5 coisas que você faz que te impedem de enriquecer

A nossa ideia com esse texto é muito simples, apesar de que vai deixar muita gente pensativa por longos dias: identificar alguns comportamentos que te afastam da riqueza.

Não entendeu nada? Fique tranquilo porque você vai entender de forma breve. O fato é que existem coisas que você faz que te deixam mais longe do seu enriquecimento, da sua liberdade financeira, da sua riqueza, da sua velhice rica!

A gente sabe disso porque pessoas ricas têm hábitos em comum. Logo, a maior parte das pessoas, que ainda não são ricas, não possuem esses hábitos. Essa é a única diferença.

A partir de quando você começa a pensar e agir como os ricos, você começa a trilhas os mesmos caminhos que eles trilharam. Logo, pode chegar aos mesmos resultados deles.

5 coisas que você faz que te impedem de enriquecer

1 – A busca pelo dinheiro fácil

O dinheiro fácil existe. Está aí o Big Brother Brasil (BBB) para provar isso. Tem também as Loterias da Caixa. Tem ainda os casos de heranças e aqueles de casamentos com pessoas ricas.

Então, sim, dinheiro fácil existe.

Só que isso não garante que você vai prosperar. E para comprovar isso basta ver que boa parte dos BBBs que ficaram milionários acabaram perdendo tudo logo após alguns anos.

Em resumo, o que podemos dizer é que pessoas que correm atrás de dinheiro fácil não se tornarão ricas porque tudo que vem fácil, vai fácil.

A ideia certa, que tem base no que os ricos fazem, é construir a riqueza. E isso é difícil e não fácil.

Além disso, há uma coisa péssima nessa busca pelo dinheiro fácil. Geralmente, essas pessoas são as iscas mais fáceis para pirâmides financeiras, que são formas erradas e verdadeiros golpes aplicados em todo canto do país.

Assim sendo, tudo o que tem ganhos extraordinários e fácil é algo que se deve ser pensando. Porque, geralmente, não vai ser algo bom para você.

E lembre-se que alto que tem retorno rápido também tem alto risco de perda.

Se essas pessoas ganham muito dinheiro, como é o caso de ganhadores da mega sena, provavelmente não manterão por muito tempo porque elas não estão preparadas para cuidar do dinheiro que possuem.

2 – A tomada de decisão pelo imediatismo

Agora, temos outro hábito de pessoas que dificilmente ficarão ricas. Qual é esse péssimo hábito que a gente faz e nem percebe? O imediatismo.

Inclusive, esse hábito muita gente tem sem saber que ele afasta cada vez mais a pessoa de ter dinheiro.

Mas, afinal de contas, o que são essas pessoas imediatistas? São aquelas que não conseguem abrir mão do hoje pensando no amanhã. Ficou difícil entender? A gente explica.

As pessoas imediatistas querem desfrutar do prazer momentâneo. E só isso. Portanto, elas não pensam no amanhã e nem nos imprevistos. Para elas, importa apenas o hoje. E esse é um erro que os ricos não cometem!

Você tem que saber que tem que planejar a sua viagem, a sua aposentadoria e o seu futuro. Trata-se de planejamento. E pessoas imediatistas não tem planejamento, infelizmente.

Sabe o que é mais comum escutar de pessoas imediatistas? Que elas não querem juntar dinheiro para aposentadoria porque não sabem se vão viver até lá. Por outro lado, elas não se perguntam: e se viver até lá?

É importante entender que é possível viver com equilíbrio no futuro e na aposentadoria. E a melhor maneira de fazer isso é estando preparado para o futuro.

Usufruir o hoje e pensar no amanhã dá. Dá para fazer os dois juntos. Um pouco de cada. Sem ser radical demais. Sem pensar só no hoje ou só no amanhã. O fato é que uma coisa não impede a outra. E é isso que as pessoas ricas acham também.

Você não precisa parar de viver, que é o grande medo de pessoas imediatistas, para planejar o seu futuro. Saiba disso.

3 – O péssimo hábito de gastar tudo que ganham

O terceiro hábito de pessoas que dificilmente ficarão ricas é gastar tudo. E se você está fazendo isso com o seu salário saiba que é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem.

A regra é: nem gastar pouco demais e nem tudo. O segredo é ter equilíbrio. Por exemplo, se você gasta tudo que ganha, o que vai fazer se acontecer algum imprevisto na sua vida?

Aí, se você não tem dinheiro e nenhum tipo de recurso, o próximo passo é o endividamento. Isso é muito sério. E pode te levar à problemas com a família e com os amigos.

Para se tornar uma pessoa rica é preciso ter disciplina e trabalho. E isso envolve não, jamais, em hipótese alguma gastar tudo que se ganha.

Um passo importante nessa caminhada é juntar parte do que você ganha se pagando primeiro. Separa 10% do salário para investimentos. Que tal?

4 – O fato de não ter ativos financeiros

Mais uma coisa em comum na vida das pessoas ricas é que elas têm muitos ativos financeiros.

Ah, você não sabe o que é um ativo financeiro? A gente explica. É tudo que coloca dinheiro no seu bolso. Por outro lado, o passivo é tudo que tira dinheiro de você. Bem fácil entender isso, né?

Então, carro, casa, alimentação, vestuário… Tudo é passivo financeiro. Por outro lado, mesmo que você tenha que viver com isso mensalmente, saiba que também deve ter ativos financeiros.

Especialmente, investimentos financeiros, que te faça receber juros.

O fato é que tudo que não coloca dinheiro no seu bolso é um passivo. E quando muitas pessoas recebem um aumento de salário, elas trocam de carro ao invés de adquirir mais ativos financeiros.

Esse é um dos erros mais comuns que a gente vê.

A dica é a seguinte: se nunca sobra dinheiro para nada na sua vida, então, viva um patamar abaixo do que você está vivendo. Porque tem que sobrar dinheiro para você investir em ativos. Essa é regra.

5 – A falta de objetivos na vida

Por último, a falta de clareza é o principal mau hábito que as pessoas têm e que dificultam muito no processo de enriquecimento.

As pessoas que dificilmente ficarão ricas são as que querem ficar ricas mais que tudo porque ficar rico é uma consequência do seu trabalho e da sua disciplina.

Mas, para quê ficar rico? Aí, elas não têm respostas.

Você tem que entender que o dinheiro é um meio para alcançar os sonhos.

Se você quer conquistar algo é preciso ter clareza do que é isso e qual o destino que dará para o dinheiro que você vai poupar e investir todo mês.

É para uma viagem, aposentadoria, para os filhos? Tenha objetivos!