Descubra quando é a hora certa para trocar de investimentos!

Tem gente que começa a aprender o básico sobre investimentos financeiros e, logo de cara, pensa que o ideal é trocar tudo que tem na carteira de aplicações!

Será que isso é verdade? Neste conteúdo vamos falar sobre como sabe qual é a hora certa para trocar de investimentos. Inclusive, veja o que disse uma pessoa na internet há pouco tempo:

– “Eu tinha carteira de investimentos e um monte de produtos que o banco me vendeu, inclusive, a previdência privada e os fundos. Assim montei a carteira de investimentos. E agora, o que eu faço”?

A pergunta que não quer calar é: “Eu devo trocar todos os meus investimentos”?

Entendendo a sua fase da vida financeira…

Essa é uma pergunta que pode ser que talvez você se depare com ela algum dia da sua vida ou que você já tenha se feito em algum momento atrás.

É aquele momento que você vai pensar que nada do que está fazendo (nos investimentos financeiros) está fazendo sentido para você.

A impressão que dá é a de que tudo anda meio bagunçado, sabe?

Mas, calma que vamos te ajudar com isso.

A primeira coisa a se fazer é entender em qual fase da vida financeira você está!

Então, você deve trocar todos os seus investimentos?

Para responder essa pergunta inicial você deve fazer outras, que tem a ver com as fases:

Você está na fase de acumulação de patrimônio?

Pense que hoje você tem o seu montante. Então, se você está acumulando mês a mês, a melhor saída é continuar guardando dinheiro aos poucos!

Se você já tem um bom capital e sabe que o rendimento não é tão ruim assim, tudo bem deixar lá. Mas, considere estudar tudo: as taxas, inclusive.

Você não sabe o que esperar do seu investimento?

Se você não tem ideia do que está acontecendo lá e para que vai usar aquele dinheiro. Então, pode ser que sim, talvez, você deva retornar o dinheiro de lá e aplicar em algo mais vantajoso para você.

Nesse caso, talvez, possa valer valer a pena você realmente refazer sua posição de investimentos.

E aí alguns investimentos podem não fazer sentido porque você descobriu que eles têm um perfil de risco que não te agrada ou que eles não são adequados para o prazo de um objetivo que você tenha!

Entende?

Ou ainda que, simplesmente, você entende que está com custos excessivos e que você encontra melhores produtos no mercado com taxas melhores em boas plataforma de investimento.

Então, nesses casos, pode ser que vale a pena você fazer uma modificação dos seus investimentos.

Você tem muita coisa rendendo pouco?

Agora, pode ser também que dentro dessa carteira de investimentos você tenha um ou outro produto que sejam bons e sejam adequados, mas de repente uma proporção inadequada.

Então, ali você mantém aos poucos e vai corrigindo aos poucos também.

Nos próximos aportes você pode regular essa carteira um pouco melhor.

Aqui, a sugestão é que você precisar necessariamente fazer a troca de todos os seus investimentos!

Veja o que dali é possível adequar os seus objetivos para poder fazer uma uma troca.

É como um balanceamento de tudo, mesmo que isso signifique excluir alguns e inserir outros.

Você aprendeu sobre investimentos e não concorda?

Agora, é lógico que se você olhou sua carteira e viu que aquilo lá não está nada bom para você, como no caso de previdências ou que eles estão fora do que você pretende para a sua vida…

Aí, uma boa ideia é começar tudo do zero, de novo, com mais sapiência, agora!

É comum acontecer isso e veja se é o seu caso:

Investimentos em ações que de repente você não sabe como foram escolhidos e agora está vendo que aquilo não fazia sentido algum para o seu perfil.

Então, a nova forma que você pensou te mostra que dá para escolher melhor!

Neste caso, uma vez que agora você tem um novo conhecimento, aí sim você pode fazer a troca dos seus investimentos.

É como dar um reboot na sua carteira para poder começar  de novo e de maneira organizada!

Então, às vezes vale a pena resgatar investimentos que são muito ruins ou que estão mal formulados em nossa estratégia pessoal de vida para começar do zero.

Descubra quando é a hora certa para trocar de investimentos!

Tudo tem que girar em torno da sua vida!

Então, avalie bem e veja se os investimentos que você possui fazem sentido para o seu planejamento.

Isso é que é importante para você: o seu investimento tem que estar de acordo com o seu objetivo e com a sua vida. Assim, você forma uma carteira de investimentos corretas.

E começar do zero nem sempre vai ser adequada e nem sempre vai ser um erro. Tente ver alguns pontos importantes: imposto a ser desconto, tempo de investido, total de patrimônio acumulado, etc.

Esses são investimentos que também tem custos e desempenho adequados? Se não tiver, naturalmente você pode pensar em fazer uma troca por novos produtos e aproveitar para reorganizar sua carteira!

Porque é um resgate de replanejamento geral para que a partir daí você tem uma estratégia definida de investimentos e aí você toma as suas decisões, com mais assertividade, sabendo que está fazendo com consciência.