Está procurando um investimento com liquidez diária? Conheça 5 opções

ANÚNCIO

Para cada objetivo que a gente tenha na vida, devemos considerar que uma opção de aplicação vai ser a mais recomendada. Para formar a reserva de emergências, por exemplo, devemos buscar um investimento com liquidez diária.

Isso porque isso vai garantir que não tenhamos perda de rentabilidade ao longo dos dias – mesmo quando precisarmos fazer saques rápidos dos recursos. O melhor exemplo é a poupança, que permite saques a qualquer hora do dia. isso é ter liquidez.

ANÚNCIO

Porém, como a poupança tem pagado muito pouco aos seus investidores, a gente também pode encontrar no mercado outras opções, que possuem liquidez diária, são confiáveis e mais rentáveis. Nós listamos todas abaixo. Acompanhe.

1 – Caderneta da Poupança

É óbvio que esse não é o melhor investimento com liquidez diária que existe. Porém, é o mais conhecido e, por isso mesmo, a gente está citando ele aqui no começo do artigo. A velha poupança é muito conhecida dos brasileiros e permite saques a qualquer hora.

Dessa forma, o único detalhe importante sobre a rentabilidade é que você precisa aguardar 30 dias para que o rendimento seja efetuado. Então, a liquidez é diária, mas os seus juros que serão recebidos, não.

ANÚNCIO

Curiosamente, 60% da população brasileira que investe dinheiro tem dinheiro na poupança – mesmo que ela não tenha os melhores rendimentos dentro da renda fixa.

2 – Certificado de Depósito Bancário

A próxima dica é o CDB, que também é famoso entre os brasileiros – mas, não tanto quanto a poupança, claro. O CDB é como um empréstimo que é feito pelas pessoas ao banco. Em troca, o banco paga o que foi emprestado e mais uma taxa de juros.

Há vários tipos de CDBs, inclusive, os com liquidez diária. Isto é, eles permitem que você tenha rendimentos diários, a partir de uma taxa fixa ou de um índice (como o CDI). Como a poupança, ele tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

E mesmo tendo o imposto de renda (coisa que a poupança não tem), ele tende a ser mais rentável no final das contas. A maioria dos bancos, grandes e pequenos, possuem alternativas de CDBs com alta liquidez ou liquidez diária.

3 – Tesouro Direto

Como o CDB, há vários papéis no Tesouro Direto. Logo, eles também podem ter uma boa liquidez. Por exemplo, quem aplica no Tesouro Selic tem a garantia de poder sacar os recursos quando quiser sem ter perda na rentabilidade – ou seja, garantindo uma liquidez diária.

Só que diferente do CDB e da poupança, a garantia é dada pelo governo e não pelo FGC. Por isso, também é uma renda fixa segura para investir. Também há imposto de renda. Só que se soma a isso a taxa da B3, que é uma espécie de administração cobrada pela bolsa de valores.

Ah, tem outra coisa: quem aplica por menos de 30 dias ainda tem que pagar o IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras e incide no rendimento.

4 – Fundos de Investimentos

Os fundos também podem ser investimentos que tenham alta liquidez. Mas, obviamente nem todos. A ideia deles é ser como condomínios, onde as casas são cotas. Assim sendo, cada investidor é dono de uma parte da aplicação total.

Os fundos são bem variáveis quanto aos ativos que os compõe, a rentabilidade, o risco e a liquidez. De modo geral, ele tem o custo da administração, que vai para o gestor e pode corroer um pouco do seu rendimento. Por isso, é preciso cuidado para escolher o fundo.

Quanto aos valores, dá para encontrar fundos a partir de R$ 100.

5 – Ações

Como você deve saber as ações também são opções que podem ser compradas ou vendidas no mesmo dia. Por isso, fazem parte do grupo de investimento com liquidez diária. Porém, aqui a gente deve falar que há vários cuidados a serem tomados.

Primeiro que a renda variável é mais arriscada, mais agressiva e pode resultar em perdas. Depois que ela tem taxas e tarifas, com a de performance, a de movimentação, da B3, etc.

Então, comprar uma ação agora pensando na valorização e vender daqui a 2 horas pode exigir muito conhecimento seu na área. Logo, considere como uma opção, mas somente para os mais experientes no mercado da bolsa de valores.

Como escolher o melhor ativo com liquidez diária

Agora que você conhece as principais opções de ativos com liquidez diária, que podem ser usados para vários fins, como a reserva de emergência, o próximo e último passo é saber qual é o melhor para você.

Na verdade, não há uma resposta correta para todo mundo. Por exemplo, quem tem aversão ao risco já deve desconsiderar as ações. Quem quer ter ganhos acima da inflação, deve desconsiderar também a poupança.

investimento com liquidez diária

E quem não sabe ou não tem tempo para pesquisar sobre as taxas e os ativos de fundo, também deverá deixar para lá essa alternativa. Logo, se você é um novo investidor, mas sem muito tempo para estudar as opções, o CDB e o Tesouro acabam sendo indicados.

Ainda assim, considere que você terá uma grande cartela de opções no mercado dos CDBs dos bancos pequenos que pagam mais até os títulos do Tesouro que seguem índices, como o CDI.

ANÚNCIO