Planejamento Familiar – descubra se é a hora certa para se tornar pai

ANÚNCIO

De modo geral, já vamos adiantar uma coisa: não existe hora certa para se tornar pai. Porque isso não é uma coisa que a gente vai lá e escolhe e compra, sabe? Depende de N fatores importantes. Agora, por outro lado, sempre dá para se preparar, do ponto de vista do planejamento financeiro.

Dessa forma, se você está planejando ser pai pela primeira vez ou se quer ser mãe pela primeira vez, considere que existe uma data mais apropriada para isso, que é quando você tem estabilidade financeira. Mas, e quando não se tem essa estabilidade? Calma porque também dá certo!

ANÚNCIO

Planejamento Familiar – descubra se é a hora certa para se tornar pai

A nossa ideia com esse texto é dar algumas ideias para quem quer ser pai e ter um bom planejamento para isso. E também dar conforto para quem vai ser pai e ainda não teve tempo de se programar financeiramente. Nos dois casos, as finanças vão ser importantes em todo processo!

A data certa!

Será que existe uma data certa para se tornar pai? Se você não tem filhos ainda e está pensando nisso, saiba que é um ótimo começo. Essa ideia de fazer um plano para o futuro é muito indicada. Seja para ter um filho, viajar ou se aposentar, por exemplo.

ANÚNCIO

O que a gente costuma dizer aqui é que nós precisamos alinhar as expectativas. Assim sendo, quando estamos planejando o casamento, pensamos em filhos, sim. Só que no casamento as contas parecem ser mais exatas do que quando o assunto é o nascimento de um filho.

Para você entender melhor, saiba que no casamento, quase sempre, os noivos juntam as rendas e fazem um orçamento a partir dele. Essa mesma conta vai ser usada para montar o padrão de vida do casal e os investimentos. Lembrando que é um padrão de vida que modificou depois que saiu da casa dos pais.

Agora, na hora de planejar o nascimento do filho, saiba que você também vai ter que alinhar as expectativas. Isso para que, assim como no casamento, o assunto financeiro seja positivo e não traga negatividade para o relacionamento conjugal.

Descubra como fazer a família economizar dinheiro

A hora certa para se tornar pai?

Agora, chegou o momento de pensar no primeiro filho. E o que faremos nada mais é do que alinhar as expectativas a respeito desse tema. Afinal de contas, tem mais alguém na família que vai merecer toda a atenção e todo cuidado, né.

O que você precisa saber sobre o nascimento do primeiro filho é que o orçamento vai ser importante. Se você não teve uma boa experiência com isso no casamento, saiba que agora é a hora de acertar!

Assim sendo, mais do que saber se é a hora certa para se tornar pai, considere a importância de ajustar o seu orçamento familiar. Isso nada mais é do que pensar nas despesas a mais você vai ter com o primeiro filho.

Por exemplo, reflita: alguém vai deixar de trabalhar em casa e vai ter que trabalhar fora? Vai dar para buscar uma creche para deixar o seu filho? Vocês vão ter despesas com isso ou será escola pública? Além da educação, e as fraldas, mamadeiras, leite?

O levantamento dos custos

Você já parou para pensar nos custos que vai ter? Tem que fazer isso. Agora mesmo. O processo vai ser diferente para todo mundo, para todo pai, toda mãe, todo casal. Mas, em todos os casos, isso vai exigir algum tipo de investimento.

Pode ser na fralda, nos alimentos, no quarto, no enxoval ou em qualquer outro detalhe que você julgar importante. O que é importante, vias de fato, é que estes custos sejam levantados.

Afinal de contas, o que vai mudar com a chegada do primeiro filho? Uma vez que você tenha consciência de que custos serão introduzidos no orçamento da família e tem mencionados esses custos, possivelmente, você está pronto para ser um pai de primeira viagem.

E isso não vai considerar se você planejou, anteriormente, a gravidez. Se fez viagens de lua de mel, se já acabou de pagar o casamento, se ainda tem contas da casa. O fato é que o seu orçamento familiar vai sofrer alterações e você precisa fazer as contas.

A criação de um novo orçamento familiar

Planejamento Familiar – descubra se é a hora certa para se tornar pai

Agora, além do fato de saber a hora certa para se tornar pai, o primeiro passo é refazer o orçamento. Por isso, faça um novo planejamento para quando chegar esse pequenino ou essa pequenina. Porque, com certeza, ela vai receber todo o amor e carinho de vocês!

E vocês vão querer cuidar bem do filho, não vão? Ah, se você não sabe ou tem dúvidas, já vamos adiantar uma coisa: é muito legal ser pai e é muito legal ser mãe. E, melhor ainda é quando a questão financeira não se torna um problema na vida da família.

Porque um pequeno chegou em casa e ele chegou para trazer alegria para todo mundo.

É possível trazer uma criança para dentro de casa e cuidar dela com amor e carinho e cumprir as obrigações financeiras que esta criança vai trazer. Dá para fazer isso mesmo que você ganhe pouco ou que tenha contas e dívidas. Tudo é uma questão de criar um novo orçamento!

Uma dica final que a gente pode dar aqui é: fale com amigos e parentes que são pais ou que foram pais recentemente. Qual foi a experiência deles? O que veio de custos a mais? Converse com eles e se prepare para o seu momento, sabendo que cada nascimento de um filho é diferente de outro.

ANÚNCIO