Veja Qual a Melhor Maneira de Usar o Internet Banking em cada um dos 5 Principais Bancos do País

O Internet Banking, como o nome sugere, é o banco na plataforma digital. Na internet, através de um site ou de um aplicativo, é possível fazer qualquer movimentação bancária sem precisar ir até uma agência física. Para o consumidor, isso é ótimo já que possibilita o pagamento e transferências da sua própria casa ou do trabalho ou de qualquer outro lugar que tenha acesso à um rede de dados móvel.

Ainda é um serviço novo, mas já muito querido pelos consumidores. Se você for até uma agência bancária ou à um Caixa Eletrônico, vai notar que há pessoas ali, mas em um número muito menor se comparado há algum tempo. E não há dúvidas de que o principal benefício é a agilidade, além da praticidade, que andam, praticamente, juntas.

“A facilidade de movimentar produtos e serviços de sua conta de qualquer lugar e em qualquer momento é fundamental para esse público. A capacidade de utilizar linhas de crédito imediatamente após o fechamento de um novo negócio, por exemplo, faz com que pessoas jurídicas sejam muito beneficiadas pela mobilidade e pela liberdade de horários”, disse Adriano Balaguer, gerente de projetos da GFT, consultora de tecnologia.

https://youtu.be/_EZWSY1adDs

Ainda não foram divulgados dados recentes, mas é certo que hoje as movimentações bancárias pela internet representam a maior parte do total. Ainda em 2014, conforme uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), mais da metade das transações no Brasil não foram realizadas em agências físicas, sendo uma porcentagem de apenas 47%.

Em 2016 também teve várias pesquisas, mas a maior parte ainda não oficializada. Uma delas foi feita pelo Facebook e mostrou que os dispositivos móveis estão remodelando toda a indústria financeira do Brasil, com os serviços de Internet Banking. A pesquisa mostrou que 76% dos brasileiros utilizam tal serviço.

Desse total, 90% o faz por meio do smartphone e 45% por meio dos tablets. “A ascensão dos bancos digitais” é um estudo comissionado pelo Facebook e realizado pela Ipsos, que mostra a oportunidade dos bancos para diminuir a distancia entre a expectativa dos clientes para com os serviços oferecidos.

Ainda sobre esse estudo, 83 das pessoas afirmam chegar o saldo no celular, enquanto que 61% transferem dinheiro e 59% utilizam os dispositivos móveis para pagar o cartão de crédito. Mas isso deve ser só o começo já que a maioria dos entrevistas afirmou que as pessoas estão mais digitais do que os bancos, pelo menos, até o momento.

“A tranquilidade de conseguir resolver a maior parte de seus compromissos com rapidez, em qualquer lugar, faz com que a utilização destes dispositivos móveis seja cada vez mais frequente”, afirma a analista de mídias digitais do UniFEOB, Carina Forlin.

“Este serviço tem sido muito utilizado pelos usuários e também muito divulgado pelos próprios bancos, principalmente porque auxiliam a diminuição de filas nas agências presenciais. Com isso, tem se expandido ainda mais a utilização destes para ações bancárias diárias por parte dos usuários que se sentem ainda mais satisfeitos pela facilidade e agilidade do serviço”, continue ela.

Desbancarização: o que, quando, onde e por quê? Entenda esse movimento que está chegando com tudo!

Como Começar a Usar o Banco pelo Internet Banking

Antes de qualquer coisa é preciso tomar as devidas medidas de segurança, como rever as instalações do antivírus e do firewall, mantendo-os atualizados. Depois, se for feito pelo computador, é interessante que não se use o Internet Explorer, que costuma ser menos seguro do que os seus concorrentes. Por fim, não é indicado fazer essas operações em computadores ou redes públicas, já que os dados podem ficar gravados e ser acessados por outras pessoas.

