5 hábitos que só te levam para o mau caminho da vida financeira

ANÚNCIO

Hoje em dia, em todo canto do país, tem muita gente que está desperdiçando dinheiro com hábitos errados. E claro que não há um jeito certo ou errado de levar a vida. Só que tem coisas que fazemos que nos fazem ficarmos cada dia mais pobres.

Você pode não saber ou não concordar, mas tem hábitos que você tem que estão arruinando a sua vida financeira. Quer ver só? Continue lendo e descubra alguns hábitos que você tem e nem havia notado!

ANÚNCIO

Aliás, é importante saber, ver e reconhecer esses hábitos negativos porque uma mudança de hábito pode resultar em muitas mudanças na sua vida. É mudando hábitos, por exemplo, que a gente saí das dívidas e chega até a riqueza.

Não é mágica e não é fácil, mas dá para seguir esse caminho mudando hábitos, sim.

5 hábitos para rever agora mesmo

Você cuidar bem do seu salário e você ter a atitude correta, por exemplo, pode te levar a lugares onde você nunca imaginou estar. E não é preciso tanto para viver em harmonia com os princípios e valores que você tem hoje.

ANÚNCIO

Os hábitos que podem piorar a sua vida financeira são aqueles hábitos errados, como o simples fato de cuidar do seu salário errado, isto é, gastar o seu dinheiro sem se dar conta disso.

1 – Compras Parceladas

hábitos
Foto: (reprodução/internet)

As compras parceladas são mais caras dos que as compras não parceladas porque tem juros embutidos. FATO. Isso é fato, tá bom?

Essa história de que comprar à vista ou parcelado é a mesma coisa é mentira.

Não dá para pagar uma compra à prazo pelo mesmo valor à vista. Se o vendedor está te falando isso é porque ele já embutiu as taxas da compra parcelada na sua venda.

E aí, cara, você vai estar pagando mais caro.

Nesse caso, só tem um jeito: procure outro estabelecimento, outro site, outra loja que vende um produto similar e você vai ver que, é quase certeza, que o produto vai estar mais barato nesse lugar.

Talvez você não acha que aquela marca que você queria, mas você acha com a mesma qualidade e similar – sendo que que você vai comprar mais barato.

A dica aqui é muito simples e se você ainda não faz isso, comece a fazer, afinal, estamos falando em mudanças de hábitos: junte o seu dinheiro e compre à vista! A compra parcelada é um mau hábito financeiro que muito brasileiro tem.

2 – Extrato Bancário

Você tem o hábito de olhar o extrato bancário? Se não tem, então, está aí mais um dos maus hábitos financeiros que você carrega nas costas.

Não olhar o extrato do cartão de de crédito, do cartão de débito, da conta… É muito errado.

O simples fato de não conferir as compras vai te fazer perder dinheiro.

Confira também as notas lado supermercados e fique ligado em tudo porque se você não confere esses dados, você está correndo o risco de perder dinheiro de verdade.

Você já notou que existem muitos erros sempre contra o consumidor?

A cada dia tem mais pessoas reclamando de débitos errados ou de créditos errados na conta. Portanto, confira o seu extrato da conta e olhe sempre as notas fiscais das compras.

3 – Pequenos Gastos

Outro hábito péssimo, que arruína a vida de muitas pessoas, é de não controlar os pequenos gastos.

É aquele lanchinho aqui, é aquela trufa ali, é aquele docinho acolá, o refrigerante, aqueles sucos que estão acompanhando a refeição, o cafezinho de toda a manhã… Já notou isso?

Os pequenos gastos fazem toda a diferença e não é pequena a diferença, viu.

Então, a dica aqui é antiga, mas muita gente erra nisso: controle os pequenos gastos, seja disciplinado e resista à tentação de comprar por impulso. Simples assim.

4 – Comida Desperdiçada

hábitos
Foto: (reprodução/internet)

O quarto hábito errado que você pode ter e nunca percebeu é jogar comida fora.

Jogar a comida fora já é um erro por si só, não é mesmo? E desperdiçar alimento é ainda pior quando pensamos em quanta gente está passando fome hoje no mundo – muito triste!

Por outro lado, tem muita gente que está jogando dinheiro fora.

O desperdício está na geladeira, no armário, no seu prato! Em tudo quanto é lugar.

O hábito de deixar passar da validade mostra o quanto você está “desligado” com o seu orçamento.

A dica também é bem simples para você mudar de hábito agora mesmo: faça um cardápio que você come durante a semana e seja disciplinado quando for ao mercado.

O que você tem que fazer é comprar aquilo que você vai fazer durante os próximos dias. E sem exagero!

Jogar comida fora é jogar o seu salário no seu lixo e não ter empatia com o próximo.

5 – Compras Online

Realmente, a gente já sabe que comprar pela internet é muito legal porque dá para economizar dinheiro, né. É muito interessante você achar coisas muito mais baratas do que nas lojas físicas!

Agora, sabe qual é o problema? Muita gente não faz a conta!

Será que a diferença na loja física pela internet compensa?

Essa conta tem que incluir, por exemplo, o custo do frete que você vai pagar para receber em casa o que você comprou pela internet.

É claro que, na verdade, mesmo com frete a maioria das compras pela internet é mais barata. Só que você só vai saber isso quando fizer as contas.

Seja disciplinado e dê valor ao seu dinheiro.

A compra pela internet pode ser uma boa para economizar dinheiro, mas pode se tornar um hábito errado se você começar a comprar o que não precisa. Se você gastar mais do que que você pode, aí o bom hábito se torna, rapidamente, um péssimo hábito.

Por isso, cuidado.

ANÚNCIO