Conheça os 5 principais investidores adeptos ao value investing

ANÚNCIO

Aqui no blog, a gente tem falado bastante sobre o tipo de estratégia que tem sido uma referência para quem quer ganhar dinheiro na bolsa de valores: o value investing. Sendo assim, a matéria de hoje é sobre os investidores adeptos ao value investing.

Aliás, será que tem algum brasileiro nessa lista? Na verdade, entre os 5 maiores do mundo, não. No entanto, no final do artigo a gente vai citar um brasileiro que segue essa filosofia e tem conseguido ótimos resultados (bilionários), com ela.

ANÚNCIO

Ficou curioso, não é mesmo? Então, vamos por partes: primeiro temos os maiores investidores de value investing do mundo. Depois, falaremos do nosso brasileiro, que segue a mesma linha.

1 – Benjamin Graham

Seria o maior erro do mundo a gente começar essa lista sem citar Graham no topo dela. O economista mais influente da sua geração nasceu em 1894 em Londres, na Inglaterra.

Para quem não sabe, ele foi o precursor da estratégia de “buy and hold”. A partir disso, se tornou também o nome mais forte por trás do conceito de value investing. Assim, todos os nomes que vierem abaixo foram influenciados por Graham, com suas ideias sólidas.

ANÚNCIO

Aliás, para quem quer ter sucesso no mercado financeiro, ainda mais em ações, deve considerar que as obras dele apresentam boa parte das suas ideias. O problema é que não é fácil encontrar a tradução desses livros, nem mesmo na internet.

2 – Warren Buffett

Agora, nós temos um dos investidores adeptos ao value investing mais conhecidas da modernidade, Buffett. Ele é, descaradamente, um seguidor das estratégias de Graham. Aliás, é considerado o investidor de value investing mais famoso do mundo.

Atualmente, o patrimônio dele passa dos 86 bilhões de dólares. E não é raro encontrar o nome e a figura de Warren em revistas de negócios, como a Forbes ou a Fortune. Para se ter uma ideia, Buffett foi considerado o homem mais rico do mundo em 2008.

Você conhece a fórmula de value investing? Descubra mais sobre isso

Hoje com 90 anos, Buffett é o principal acionista, presidente, conselheiro e diretor da Berkshire Hathaway. Esse é um grupo que “garante” a todos os seus acionistas um crescimento acima dos 20% ao ano. Incrível não?

3 – Peter Lynch

É mais um nome conhecido hoje em dia. Ainda mais quando a gente fala em literatura de finanças. Isso porque Lynch se tornou ainda mais conhecido ao lançar obras acessíveis (do ponto de vista gramatical) ao público.

Entre eles: “One Upo n Wall Street”, “Beating the Street” e “Learn to Earn”. Esse último foi escrito pensando em adolescentes. Na Amazon dá para encontrar vários deles. Sendo que apenas o “O Jeito Peter Lynch de Investir” é que está traduzido e custa R$ 32.

Ah, uma outra curiosidade sobre o autor é que ele ficou famoso mesmo por ser o gestor do maior fundo de ações do mundo, o Fidelity Magellan Fund.

4 – Joel Greenblatt

A verdade é que esse autor não é do mais conhecidos entre os brasileiros. No entanto, ainda assim é considerado outro dos investidores adeptos ao value investing que você deveria conhecer e estudar.

Ele é gestor de fundos de hedge, além de dar aulas e ser autor de livros focados no mercado financeiro. Para quem não sabe realmente quem é Joel, vale citar a “fórmula mágica”. Essa é uma estratégia que ele mesmo criou para facilitar a compra de ações.

O mais legal é que o foco dele está em jovens e iniciantes investidores. Por isso, a ideia dele também acaba sendo, mesmo que indiretamente, tornar os investimentos em ações, na bolsa de valores, mais acessíveis para todos.

5 – Mohnish Pabrai

 investidores adeptos ao value investing

O indiano Pabrai é um dos principais seguidores de Warren Buffett. Assim, se a gente tiver uma ordem de períodos, a gente pode considerar que logo após Grahan e Buffett, Pabrai aparece como um dos nomes mais modernos.

Atualmente, ele tem 56 anos e é diretor da Pabrai Investiments Funds. Esse é um fundo de investimento hedge que é todo baseado no modelo de negócios de Buffett.

Outros investidores adeptos ao value investing

E para terminar esse conteúdo, considere que a nossa lista considerou aqueles nomes mais comuns entre os seguidores dos métodos do value investing. No entanto, se quiser conhecer outras celebridades, você também pode buscar na internet.

Por exemplo, temos Seth Klarman, Walter Schloss, Irving Kahn, Mario Gabelli e Michael Burry.

Aqui no Brasil, a gente encontra outra lista de “value investors”, a maioria deles ligada a corretoras e bancos de investimentos. Mas, sem dúvidas, o nome de maior relevância no nosso país é Luiz Barsi.

Sobre Barsi, ele é considerado um Buffett brasileiro. O megainvestidor paulistano tem 80 anos é considerado o maior investidor individual da bolsa de valores brasileira. Ele conseguiu a sua fortuna com base na filosofia de investimento que citamos aqui, a mesma de Warren Buffett.

Curiosidades sobre Barsi

Luiz Barsi é visto como um investidor simples, que foge daquela figura de bilionário. E isso se tornou mais popular quando sua filha, que também é investidora, começou a publicar fotos e vídeos dele no dia a dia. Por exemplo, dele indo trabalhar de metrô.

Saiba quais são os 6 maiores investidores brasileiros na bolsa de valores – de Barsi à Adler

Inclusive, na internet a gente acha várias frases famosas dele. Como essa: “eu não invisto em ações como essência. Invisto em projetos empresariais com perspectivas de serem bem-sucedidos. A ação é uma maneira de participar desse projeto”.

E quer uma última dica de Barsi? Seja chato. “Examine os fundamentos da empresa. Veja o histórico de dividendos, a saúde financeira, a perspectiva do setor e o comprometimento do gestor. Seja chato”.

ANÚNCIO