Visto isso, basta seguir os passos:

  1. Solicitar uma Senha que será utilizada online. Essa não é a mesma senha usual do banco, e sim outra, que é solicitada diretamente com o gerente da sua conta ou um funcionário responsável,
  2. Depois, é preciso acessar o site do seu banco e instalar as medidas de segurança para que as ações sejam realizadas sem risco. Normalmente, são plug-ins,
  3. Agora sim, você está apto à usar o serviço online e para acessar a conta, você tem que digitar a conta, a agência e o usuário e a senha que foram enviadas pelo gerente,
  4. Dentro do site, é possível selecionar quais serviços forem de seu interesse, como pagamentos, transferências ou consultas.
  5. No caso de aplicativos para celulares, é preciso cadastrar, além da senha eletrônica, um Token, que é um dispositivo que permite a troca da senha rapidamente e é utilizada para movimentações maiores, acima de 200 mil reais.

Com os devidos cuidados tomados, é possível utilizar as tecnologias como uma solução eficiente para a realização das movimentações bancárias.

A Melhor Maneira de Usar o Internet Banking em cada um dos 5 Principais Bancos do País

O pessoal do TechTudo entrevistou vários responsáveis e executivos dos principais bancos do país acerca do assunto “internet banking”. Nas entrevistas, eles comentaram sobre os acessos nas suas páginas e também sobre a segurança que os usuários precisam ter. Selecionamos as principais partes. Escolha qual é o seu banco e veja o que ele diz.

1 – Bradesco

Senha: Além da tradicional, que é formada por 4 dígitos, para acessar a página do banco é preciso apresentar credenciais de segurança especificas como o Cartão Chave de Segurança, que contém um código de segurança numeral com 3 dígitos. Segundo o banco, não existem cartões iguais e o conjunto de chaves é exclusivo para cada cliente.

O teclado virtual é usado para que a senha seja digitada com segurança e o site tem uma proteção com trojans.

Dica: A dica do banco é manter o programa de antivírus atualizado, trocar a senha periodicamente e usar apenas em computadores confiáveis. A instituição bancária também fala sobre os envio de e-mails que “não é prática comum do banco entrar em contato com o cliente por meio dessa ferramenta”.

Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal são os bancos mais reclamados dos últimos 2 meses

2 – Itaú

Senha: O usuário deve conferir apenas o nome que aparece na tela do site e digitar a senha eletrônica. Se o nome estiver incorreto, é aconselhável não prosseguir e procurar o banco imediatamente. As senhas também são digitadas em um teclado virtual. O banco diz que não pede confirmação de dados pessoas para encerrar uma sessão.

Dicas: O Itaú aconselha os clientes a proteger os computadores utilizando softwares oficiais, sistemas operacionais atualizados, antivírus atualizados automaticamente e AntiSpam e firewall.

Escolhendo a Melhor Renda Fixa

3 – Santander

Senha: Para acessar é preciso usar a tradicional senha eletrônica e o cartão de segurança com tabela de senhas. O banco diz que investiu em recursos de seguranças com o cadastramento de computador, através de um Módulo de Proteção, assim, as informações são criptografadas.

Além disso, o banco tem o protocolo SSL, que é um tempo limitado para conexão e SMS Token, para efetivar as transações.

Dicas: A dica é que os clientes não acessam a internet a partir de outros sites, incluindo os de busca como o Bing e o Google ou por mensagens de e-mail ou SMS. O ideal é sempre digitar no navegador o endereço do banco.

Adeus Bancos? Descubra por que as Fintechs estão revolucionando o setor financeiro global

4 – Caixa Econômica Federal

Senha: A orientação é não definir senhas com números sequenciais ou repetidos. A Caixa oferece uma senha para internet que dá acesso exclusivo ao serviço. As transações são feitas mediante ao fornecimento de uma assinatura eletrônica, que JAMAIS é solicitada por e-mail.

A comunicação também é feita por teclado virtual com SSL e chaves criptografadas.

Dica: A dica do banco é evitar digitar a senha em celulares emprestados, já que o número pode ser facilmente recuperado na memória do aparelho.

5 – Banco do Brasil

Senha: Há senha eletrônica.

Dica: O Banco orienta os clientes a baixar um Módulo de Segurança que garante a proteção das transações. O banco diz também que é preciso verificar se na página há o símbolo do cadeado fechado, ao lado do endereço eletrônico, que garante que o site é o oficial.

Com informações do creditooudebito, mundomarketing e techtudo

Não há posts para exibir