Veja se o IMAB 11, do Tesouro Direto, é um bom investimento financeiro

ANÚNCIO

Para quem não sabe, o IMAB 11 é uma ETF. Ops, ETF? Sim. Isso mesmo. Então, primeiro vamos explicar o que é ETF. ETF significa Exchange Traded Funds. Na prática, são fundos de índices.Veja se é um bom investimento financeiro para você.

E como funciona os ETFs? Os ETFs buscam obter retorno com base em um índice que eles replicam. É bem fácil entender, ao menos na teoria, não é mesmo?

ANÚNCIO

Vamos entender agora o que é essa ETF da renda fixa chamada IMAB11. É um ETF de títulos públicos atrelados à inflação. Simples também, não é?

O fato é que a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) criou a família de índices IMAB.

Isso foi feito com o objetivo de ser uma referência oficial para o desempenho dos principais títulos públicos que atualmente são negociados no Brasil.

ANÚNCIO

Aí, eles se dividem em 4 subíndices.

Você pode ouvir falar do IRF-M (que são os pré-fixados), o IMA-B (que é indexado ao IPCA), o IMA-C (indexado ao IGPM), o IMA-S (pós-fixado pela taxa Selic).

E o índice mais utilizado como referencial para fundos de inflação é o IMA-B, que ficou sendo visto como IMAB, que é a mesma coisa, obviamente.

Ele é composto apenas de títulos do tesouro IPCA, que, por sua vez, são títulos públicos que remuneram o investidor com uma taxa de juros fixa no momento da compra. Isso mais a variação do IPCA no período de investimento.

Basicamente, o ETF IMAB11 é um fundo que replica essa carteira de títulos públicos indexados ao IPCA. Essa parte ficou clara, né?

As vantagens do ETF IMAB 11

investimento financeiro
Foto: (reprodução/internet)

Uma vantagem de comprar o ETF ao invés de comprar um título público diretamente do Tesouro Direto é que ao comprar uma cota do IMAB11 você estará investindo em diversos títulos do IPCA ao mesmo tempo.

É um pack, sabe? No mercado financeiro, a gente fala muito em ETF, que já entendemos, por si só, que são fundos. Por serem fundos, a gente entende também que são vários produtos em um só.

Simples isso, não?

As negociações

Vamos falar agora sobre as principais características do ETF, que também acabam sendo vantagens para quem investe nesse tipo de aplicação financeira.

Os ETFs são negociados na bolsa de valores e para você comprar e vender tem que usar o homebroker. Homebroker é a página que permite a negociação das ações.

Os impostos e as taxas

Como é um ETF de renda fixa não há IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.

E também não tem incidência do come-cotas. Que maravilha! E olha que isso é bastante raro no mercado financeiro hoje em dia.

Por outro lado, tem cobrança de IR e segue a alíquota de 15% sobre o ganho de capital, independente do tempo que o dinheiro ficar investido. Por isso, não é uma tabela regressiva e sim uma tabela fixa.

Esse imposto de renda é retido na fonte, no momento da venda.

Por ser um fundo então o ETF tem cobrança de taxa de administração também. Agora, como ele replica um índice, a taxa de administração é menor do que outros fundos com gestão ativa que você está acostumado, viu.

E a taxa do IMAB11 é de 0,25% ao ano. É o mesmo valor da taxa cobrada pela bolsa para custodiar os nossos títulos.

Investindo na ETF

Você tem que entrar na conta da corretora de valores. Os ETFs são negociados na bolsa de valores, lembre-se disso. Então, você vai no seu homebroker e você vai comprar o fundo. Ok?

Em algumas plataformas digitais portanto você também pode acrescentar os quadrinhos que você quiser de notícias, simplificado, livro de ofertas, negócios realizados, destaques. Mas, não importa isso. O fato é que você em que achar lá o IMAB11. Pronto.

Atualmente, na maioria das corretoras  ele está custando R$ 72,62 por uma cota.

Para comprar, já na plataforma, basta ir na parte de compra e digitar o ativo IMAB11.

Lembrando que esse preço que aparece na tela do seu homebroker não inclui os custos como corretagem assim emolumentos.

Portanto, se você está pensando em comprar apenas uma cota desse ETF muita calma nessa hora! Isso porque a taxa de corretagem impacta e muito na sua rentabilidade porque o valor que você está investindo é pequeno.

Então, é bom juntar um montante maior para investir e diluir os custos.

ANÚNCIO