Saiba a importância da leitura na vida profissional

Sempre que a gente vai ler ou estudar algum conteúdo sobre os hábitos dos empreendedores de sucesso, a gente acaba caindo na leitura. Por isso, hoje o artigo é mais diferente do que você está acostumado: a importância da leitura na vida profissional de qualquer pessoa.

Para isso, vamos fazer a história de José Carlos de Lima Júnior. Ele é um empreendedor que tem esse hábito na sua vida há algum tempo. E, com essa história, você vai ver que incluir os livros no seu dia a dia pode fazer a diferença em vários aspectos.

Aliás, para início de conversa, saiba que Júnior diz que o hábito da leitura é fundamental para todos os empreendedores que querem se manter informados sobre o mercado como um todo e se destacarem em suas áreas de atuação, independente da função.

A importância da leitura na vida profissional de Júnior

Atualmente com 45 anos, José vê a sua própria vida profissional como sendo resultado de duas grandes escolhas de bons livros e artigos que fez durante a vida. E ele conta isso.

Desse modo, ele traz um recorte no tempo que vai de quando tinha apenas 21 anos até os 30 anos – nesse período, passou por agências de propagandas até se tornar um executivo em uma empresa de capital misto, na capital paranaense.

O mais impressionante é que ele diz que foi durante uma leitura que começou a identificar alguma oportunidade. Ele leu um artigo do professor Marcos Fava Naves, na revista HSM Management. Assim, nasceu um primeiro contato para uma futura parceria.

Logo, ele começou na orientação do mestrado e isso terminou com uma sociedade na empresa Markestrat. Curiosamente, a empresa evoluiu de um grupo de pesquisa. Atualmente, a empresa atua no cenário internacional e tem contato com universidades de mundo todo.

O começo do empreendedorismo

Com esse parágrafo simples já dá para ver qual é a importância da leitura na vida profissional, né? Mas, engana-se quem pensa que ele só leu esse artigo. Claro que não. Só que antes disso, vamos falar sobre a empresa que nasceu da parceria.

Essa companhia multinacional atua com a missão de “gerar valor para pessoa e organizações”, como está no seu próprio descritivo. Isso é algo como compartilhar conhecimento com a sociedade – unindo os estudantes à população.

No viés do empreendedorismo, Júnior diz que sempre teve o hábito de leituras sobre negócios e sobre o mercado, também, o que, na visão dele, deu um aporte a mais para a sua ideia dar certo. Inclusive, ele diz que é isso que o faz estar sempre atualizado sobre economia.

A partir disso, deixa claro uma dica para os novos empreendedores que estão começando: a leitura pode auxiliar empreendedores que buscam a expansão de seu negócio, por exemplo.

As dicas para os empreendedores

Além da leitura de assuntos da economia, Júnior dá outras dicas para aquelas pessoas que querem empreender. Por exemplo, ele cita que uma das maiores falhas dessas pessoas é pensar apenas no imediatismo.

“Um bom profissional levará muito tempo se dedicando aos estudos. Nenhum conhecimento é construído de imediato. Penso que o imediatismo impõe um severo limite aos empreendedores, pois estes desanimam ao longo do processo”.

E continua, ao afirmar que “o tempo é um fator que muitos empreendedores desanimam previamente só em considera-lo”. No caso de quem está pensando em atuar no agronegócio, ele fala sobre outro fator, que é a comercialização de produtos.

“É preciso enxergar o campo como empresa”. Ainda assim, o investimento se mantém o mesmo: no “conhecimento da gestão aplicada nos negócios gerados pelos campos”.

E para os empreendedores pequenos…

Ele diz que as dicas são as mesmas. estudar e ter como objetivo a eficiência e a coerência com suas próprias escolhas. Assim, ele afirma que o dinheiro será apenas consequência de todo o processo. A explicação é simples: o mercado muda de forma constante.

“Somente uma mente que se preocupa em estudar e aprender constantemente terá melhores condições de identificar aquela que lhe é a melhor área”, pontua o empreendedor.

Como adquirir conhecimento e continuar estudando?

Antes de terminar o artigo, vamos considerar mais um tópico para falar da importância da leitura na vida profissional: como conseguir o conhecimento? Com a leitura. Só que além dos livros e das revistas ou dos jornais, Júnior também cita fontes como as videoaulas e os cursos.

“O importante é estudar, atualizar, estar atento às mudanças do país, do mundo. Basta ser curioso. Curioso para aprender, que, com isso, o dinheiro trabalhará para você”.

importância da leitura na vida profissional

Quem é José Carlos de Lima Júnior

Para quem ficou curioso, saiba que Júnior é doutor em Ciências de Negócios pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP). Também é hoje sócio diretor da Markestrat, empresa de consultoria estratégica.

Por fim, atualmente, Júnior também atua como professor em cursos de pós-graduação em algumas das principais escolas de negócios do Brasil, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Universidade de São Paulo (USP).

Periodicamente, ele também é colunista na rádio CBN, onde fala sobre economia aplicada em agronegócio.

Não há posts para exibir