Como Investir Dinheiro para Ficar Rico ganhando apenas um Salário Mínimo em #3 Passos

ANÚNCIO

Investir Dinheiro para Receber Juros e Ganhar Dinheiro sem fazer muito esforço. Essa é a lei! Essa é uma linha de pensamento que funciona. A grande diferença entre Ficar Rico e Ficar Pobre é o Recebimento de Juros ou o Pagamento de Juros. Óbvio que, quando você recebe Juros você caminha para Ficar Rico e quando paga Juros vai para o caminho contrário.

A questão é que para Receber Juros, aumentar o Patrimônio e caminhar ao topo (Ficar Rico), você precisará Investir Dinheiro. E aí, quando falamos isso, uma boa parte das pessoas diz: “Mas eu só ganho um Salário Mínimo por mês”. Ou então, algo parecido com isso. Esse artigo tem o único e exclusivo objetivo de demonstrar que MESMO VOCÊ GANHANDO UM SALÁRIO MÍNIMO é possível INVESTIR DINHEIRO e caminhar para a Independência Financeira.

ANÚNCIO

Se você, que está lendo esse artigo, acha que o dinheiro que você ganha é muito pouco (provavelmente, você terá razão) e que isso é um empecilho para você nunca conseguir sair dessa situação… Você tem que ler até o final e mudar de opinião. Mais do que isso, você precisa ler para sair de vez dessa situação!

O segredo do investimento financeiro não está na quantia que você investe e sim na regularidade com que você consegue manter o investimento. Assim, podendo, capitalizar um determinado valor”.

Informação Adicional: Apenas para que você saiba, dois estudiosos publicaram há algum tempo uma pesquisa (que se transformou em livro) no qual eles contam a sua história acadêmica, que foi a de estudar os maiores milionários do mundo. Entre tantas descobertas, a principal foi a de que o fato mais comum entre todos esses milionários era que eles haviam começado do zero. Ou seja, eles nunca haviam sido ricos antes de conseguir chegar à esse êxito!

ANÚNCIO

Por isso, se você nunca foi rico antes ou se não tem nenhum parente rico, saiba que isso não faz o menor sentido… Você pode Ficar Rico independente disso tudo. Basta que tenha estudo, conhecimento e dedicação! Bem, chega de enrolação e vamos aos fatos!

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico ganhando apenas um Salário Mínimo em #3 Passos
Reprodução: Google

Uma breve história do Salário Mínimo

O Salário Mínimo é o menor pagamento monetário, definido por lei, que um trabalhador deve receber em uma empresa por seus serviços prestados. Esse valor é definido por um decreto de lei nacional, que é avaliado anualmente e usa como base o atual custo de vida da população. A criação do Salário Mínimo tem como base estabelecer um valor mínimo que um indivíduo necessita para a sobrevivência em uma sociedade capitalista.

O Salário Mínimo surgiu na Austrália e na Nova Zelândia durante o século XIX. No Brasil, a definição da remuneração aos trabalhadores existe desde a década de 30, no século XX, com a Lei 185 de 1936, sendo oficializada em 1938. Antes disso, existem 14 tipos de valores de remuneração mínima no país, algumas variavam em até 3 vezes a mais que outras.

Conforme o Decreto de Lei 13.152, o salário mínimo mensal no Brasil em 2017 é de 937 reais.

Ainda conforme a Constituição Federal de 1988… “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada a sua vinculação para qualquer fim”.

E aí é assim: na teoria, tudo muito lindo. Mas, você sabe, as coisas não funcionam assim. Atualmente, quem vive com apenas um Salário Mínimo sabe as dificuldades que são encontradas. O valor não dá para quase nada. Então, não apenas por isso, há uma nova tendência no mercado, dos trabalhadores independentes, que, por sua vez, não tem carteira assinada e não se “importam” com o Salário Mínimo, mesmo porque ele não dá para nada.

Mas, você leitor precisa entender que aqui nesse artigo não vamos falar sobre os prós ou os contras do Salário Mínimo. A questão é que usamos essa definição para justificar um orçamento baixo. Logo, você poderia entender o título desse texto da seguinte forma: “Como Investir Dinheiro no Mercado Financeiro ganhando um salário baixo”.

