Veja 5 hábitos financeiros de mulheres ricas

ANÚNCIO

Quando se fala em ganhar dinheiro, o que você pensa? Loterias, sorte, destino? Saiba que para muita gente que já chegou nesse objetivo, a resposta é muito mais simples: hábitos. Por isso, hoje vamos estudar os principais hábitos financeiros de mulheres ricas.

Desse modo, se você quer entrar para a lista de pessoas que enriquecem todos os anos e sair da lista de inadimplentes ou endividados, considere que esse texto pode ser o seu começo. Afinal de contas, mudar de hábito é simples e você não precisa investir um único real nisso.

ANÚNCIO

O mais importante de tudo é que você saiba que criar um novo hábito não é simples. Mudar de hábito também não. Porém, se você tiver disciplina para fazer isso é bem provável que você tenha muito sucesso na sua vida, especialmente, na área financeira.

1 – Controlar os Gastos

O primeiro dos hábitos financeiros de mulheres ricas é o de controlar os gastos. Então, comece por se perguntar algumas coisas: quanto você ganha mensalmente, quanto gasta todos os meses, quais os seus principais gastos, quando eles acontecem, de que forma.

Se você não tem essas respostas é porque está falhando no seu controle financeiro. Para as pessoas mais ricas do mundo, essa falta em controlar para onde o dinheiro está indo é algo muito parecido com o que chamamos de “ponto cego”.

ANÚNCIO

Logo, acaba sendo o principal culpado pelas dívidas. Tanto é que o mais difícil é controlar os gastos do cartão de crédito. E o resultado você já sabe qual é: pagamento da fatura mínima, juros, multa, dívidas.

Portanto, mulheres ricas possuem o hábito de rastrear os seus gastos e saber para onde o dinheiro está indo. O simples fato de você fazer isso diária, semanal ou mensalmente vai gerar um resultado surpreendente no seu orçamento.

2 – O Fundo de Reserva

Mais uma dica que vem das ricas é o fato de ter um fundo de emergência. Você tem? Se não tem, talvez seja a hora certa de começar a pensar nisso, viu. Aliás, não só mulheres, mas todo mundo que é rico tem esse fundo para imprevistos.

Inclusive, os especialistas costumam dizer que esse fundo traz também uma “paz de espírito” que nenhum emprego no mundo poderia trazer. Por isso, é um hábito financeiro e tanto para você adotar nos próximos meses.

De modo geral, o fundo de reserva é apenas para custear imprevistos, como uma emergência médica, uma doença mais grave, acidentes e até mesmo para o caso de você perder o emprego. Afinal, todos nós estamos sujeitos a problemas repentinos.

Se você não sabe o que ou como fazer esse fundo, estude mais o assunto. Mas, a dica é que você comece a poupar, ao menos, 10% do salário para formar esse patrimônio, que deve ser de, pelo menos, 6 vezes o seu custo de vida mensal.

3 – Um Nível Abaixo

O próximo dos hábitos financeiros de mulheres ricas tem a ver com a qualidade de vida. Esse é um ponto bem legal porque a maioria dos brasileiros faz justamente o contrário. Por exemplo, você já parou para pensar se está vivendo aquém do seu salário?

A conta é simples: se você ganha R$ 2 mil de salário tem que viver gastando menos do que isso no mês. Se gastar mais vai ter um sério problema financeiro. Se gastar menos vai ter a chance de investir dinheiro para montar o seu fundo de emergência ou realizar sonhos.

Veja 5 hábitos financeiros de mulheres ricas

Essa ideia de viver um nível abaixo é exatamente isso: você tem que diminuir a sua qualidade de vida para fazer o dinheiro sobrar. E não pensar em ganhar mais para custear o seu estilo de vida. Para isso, você tem que ser realista e evitar o consumo inconsciente.

4 – Cortar as Despesas

Cortar as despesas também é fundamental para quem quer enriquecer nessa vida. E as mulheres mais ricas do mundo sabem muito bem disso. Logo, comece a se perguntar sobre o que você tem feito para gerar uma economia financeira mensalmente.

Será que você tem saído menos nos finais de semana ou tem pedido menos pizza ou tem evitado comer fora todos os dias? Aliás, você tem que fazer a unhas na manicure todo final de semana? E o cabelo, será que é viável ficar cortando e tratando a cada 15 dias?

Alguns pequenos cortes ou ajustes também farão a diferença no final do mês e do ano. Comece a ver o que realmente é importante para você. Aliás, você também pode estar pagando serviços que nem usa, como da TV, da internet e do telefone. Pense nisso.

5 – As Metas Financeiras

A próxima e última dica que temos aqui é sobre as metas financeiras, também chamadas de objetivos financeiros. Esse talvez seja o ponto chave para iniciar os hábitos financeiros de mulheres ricas e mudar de vida.

Isso porque o erro que cometemos está em criar metas que são muito distantes da realidade. Ou, pior do que isso, não criar metas. Então, você tem que ter um objetivo final para que percorra o seu caminho de forma focada.

Diga: para que você quer enriquecer? Se você fosse rico, o que faria com o dinheiro? Qual é o seu maior sonho? Obviamente, você tem que ser sincero e realista nas respostas. Aliás, quanto mais objetivo você for, melhor será para você.

Um bom exemplo é pensar em uma viagem durante a aposentadoria. Então, você tem 5 anos para juntar R$ 10 mil para fazer uma viagem com o seu marido para a Espanha e ficar lá por 10 dias. O que acha? Isso é um objetivo e tanto. Bora fazer acontecer?

ANÚNCIO