Descubra 4 investimentos para iniciantes para 2020

ANÚNCIO

Está procurando investimentos para iniciantes para 2020? A gente também pensou nisso. Inclusive, no Brasil, há uma grande variação de pessoas que querem sair da poupança e migrarem para algo mais “rentável”. E realmente isso faz todo sentido.

No entanto, a partir disso vem a pergunta sobre “onde investir dinheiro de forma segura e mais rentável” do que a poupança? A gente encontrou 4 respostas muito criativas, originais e verdadeiras. São respostas indicadas para quem ainda está começando no mercado financeiro.

ANÚNCIO

Se você tem o interesse em saber quais são essas alternativas, continue lendo. Só não se esqueça de levar em conta que estamos falando de investimentos para iniciantes e que ganham da poupança. Sendo que além deles existem muitos outros disponíveis atualmente.

1 – TESOURO SELIC

O Tesouro Selic segue a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da nossa economia. Então, a Selic caiu 4,5% ao ano. E isso tem intrigado as pessoas. Será que o Tesouro Selic continua sendo uma boa opção. A gente pode provar que sim.

Primeiro porque é um dos investimentos mais seguros do nosso país. Além do fato de ter baixa volatilidade e uma liquidez diária que se compara a poupança. Então, já temos como resposta que continua sendo uma ótima opção.

ANÚNCIO

Agora, quem está pensando no Tesouro Selic como um dos investimentos para iniciantes para 2020 deve considerar também o objetivo que tem. Por exemplo, o título é muito indicado para quem quer ter um bom lugar para guardar o seu dinheiro da reserva de emergência.

Assim sendo, é uma opção que serve muito bem para quem vai usar o dinheiro para custear os imprevistos. E de quais imprevistos estamos falando? Qualquer um que aconteça com você. Pode ser o conserto do carro, da geladeira, tratamento de saúde, etc.

Sobre o Tesouro Selic

Para investir no Tesouro Selic você vai precisar ter, pelo menos, R$ 100 e nada mais do que isso. O valor pode alterar conforme o Tesouro Nacional. Ah, e tem mais uma coisa: além de ser ótimo para reserva, ele também serve muito bem para objetivos de curto prazo.

2 – RENDA FIXA PRIVADA

A próxima das opções de investimentos para iniciantes para 2020 é a renda fixa que vem de empresas privadas, principalmente, os bancos. Você já deve ter ouvido falar de nomes como LCI, LCA, CDB e Debêntures, não é mesmo?

Esses são os melhores exemplos de renda fixa privada. Agora, a sua atenção deve estar para o fato de que esses papéis seguem a taxa CDI ou o IPCA. Por isso, são usados para objetivos diferentes.

Sobre os CDBs, saiba que eles devem render ao menos 100% do CDI para ser bom. Isso vai dar algo bem próximo do Tesouro Selic. Eles também servem para reserva de emergência e objetivos de curto prazo quando possuem liquidez diária.

Conheça os fundos de investimentos do Itaú para aplicar em 2020

Já as letras de crédito (LCI e LCA) são isentos do imposto de renda. Mas, para valer mesmo a pena também devem estar bem próximo de 100% do CDI. O fato é que são melhores para o longo prazo, já que não possuem boa liquidez.

3 – ETFs

Os fundos que são baseados em índices de ações são comercializados na bolsa de valores. Portanto, também são confiáveis. A característica diferenciada deles é que eles podem ser usados para a diversificação da sua carteira de investimentos.

Um dos melhores exemplos, que quase sempre é citado, é o BOVA11, que é o espelho do índice Bovespa. Assim sendo, acompanha o índice Bovespa, que é o principal índice da bolsa de valores. Atualmente, ele é composto por mais de 60 empresas.

No entanto, o cuidado que se deve ter é para o fato de que se trata de uma renda variável. Por isso, você tem que investir apenas se estiver seguro do investimento e se já tiver uma reserva de emergência formada. Assim, acaba não sendo a primeira opção dos iniciantes.

4 – FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Para terminar a lista dos investimentos para iniciantes para 2020, temos os famosos FIIs. Eles são conhecidos também por serem os melhores substitutos para quem gosta de investir em imóveis. Com a vantagem de ser mais prático.

Também é feito na bolsa de valores e dá para comprar cotas deles. De modo geral, conforme o empreendimento é alugado, você recebe rendimentos pelos alugueis recebidos. Mas, por se tratar de renda variável, também é preciso muita atenção para não perder dinheiro nele.

E A POUPANÇA?

Descubra 4 investimentos para iniciantes para 2020

Por se tratar de um conteúdo que diz respeito aos iniciantes em investimentos, a gente não pode deixar de citar, ao menos um pouco, a caderneta da poupança.

Portanto, saiba que ela não está compensando há bastante tempo. Atualmente, ela perde para a inflação. O que isso quer dizer? Que você perderá dinheiro se deixar o seu dinheiro lá. É claro que a renda fixa não está na sua melhor hora, mas a poupança menos ainda.

É só fazer as contas e comparar para ver isso. Inclusive, todas as opções citadas aqui neste artigo vão vencer, e por goleada, a poupança. Então, mesmo que você seja um iniciante e tenha pouco capital para começar, a poupança não tem que ser o seu começo, viu?

Para ganhar dinheiro com investimentos não existe segredo se você estuda os seus objetivos com as opções do mercado. Além do mais, é importante começar sem deixar para a amanhã. Esse novo ano pode ser o seu começo de mudança de vida. Então, mãos às obras!

ANÚNCIO