Ah, por sinal, até poderíamos filtrar esse artigo apenas para os leitores formados em Antropologia, Música, Filosofia, História ou Literatura, que, segundo a Forbes, são as profissões que menos remuneram os seus trabalhadores. Mas, como comentamos, o mundo está se atualizando e hoje a escolha de uma profissão nem é assim tão importante, desde que você tenha visão e seja ousado.

Então, deixaremos a definição e a teoria de lado e vamos á prática!

1 – Economizar Dinheiro ganhando um Salário Mínimo

Existem três tipos de pessoas. As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: o que aconteceu”, Philip Kotler.

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico ganhando apenas um Salário Mínimo em #3 Passos
Reprodução: Google

Você precisa ser a pessoa número 1, ou seja, aquela que faz as coisas acontecerem! E você tem que fazer isso mesmo ganhando um salário muito baixo, muito menor do que ele realmente deveria ser. Todos sabem que é muito complicado para um pai ou mãe de família sustentar a casa ganhando apenas um salário mínimo, mas isso tem que ser possível. Aliás, só reclamar não vai solucionar essa questão, é preciso agir.

O item número 1 para a sobrevivência é a alimentação. Então, foque o que você pode gastar nesse item e todo o restante deve ser revisto! Coloque os seus gastos no papel, faça isso. Depois, corte tudo o que é desnecessário. E nem venha dizer que não dá para cortar mais nada, sempre dá! Você precisa se adaptar à sua realidade, mesmo que ela seja nova e pareça impossível.

Pense cá, se você ganha um salário mínimo, você ganha alguma coisa. É diferente de quem está desempregado e não ganha, absolutamente, nada. O que você precisa ter é garra, meta e desempenho. A situação está crítica, está difícil? Pode começar cortando os seus vícios, o café, o cigarro, a bebida… Isso leva boa parte do seu dinheiro embora. Temos certeza de que se você é adepto à um desses itens, não faz ideia do quanto perde de dinheiro com isso.

Você precisa parar 2 minutos e ler esse texto, agora:

10 vícios que podem acabar com o seu dinheiro, entre eles, o cigarro que pode custar mais de 7 milhões de reais durante a vida toda

O cigarro que pode custar mais de 7 milhões de reais durante a vida toda!

Então, esse é o 1º Passo: Enxugar, Cortar, Eliminar tudo o que for possível. E tem muitas coisas que é possível mesmo que você não queira aceitar.

2 – Juntar Dinheiro ganhando um Salário Mínimo

Tendo em vista que Economizar Dinheiro é preciso e fundamental para sair das dívidas e da pobreza, você precisa saber que juntar dinheiro também é necessário. De um lado, você corta tudo o que tem que cortar e economiza e de outro, você junta. Para quem tem dificuldades em fazer isso, uma dica é fazer um pequeno investimento, mesmo que bastante conservador, que vai te forçar a guardar dinheiro.

O que é preciso ter em vista é que os títulos de capitalização, a poupança e as previdências privadas não são boas maneiras de fazer isso. Existem alguns fundos de investimentos que cobram baixas taxas de administração e, por isso, conseguem ser bem mais vantajosos. Existe também o Tesouro Direto que tem investimentos baixos e são super seguros porque são do Governo.

5 questões importantes sobre a Previdência Privada: Ter ou não Ter, eis a questão!

Então, mesmo que ainda tenha dívidas, dê um jeito de juntar dinheiro e para com aquela historinha de “Eu mereço”. É muito comum chegar ao final de semana, do mês ou do ano e as pessoas gastarem tudo o que tem (e também o que não tem) pelo simples motivo de “merecer”. É inegável que você merece, mais do que qualquer um. Mas, mantenha-se controle financeiro e fique firme no propósito. Uma pequena quantidade hoje pode ser um grande patrimônio amanhã.

3 – Investir Dinheiro ganhando um Salário Mínimo

Depois que você conseguiu economizar dinheiro e juntar dinheiro, então, vem a cereja do bolo: investir dinheiro! Lembra que falamos lá em cima? Nada vai fazer sentido se você não investir dinheiro porque só assim você receberá juros e é recebendo juros que é possível Ficar Rico.

