uma rede de clínicas de fonoaudiólogas especializada em aparelhos auditivos.

O investimento é de 135 mil reais, com retorno a partir do 2 ano de atuação. O faturamento médio mensal é de 50 mil reais.

Buddha Spa

É focada em oferecer um local para relaxamento e para conquistar o bem-estar desejado da mente e do corpo.

Investir na Buddha Spa custa 90 mil reais e pode render 45 mil reais mensais. O retorno aparece a partir do 3º ano.

Cuidare Brasil

Oferece cuidadores de pessoas, idosos. O foco é oferecer um acompanhamento que pode ser parcial ou integral.

Incluem-se serviços como as atividades de lazer, como caminhadas e acompanhamento a eventos. Cuidados com banhos, curativos e reabilitação também acontece.

GOU (Grupo Odontológico Unificado)

Tem franquias que oferecem tratamentos ortodônticos e clareamento dental de forma personalizada com valores populares.

O investimento é de 120 mil reais e o lucro médio é de 30% ao mês.

Audicare

Entrou para o mercado de franquias recentemente, a empresa faz atendimento clínico e avaliação completo de audição, com os fonoaudiólogos.

São vários tipos de franquias, que variam entre 215 a 245 mil reais. O retorno é de 2 meses.

Medstation

Tem foco em pessoas que estão insatisfeitas com o setor público, mas que não podem pagar muito caro pelos serviços de saúde. As clínicas têm cinco frentes: ortopedia, ginecologia, pediatria, cardiologia e clínica geral.

O investimento é de 84 mil reais e a renda mensal de 40 mil.

Ortoplan

É uma rede de clínicas odontológicas que tem investimento inicial de 350 mil reais e faturamento mensal de 120 mil reais.

Phitofarma

Atua na manipulação de medicamentos. Tem investimento de 220 mil reais e faturamento de 80 mil reais.

Infinita

É uma rede de diagnósticos por imagem. Os serviços prestados são de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, desintometria óssea e raio-x. o valor para aplicação é de 3 milhões de reais.

Bônus – Como Montar uma Loja Fitness

Está provado que o mercado é crescente – olhe o tanto de franquias que existem atualmente.

Mas, como fazer para montar uma franquia e começar a ganhar dinheiro com essa área?

Além do capital disponível para investimento, será preciso ter conhecimento para atingir os melhores resultados.

Para te ajudar com isso, separamos um breve passo a passo, leia!

O Local de uma Loja Fitness

A escolha do ponto comercial – assim como a estruturação – é primordial para o negócio dar certo. Tenha em mente o seu público alvo e saiba onde vai atuar. Quanto maior for o mercado, maior será a chance de ter uma boa carteira de clientes.

Procure locais que já estão próximos a outros estabelecimentos da área. Se você vai abrir uma academia, tente se posicionar próximo a uma loja de produtos orgânicos, por exemplo.

O espaço interno da loja também é importante para o que você deseja – você tem que ter uma vitrine frontal, um estoque, banheiros, escritório… Pense nisso.

O valor do aluguel do lugar tem que estar no seu plano de negócio, já que será o primeiro investimento a ser feito. Pesquise muito antes de fechar o negocio – não adianta ter o melhor negócio do mundo, mas está em um lugar de difícil acesso.

O Valor do Investimento

Investir dinheiro é inevitável para iniciar algum negócio, portanto, faça tudo bem pensado. Você terá gastos simples, mas que significam muito no orçamento, como pintura, compra de prateleiras, vitrines, balcão, etc.

Uma loja fitness, como visto nas franquias acima, pode variar muito… E chegar a milhões de reais.

Também há gastos com a legalização do imóvel, para isso busque auxilio de um contador.

Os Produtos que Serão Vendidos

Uma das características do negócio tem a ver com a variedade de produtos que estarão disponibilizados lá. Crie uma lista de bons fornecedores.

Atendimento e Divulgação da Loja

São pontos importantes para quem busca uma loja diferente e que dê atenção ao cliente. O ideal é ter atendentes, pessoas que cuidam da divulgação, do marketing, do caixa… Mas, mais do que tê-los é importante treiná-los.

O crescimento da loja pode ser repentino e isso necessita de preparação. Atingir o público alvo é importante para quem ainda não é reconhecido na área de atuação – para isso, use todos os meios, assim como os tradicionais ou outros.

Disponibilização dos Horários Flexíveis

O funcionamento de uma academia, por exemplo, tem a ver com o horário de atendimento dos clientes, portanto, trabalhar em horários alternativos pode ser uma boa opção. Por isso, avalie a receptividade de todas as opções.

Como se Tornar um Empresário Sucesso 

Todo empresário que conduz um negócio precisa atuar de forma a garantir não apenas sucesso pessoal, mas também o da empresa – que é medido em números.

Os dois campos precisam estar entrelaçados, sendo que as conquistas empresariais devem vir do esforço pessoal.

Confira os passos.

Educação é a Regra Número 1

A educação tem que ser pensada não apenas como forma curricular, de diploma. Ela vai muito além disso. Um MBA – especialização – é importante e vai te dar uma boa base para conseguir seguir adiante, porém conhecer a indústria onde você atua é tão importante quanto isso.

Para isso, pense sempre em cursos de reciclagem ou que vão, de fato, agregar valor ao seu conhecimento – e não apenas ao seu currículo.

