5 dicas para buscar informações verdadeiras hoje em dia!

O que temos visto hoje em dia é um mundo digital onde todo mundo fala o que quer, escreve o que quer e, no fim das contas, a gente nem sabe o que é verdade e o que não é.

Isso também acontece no mundo financeiro. Por isso, o ideal é que o investidor ou quem está buscando informações saiba onde encontrar o que procura de forma confiável.

E não adianta pensar o contrário: todo mundo que investe tem que buscar informações o tempo todo, seja sobre o país, o mundo, a empresa, a bolsa, o título, o banco, etc.

Só assim será possível fazer as melhores escolhas financeiras para o seu patrimônio e para você.

Fora, isso, você deve investir naquilo que conhece e é fundamental buscar fontes de informações confiáveis e diversificadas. Correto? Se você concorda com isso, continue lendo porque separamos 5 dicas que vão ajudar você a ser mais eficiente na busca por novas informações sobre o mercado.

1 – Foco

A primeira das dicas é não querer abraçar o mundo!

Com acesso ao conhecimento ampliado pela internet surgiu uma armadilha para investidores iniciantes: a ideia errada de querer abraçar o mundo e conhecer absolutamente tudo sobre o mercado e sobre determinado alternativa de investimento.

É uma coisa de cada vez, um passo em cada degrau. Não vai direto para a bolsa de valores se você ainda não passou pela renda fixa, por exemplo.

Esse tipo de postura só vai consumir seu tempo e levar você a um esgotamento mental, portanto, terá pouca utilidade prática. Lembre-se que o mercado é muito volátil.

Assim, o que está em alta hoje, pode perder o seu valor em questão de horas!

Com o surgimento de novas informações e novos meios de informar, há uma constante no mundo das finanças: o conhecimento é imprescindível, mas quando vem com qualidade.

Por isso, vale muito mais a pena ficar atendo as novidades do que ter ilusã do que se pode dominar tudo sobre algum assunto.

2 – Experiência

A segunda dica está ligada diretamente aos mais audaciosos: evite mirar os trailers ou especuladores porque a ambição por grandes resultados pode se traduzir em uma tentativa de aproximação do desempenho nada profissionais.

Entenda que os operadores de mercado mais experientes estão em um outro patamar porque acumulam anos de mercado de experiência. Você tem que passar por fases, como de trainee e de estágio. E outra coisa é que jogo é jogo e treino é treino.

A tentativa de se igualar aos trailers cria 2 problemas fundamentais:

I – O primeiro deles é a frustração dos jovens investidores que ao buscar recurso que estão muito além do seu atual nível de compreensão acabam recebendo um choque de realidade.

II – O Segundo problema é a queda na qualidade de alguns cursos faz com que os alunos percam o chão e fique fora do seu próprio conhecimento. Lembre-se que é preciso ter uma bagagem necessária.

5 dicas para buscar informações verdadeiras hoje em dia!

3 – Qualidade

A terceira dica prioriza a qualidade ao invés da quantidade.

A ampla oferta de informação sobre o mundo das finanças deixa muita gente perdida sobre as fontes confiáveis. Tenha em mente que a qualidade da informação vale muito mais  do que uma quantidade excessiva de dados sobre determinados assunto.

Sempre opte por aguardar as coordenadas das análises de bancos e corretoras, pois elas contam com os maiores especialistas em devorar relatórios de gestão de investimentos.

4 – Retorno

A quarta dica é a que diz que a informação cara não garante o retorno.

Alguns profissionais de finanças e investimentos vendem relatórios a preço de ouro com a promessa de que o investidor poderá ter um grande retorno pela informação privilegiada.

Só que gastar com esse tipo de informação não é uma garantia absoluta e retorno, além disso, provavelmente, você terá de comprar um novo relatório posteriormente para saber o momento para desinvestir o seu dinheiro.

O caminho mais prudente e se concentrar nas alternativas mais seguras de maior liquidez e evoluir gradualmente à medida que evolui também a sua experiência.

Há muita informação disponível nos principais papéis porque o mercado está constantemente fazendo análise sobre eles.

5 – Privilégios

E a quinta dica é não se iluda com informações privilegiadas, a chamada inside information pode ser uma verdadeira casca de banana.

Essas informações supostamente privilegiadas parecem valiosíssimas, mas dificilmente funciona o mercado com muitos participantes vazamento de informações privilegiadas.

É muito improvável mercado mais sólidos regulamentos, existe uma fiscalização atenta para evitar esse tipo de procedimento.

Quando alguma informação supostamente privilegiada chegar até você, o que se deve fazer em primeiro instante? Desconfiar! Há grandes chances de ser um palpite baseado em boatos. Depois, busque fontes confiáveis para averiguar a mesma.

Se for esse o caso, você estará apenas especulando se tomar a informação como verdade. Investir com base em especulações é com jogar em um casino. As chances de erros são absolutamente incertas, principalmente quem tem experiência.

A busca por informação sobre finanças tem os seus segredos, mas a prática vai te ajudar a você a dominar esse universo . Lembre-se de se manter sempre atualizado para fazer as melhores escolhas de investimento.