Com algum dinheiro em mãos é possível escolher vários investimentos muito melhores do que aquele fundo que você tem. Se você é do tipo conservador, por exemplo, e tem um bom valor, vale optar pelas Letras de Crédito, mas desde que paguem valores acima de 85% do CDI. No próprio Tesouro Nacional existem opções super recomendáveis.

E, agora que você saiu das dívidas, precisa criar novas metas. Pense sempre em 3 frentes: curto prazo, médio prazo e longo prazo. E assim, divida o seu investimento. Por sinal, nunca deixe de diversifica-lo. Você pode escolher 3 tipos de investimentos pensando em cada uma das suas metas, por exemplo: viagem no fim do ano, faculdade do filho e aposentadoria. São 3 opções que tem opções diferentes de investimentos.

A história de Investir apenas 10% do Salário

Quem acompanha a Trovó Academy sabe que desde os primórdios tem uma lição que fala que para enriquecer é preciso investir apenas 10% do salário e não mais do que isso. Essa afirmação está compartilhada com o tempo de investimento, que, nesse caso, pressupõe que seja longo.

Para certificar esse pensamento, podemos ir também até a Babilônia. Lá, George S. Clason, divulga em seus livros vários relatos de pessoas que conseguiram se livrar das dívidas e começaram a enriquecer quando passaram a ter um melhor controle financeiro de suas vidas e começaram a guardar apenas 10% de todos os seus rendimentos, para, depois, investi-los.

https://youtu.be/tXfddhCV5mA

Se imaginarmos uma pessoa que ganha um salário de 3 mil reais, logo ela poderia poupar 300 reais, que representa 10% do salário. Assim, em um investimento pequeno, que renda 1% ao mês, ela teria um valor bruto de 3,8 mil reais no final do ano ou algo em torno de 24,5 mil ao final de 5 anos. Isso acontece por causa dos juros compostos.

E aí, ainda acha pouco? Na poupança, o rendimento seria bem menor e se não for investido, a sua chance de só fazer dívida ao invés de começar a enriquecer também aumenta. O fato é que se pensar no hoje, 10% não representa muita coisa, mas no longo prazo, pode garantir um futuro tranquilo com uma boa qualidade de vida.

Outro exemplo é voltado para os jovens. Imagine que ele queira fazer um plano de aposentadoria e invista, todos os meses, 80 reais em algum investimento que renda, ao menos, 1% ao mês por 30 anos. Ao final desse tempo, o patrimônio acumulado será de quase 280 mil reais. Isso porque estamos falando apenas de 80 reais mensais e de rendimento baixo, de 1%.

Para terminar esse tópico, a dica é não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Comece a investir hoje, mesmo que seja um valor baixo. O Brasil, mesmo com a queda da Selic, é um dos melhores países para investir dinheiro em Renda Fixa, que é um investimento muito seguro. A dica é fazer o seu dinheiro render de verdade!

Como Investir com o Salário de Estagiário

Edson Ichihara é médico oftalmologista e recentemente publicou na internet um artigo no qual conta a sua trajetória no mercado financeiro. Achamos o relato interessante e vamos replicar algumas partes dele aqui. Na íntegra, o artigo está intitulado como “Como Investir com o Salário de Estagiário”.

“Como não tinha muita informação sobre Educação Financeira na época, meus investimentos foram praticamente na poupança e no INSS. E não preciso nem dizer que foram as piores decisões que fiz na época”.

O Controle dos Gastos Essenciais é ponto importante na visão do médico, que afirma que, antes de começar qualquer projeto financeiro, é preciso saber exatamente quanto você ganha e quanto gasta todos os meses. “Não vale contar com o Cheque Especial”. Sobre esse controle, Edson comenta que usou aplicativos de celular, os quais ele tinha muita aptidão.

Aqui no Blog já comentamos que o ideal, ao menos para quem está começando é fazer tudo manualmente. “Você precisa sentir o dinheiro chegar e sair da sua mão. Preciso sentir. Tem que ter o toque”, comentou, certa vez, Robinson Trovó. E, pensando nisso, ele desenvolveu a Técnica dos Envelopes, a qual ele utiliza até hoje. “A ideia é controlar a entrada e a saída do dinheiro através de alguns envelopes. É muito fácil e simples de fazer”, ele diz.