Muitas vezes, conversar com um especialista em algum assunto pode se equivaler à anos de faculdade. Outras vezes não. O importante é sempre mesclar a forma de adquirir conhecimento – como na forma física, na forma online, presencial, à distância, na Escola, em Palestras.

Vá Além do Horário de Trabalho

Se você realmente acredita no seu projeto, vai precisar entender que todo esforço será pouco para que ele seja alavancado. Um colaborador pode até achar ruim se fazer alguma hora extra na sexta-feira, mas você não deveria.

Trabalhar fora do horário de trabalho faz parte do que os analistas chamam de sacrifício.

Para isso, inclusive, você pode usar métodos mais atuais, tecnológicos, como a internet – onde há um mundo de informações.

No entanto, antes de terminar esse tópico, precisamos lembrar que você não deve deixar que o esforço extra prejudique outros aspectos da sua vida pessoal – como o lazer, a cultura. Você, em todo caso, vai precisar ter um tempo para recompensar o trabalho pesado.

Tenha um Mentor

Independente da sua área de atuação ou do seu mercado, é necessário ter um mentor – que é aquela pessoa que vai poder te ajudar de alguma forma, com dicas e conselhos. É a partir dele que o empreendedor poderá criar uma boa rede de contatos.

Além disso, extraia tudo que você puder dele. Faça perguntas como:

  • Como Você Começou?
  • Qual Curso Frequentou?
  • Qual foi o Primeiro Trabalho?
  • Como Foi o Desenvolvimento Empresarial?

Se você ainda não se ligou de quem poderia ser o seu mentor, não precise ir muito além. Pense em alguém que atue na mesma função que você e tenha conhecimentos prévios, teóricos e intrínsecos sobre a sua atuação.

Pode ser, por exemplo, algum colega de trabalho mais experiente ou um amigo do seu pai. Pode ser aquele dono da empresa que você conheceu ainda quando era estagiário e fez uma visita até lá. Pode ser também o professor da faculdade, que tem um conhecimento infindável.

Sempre faça Estágios

Seja humilde o bastante para levar em conta os aprendizados da vida acadêmica e faça estágios em grandes ou pequenas empresas. Nunca ignore cargos que não sejam remunerados, desde que eles sejam capazes de te dar uma base necessária para o seu futuro sucesso.

Conforme análise do mercado, os estágios costumam ser a primeira oportunidade para que estudantes ou recém-formados façam seus contatos e atuem como profissionais de mercados. Os cargos são menores, mas a porta de entrada para o mundo dos negócios.

Faça uma Lista de Prioridades de Tarefas

Siga uma sequência e sempre complete a primeira tarefa antes de seguir para a próxima. Pode parecer uma tese simples, mas isso fará muita diferença no longo prazo.

O mais importante, porém, não é concluir todas as tarefas e sim conseguir identificar quais são as de alto valor – ou seja, mais importantes. São elas que vão trazer mais benefícios para você.

Evite Procrastinar

No tópico acima (5), falamos sobre se orientar pelo nível das tarefas. Mas, isso não quer dizer que você tenha que deixar de fazer as mais simples. Afinal, elas não vão desaparecer sozinhas. E, nunca acumule essas tarefas – quando acumuladas, elas podem te deixar de saco cheio.

Portanto, a regra é: monte listas e mantenha toda a perspectiva. Depois, divida as tarefas em blocos menores e espalhe os aspectos menos agradáveis. Por fim, atente-se à sua agenda – organizando os trabalhos.

Complete os Seus Projetos

Esse tópico também é para dar sequência ao que já foi visto até aqui: conclua as tarefas que começar.

Quando for realizar um projeto que é grandioso demais, avalie se está usando bem o seu tempo.

Se quiser saber se está na hora de abandonar algum projeto, então, pense: quantos projetos não finalizados você tem? Pode ser que agora seja a hora de seguir em frente e concluir o serviço.

Assuma as Responsabilidades

Todo empresário que busca o sucesso tem que assumir responsabilidades – sabendo, inclusive, que nem sempre vai ser possível ganhar ou lucrar. Demonstre, no entanto, que está disposto a negociar de modo aberto e responsável todos os problemas.

Fugir das responsabilidades apenas para evitar os resultados negativos não te fará ter boa reputação e nem resultado.

Considere o que é Importante para Você

Seja fiel ao seu intuito de perseguir algo que você tenha paixão em fazer porque isso é importante na hora de conseguir motivação para chegar até o fim. Os seus esforços sempre vão estar direcionados para algo que te deixará orgulhoso, além de tudo.

Equilibre o Trabalho com a Diversão

Tudo que é de mais faz mal. Assim como o que é de menos. Logo, o equilíbrio é fundamental em toda área da vida e não seria diferente na sua vida profissional e de empreendedor. Busque equilibrar o seu trabalho com a sua diversão e isso te fará bem no longo prazo.

Quanto maior for a sua ambição (vontade de vencer na vida empresarial), com certeza, será maior também a sua carga horária de trabalho. Aí, vai prevalecer a sua paixão para cumprir as suas horas extras.

Leve em conta, no entanto, duas possibilidades:

– Entrar de cabeça no serviço sem descansar o deixará estressado e menos eficaz, por isso, é preciso definir os limites e as pausas,

– Não se considerar peça importante do seu próprio serviço pode te distanciar do trabalho a ponto de deixar de ganhar alguma produtividade.

Com informações do Maringá

ANÚNCIO