Veja 7 informações dos fundos imobiliários que pouca gente sabe

A verdade é que quando se trata de investimentos financeiros, muitos brasileiros têm dúvidas. Só que quando o assunto são aplicações menos tradicionais, as dúvidas são ainda mais pertinentes. E, por isso, hoje o assunto é sobre as informações dos fundos imobiliários… Que pouca gente sabe.

A nossa ideia não é julgar quem sabe de mais ou quem sabe de menos sobre os famosos FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários). A verdade é que queremos trazer luz e conhecimento para todo mundo. Porque essa é uma boa opção de aplicação financeira para quem quer ganhar dinheiro.

Se você ainda não começou a investir em fundos imobiliários, saiba que muitas corretoras de investimentos tem feito algumas “promoções”. Como é o caso da BTG Pactual, que permite taxa zero para FIIs. Isso é uma jogada de marketing, mas que pode ser aproveitada, né.

1 – O fundos imobiliários pagam dividendos mensalmente?

Será que os FIIs distribuem dividendos mensalmente? A verdade é que tem gente que investe mensalmente nos FIIs para receber dividendos. E até aí, tudo bem.

Agora, o que a gente precisa considerar é que a CVM, Comissão de Valores Mobiliários, determina que 95% dos lucros alferidos pelos FIIs sejam distribuídos por semestre.

Mas, muitas empresas preferem fazer o pagamento mensal. Que é o que é mais comum de acontecer. Ficou claro? O que a gente quer dizer que é os FIIs podem pagar dividendos mensalmente, mesmo que a regra diz que isso pode ser a cada 6 meses também.

2 – Os FIIs são investimentos líquidos?

Investimentos líquidos são aqueles que possuem resgastes diários, como a poupança ou alguns CDBs bancários. E aí, vem outra das informações dos fundos imobiliários que quase ninguém sabe: esses fundos são fechados.

Isso quer dizer que eles não são como fundos de investimentos tradicionais, que você conhece pelos bancos. Logo, não dá para adquirir cotas e resgatar quando você bem entender.

Portanto, para esclarecer essa dúvida sobre resgatar as cotas dos FIIs quando quiser, saiba que é um mito. Não é possível resgatar os FIIs quando o investidor quiser.

Basicamente, o que acontece é que você tem que vender as cotas para outro investidor na Bolsa de Valores se quiser vender a sua cota. E se o FII que você investiu não tem boa liquidez pode ser que demore até você encontrar um comprador para suas cotas.

Por isso, o que temos aqui nesse tópico é um dos pontos mais importantes para quem vai investir em FIIs. Eles são ótimos em termos de rendimento, mas é preciso ter estômago e paciência. Exatamente como acontece com outros investimentos da bolsa.

3 – Existem as cobranças de IR nos fundos imobiliários?

Tem muita gente que fala que não há cobrança de imposto de renda nos FIIs. Isso será um mito ou verdade? Verdade.

Isso porque os dividendos são isentos da cobrança do IR e eles caem líquidos na conta da corretora de valores na qual você tem conta. Sendo uma das maravilhas de se investir em FIIs.

Agora, calma que essa não é a informação mais importante que trouxemos nesse tópico. Note que para ter esse benefício fiscal, o investidor tem que seguir algumas condições.

Por exemplo, ele tem que ter menos do que 10% das cotas. E outra coisa é que o FII deve ter no mínimo 50 cotistas. Além disso, as cotas devem ser negociadas somente na bolsa de valores ou mercado de balcão organizado.

Agora, considere que quando você vende cotas do FII com lucro tem que pagar o IR. Não é como nas ações que se o total de vendas não passar R$ 20 mil tem isenção do IR. Nos fundos imobiliários, se você vendeu cotas de FIIs e teve lucro, tem que pagar o IR. É assim que funciona.

Como fazer a declaração do imposto de renda para FIIs?

4 – Os FIIs não exigem a declaração do Imposto de Renda?

Mito. Não entre nessa conversa, está bem? Se você investiu em FIIs tem que fazer a declaração do seu imposto de renda e declarar isso, está bem? Mesmo porque é um investimento da bolsa de valores, né. E isso pode complicar a sua vida se você não declarar.

Aliás, considere que se investir na bolsa de valores independente se você é isento ou não precisa declarar seus investimentos e mesmo que seja uma única cota de um FII… Você tem que incluir na declaração o IR.

5 – Todos os FIIs tem gestão ativa?

Na verdade, essa é uma impressão errada que todo mundo tem. Isso porque, na prática, alguns FIIs também têm gestão passiva.

Ah, se você não sabe o que é isso, vamos lá.

No fundo de gestão ativa o objetivo é superar o índice de referência. No caso dos FIIs é o IFIX que vai servir como um guia para o trabalho do gestor. Aí, o gestor tem maior liberdade para escolher ativos e vendê-los para superar o índice.

Já os fundos de gestão passiva é administrar a carteira de ativos de olho na renda sem buscar performar acima do índice. O fato é que atualmente temos mais fundos de gestão ativa do que passiva no mercado, por isso, todo mundo tem a impressão errada.

6 – Todo FII tem prazo indeterminado para terminar?

Mais uma das informações dos fundos imobiliários que é mentirosa, né. O fato é que tem FII com prazo determinado para acabar. E um ótimo exemplo são aqueles FIIs de desenvolvimento para venda.

Basicamente, funciona assim: o imóvel é construído e vendido e o dinheiro é dividido entre os cotistas. E fim.

7 – Sempre que vender as cotas dos FIIs tem que pagar o Darf?

E a gente terminar o conteúdo das informações dos fundos imobiliários com uma verdade. Aliás, preste a atenção aqui para não errar, ok?

É preciso apurar o IR que é alíquota de 20% sobre lucro líquido. E também é preciso preencher a DARF, que é o Documento de Arrecadação da Receita Federal. Aí, tem que pagar até o último dia útil do mês subsequente.

Muita gente tem dúvida porque quando o valor é inferior a R$ 10 reais não é possível gerar e pagar a DARF. Nesse caso, porém, você espera outras vendas e soma o imposto de todas elas e gera a DARF para pagar. O que não pode fazer é fingir que não teve lucro e não pagar o IR, está bem?

Não há posts para exibir