Se você quer conhecer a Técnica dos Envelopes, leia:

Planejamento Financeiro Pessoal Simples e Eficaz Usando 10 Envelopes

Aí, Edson comenta que é preciso saber que esses Gastos Essenciais são aqueles que são necessários para a sua sobrevivência. “São gastos como Moradia, Telefone, Água, Luz, Supermercado, Gasolina”. E, na fórmula dele, a proporção que funcionou foi de 55%! Essa era a porcentagem que ele gastava com esses gastos essenciais.

“Se você gasta mais do que isso, talvez seja a hora de economizar dinheiro no aluguel da cada ou no seu transporte”, afirma ele! Então, você consegue fazer sobrar dinheiro. Na verdade, sobra 45% de todo o seu salário e todo esse valor deve ser usado para investimentos, conforme o médico!

Aliás, ele mesmo dá a direção de como usar esse dinheiro:

  • 10% para investimentos em educação
  • 10% para aposentadoria (independência financeira)
  • 10% você usa para o que quiser, gastos pessoais, entre outras coisas
  • 15% para investimentos em médio prazo, como um carro ou uma casa

“Ao invés de ficar usando o Cartão de Crédito, esses investimentos farão com que você ganhe algum rendimento a mais que vai te ajudar a ficar mais próximo do seu objetivo”.

Como Escolher o Melhor Investimento Financeiro?

Já não há mais segredos sobre Ficar Rico Para tal, é preciso investir dinheiro. Então, mas como saber qual o melhor investimento financeiro? Afinal, economizar dinheiro e poupar dinheiro é menos complicado do que parece, mas quando chega a hora de investir o dinheiro… Tudo parece complicado demais. Então, vamos descomplicar!

Questões sobre o Capital Disponível, o Tempo de Investimento, os Custos Operacionais e outros são importantíssimos na escolha do melhor investimento para ganhar dinheiro. Daí, selecionamos as 5 principais questões que devem ser observadas na hora da escolha do investimento financeiro, confira!

  1. Capital Inicial para Investimento: É claro que quanto mais recursos financeiros se têm, maiores são as chances de encontrar um investimento que se adeque ao seu perfil. Isso não significa que se você não tem uma grande quantia não poderá investir. Tudo é questão de avaliação e você precisa começar avaliando o capital que tem disponível para a aplicação.
  2. Perfil de Risco: O perfil de risco vai definir qual sua ousadia para investir dinheiro. Isso não quer dizer que se você for conservador, você não terá boas opções. No mercado financeiro, há uma relação diretamente proporcional entre o risco e rentabilidade, logo, quanto maior o risco, mais rentável ele é.
  3. Protejase da Inflação: A inflação corrói o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo, então, é preciso ficar atento à ela. De outro lado está a taxa de juros, que é a rentabilidade do seu investimento. Então, o mais indicado é que o investidor, principalmente se for iniciante, opte por produtos que sejam remunerados com base no índice IPCA ou na Selic.
  4. Tempo de Investimento: Isso também é importante e vai depender da sua meta. As aplicações de curto prazo são as que duram até 2 anos , depois vem as de médio prazo de até 5 anos e mais do que isso é considerado de longo prazo. Isso influencia na rentabilidade porque, entre outros valores, leva em consideração tabelas regressiva, como a do Imposto de Renda.
  5. Custos Operacionais: Quase todas as aplicações financeiras têm taxas de administração, corretagem, custódia, entre outras. Por isso, é preciso atenção para que essas taxas não faça com que você perca dinheiro. Essa dica vale tanto para fundos de investimentos que são feitos em bancos e são considerados seguros quanto para a comercialização de ações, na BM&FBovespa.

Agora você já tem o queijo e a faca na mão. Já sabe como Economizar Dinheiro, Poupar Dinheiro e Investir Dinheiro. Só precisa cortar o queijo, ou seja, só precisa, de fato, investir. Se você ainda ficou com alguma dúvida, comece pelas Rendas Fixas (E-book Gratuito sobre Como Investir em Renda Fixa). E, sobre Investir em Ações com Risco Zero, faça o cadastro e receba as melhores dicas!

Com informações do FabrincandoVencedores e Mepoupenaweb

ANÚNCIO