Saiba como fazer uma ideia se tornar um negócio lucrativo em 7 passos

ANÚNCIO

Vamos fazer uma breve reflexão: para inventar algo ou descobrir algum mercado novo, o que você acha que é preciso? Em poucas palavras, você sabe o que é preciso fazer para uma ideia se tornar um negócio lucrativo? A viabilidade de um projeto vai além do otimismo.

Sem dúvidas, em todas as situações, vai ser preciso planejamento e testes. E você pode analisar como sempre esses conceitos são importantes: até uma solução de papelão para virar um copo ecológico que mantém o calor do café considera esses processos.

ANÚNCIO

O fato é que independente de qual seja a sua boa ideia, que pode surgir no dia a dia, você vai ter que pensar no planejamento, fazer testes e, claro, ser muito otimista. Então, como viabilizar uma ideia, ou seja, como fazer ela dar certo, ser rentável?

Abaixo, temos algumas perguntas e alguns passos que podem te ajudar muito com isso. Basicamente, separamos o conteúdo em 3 grandes tópicos. Um para explicar sobre o que é um negócio lucrativo, outro para falar das perguntas-chave e, por fim, os passos para transformar a ideia em negócio.

Um negócio lucrativo

Nesse primeiro tópico, a gente vai ser breve. Porque por mais que o assunto seja sobre como fazer qualquer ideia se tornar um negócio lucrativo, a gente tem que entender o que é, exatamente, esse negócio que dá lucros.

ANÚNCIO

Fomos atrás do Sebrae, que contou que a melhor definição é: “negócios lucrativos são aqueles que resolvem problemas reais e respondem a demandas de um público”, através do gestor Vinicius Silva.

Dessa forma, ele comenta que criar um produto ou serviço não é complicado. Mas, antes você tem que saber qual é a necessidade do mercado. Depois, ele fala sobre os testes, a estratégia, o investimento e até mesmo o potencial de desejo dos clientes.

Quem concorda com isso é o professor da Perestroika e cofundador da Sputnik, Jean Rosier. “É necessário medir qual o potencial de desejo que essa ideia tem para as pessoas que serão impactadas por ela”.

As perguntas-chaves

Bom, passando de tópico, agora vamos ser ainda mais breves. A ideia aqui é que você consiga dar os primeiros passos para saber se a sua ideia é viável para o mercado. Para isso, você tem que responder a diversas perguntas. Aliás, o seu produto ou serviço tem que responder.

Anote aí: qual é a necessidade do mercado que o produto/ resolve, qual é o tamanho do mercado atual, quais são os grandes concorrentes (diretos e indiretos), quais os diferenciais dos concorrentes, qual será o meu diferencial, como a ideia vai mudar a vida das pessoas?

Se você ainda não tem uma boa resposta para cada uma dessas perguntas, com certeza, você ainda não está maduro o bastante para fazer uma ideia se tornar um negócio lucrativo.

Os passos para transformar uma ideia em negócio

Agora sim vamos ao ápice desse conteúdo. Com certeza, você já deve ter pensado que existem vários passos importantes, que também são imprescindíveis, para entrar em qualquer mercado. Não é verdade? Por isso, listamos esses passos para viabilizar a sua ideia.

1 – Os testes

O primeiro dos passos é o teste. Aqui, você deve responder à pergunta: “qual problema minha ideia vai resolver na vida das pessoas”? E tudo bem não uma resposta rápida. Nesse caso, você deve se apoiar nos testes para encontra-las.

Aliás, temos ainda as pesquisas de mercado, que ajudam muito os novos empreendedores. E até mesmo conversar com os potenciais clientes, analisar os concorrentes, etc.

2 – A proposta de valor

O outro passo importante é considerar a sua proposta de valor. Isto é, você deve saber e avaliar quais serão os seus diferenciais de mercado. O que a sua ideia vai entregar para o cliente que vai fazê-lo se sentir especial?

Você até pode não ter um produto que seja único, mas deve ter diferenciais.

3 – O modelo de negócios

O modelo de negócios pode até ser um exemplar ou já pronto. Mas, saiba que ele tem que ter todos os detalhes do seu projeto. Os custos, os clientes, as atividades, os parceiros, os recursos, os lucros, etc.

4 – A interação com o público

Saiba que, de todas as formas, você deve interagir com o seu público em potencial. E hoje em dia, a boa notícia, é que você tem muitos caminhos para se chegar nisso. É a partir disso que você vai conseguir moldar ideias para agradá-los.

5 – A viabilidade financeira

No modelo de negócios deve estar a sua viabilidade financeira. No entanto, considere que esse ponto é um dos mais importantes de todo. Isso porque você tem que avaliar em quanto tempo terá retorno, como vai ser a demanda, o pagamento de fornecedores, etc.

6 – O lançamento da versão mini

Esse é um tópico que vai ajudar a fazer a sua ideia se tornar um negócio lucrativo. Porém, ele é polêmico. Muita gente considere que só se deve lançar a ideia quando o projeto todo estiver finalizado e com clientes em potencial prontos para comprar.

ideia se tornar um negócio lucrativo

No entanto, também há quem defenda a ideia de lançar uma mini versão. Isso é para que se meça as vendas do seu produto e que faça um reconhecimento do mercado. Com certeza, você vai ver que há erros a serem consertados. Mas, isso te torna mais assertivo no lançamento oficial, posteriormente.

7 – A formalização da ideia

Para terminar todos os passos, considere que o último é formalizar o seu projeto. Assim sendo, tenha um lançamento digno, com divulgação adequada, comunicação direta com o público, nos melhores canais de comunicação.

Veja uma ideia de negócio para o futuro – o mercado de alimentos orgânicos

A sua formalização, que deve ser antes do lançamento, vai dar credibilidade para você logo nos primeiros minutos. Assim, se a empresa tiver padrões de qualidade, o negócio será consolidado e poderá sobreviver ao mercado.

ANÚNCIO