Guia para ter uma vida financeira sólida – e RICA

É muito mais importante você saber como se organizar financeira do que aprender como ganhar mais dinheiro. Você deve aprender trilhar os caminhos para deixar a pobreza antes de começar a ganhar dinheiro.

Em caso contrário, sem controle financeiro, você pode ter o maior salário do mundo que ainda assim não vai ser uma pessoa rica.

Pensando nisso, separamos aqui alguns itens que são os mais importantes para quem quer ficar rico de verdade, pensando em tudo, até mesmo em como sair das dívidas.

Porque você pode até aprender a ganhar dinheiro, a investir na bolsa, a entender os investimentos, só que se não souber os princípios da educação financeira, a sua vida financeira estará totalmente arruinada.

E assim você deixará de realizar muitos dos seus sonhos porque não aprendeu a fazer aquilo que é o básico, que é elementar, que é o bê-á-bá.

Orçamento Financeiro

Guia para ter uma vida financeira sólida – e RICA

Você sabe o que é o orçamento financeiro? É bem simples de entender.

Se você tem uma renda – que pode ser fixa ou variável – você tem que saber quanto ganha, quanto gasta, para onde vai o dinheiro, quais as prioridades que tem na vida.

E assim, tem que saber tudo mesmo, tintim por tintim.

Quanto paga de aluguel, quanto paga de condomínio, quanto paga de plano de saúde, quanto paga de escola das crianças, quanto paga no o carro, quanto paga de combustível, etc.

Então, a partir disso, você já tem idéia de para onde está indo o seu dinheiro, obviamente.

E o melhor de tudo é que você não precisa de muito para fazer um orçamento.

Você pode dividir o seu salário em várias partes. E a partir daí você estabelece os seus limites.

O lazer

Você é um homem ou uma mulher. Enfim, é um ser humano que precisa relaxar de vez em quando.

Afinal, não dá pra ficar só trabalhando ou só estudando, não é mesmo?

Você tem família e quem sabe você tem filhos também. Fora isso, você tem amigos e você precisa ter aquele momento de relaxamento, de lazer, de convivência com outras pessoas.

O que isso acrescenta para a sua vida? O prazer vai ajudar na sua saúde, no seu bem estar físico e mental, portanto, é importante ter lazer na vida.

E uma boa ideia é sempre separar, ao menos, 10% do salário para o lazer.

Os imprevistos

Agora, vamos pensar nos imprevistos, que, como o nome sugere, sempre acontece sem avisar, quando menos esperamos, não é mesmo?

Ninguém sabe quando o pneu vai furar, quando a geladeira vai parar de funcionar, quando um acidente vai acontecer… por isso, imprevistos.

E para ter condições de arcar com os imprevistos, que acontece com todo mundo, temos o que é chamado de reserva de emergência.

Afinal, o que vai acontecer quando você tiver que gastar algum do dinheiro que você não tem para o acidente de carro? Você vai ao cheque especial, vai parcelar compras no cartão de crédito? Aí, você vai pagar juros, que vão corroer a sua renda.

E isso faz um mal danado para você, para a sua família, para o seu orçamento.

Então, novamente, 10% para imprevistos, todos os meses. Ok?

Isso vai fazer você estar garantido de que você não vai entrar no cheque especial, nem vai parcelar suas compras no cartão de crédito, por exemplo.

Em termos de investimentos, como são gastos para imprevistos, temos que pensar em aplicações de alta liquidez, como uma conta do Nubank, a poupança ou algo melhor, com mais rentabilidade, um CDB com liquidez diária.

A aposentadoria

Agora, mais um ponto a ser considerado é a aposentadoria.

Quem sabe a possibilidade de ter uma aposentadoria com alguns privilégios. Como uma casa na praia, aquela viagem dos sonhos, estudar línguas fora do Brasil?

Por que não pensar nesses sonhos?

Hoje em dia, a aposentadoria significa uma parte da vida que podemos aproveitar. Sem citar a velhice e as doenças e as impossibilidades. Atualmente, é na aposentadoria que se tem mais chances de viver uma vida que “sempre quis”.

Então, também devemos pensar nisso e aqui podemos separar os 5% para os sonhos!

E estes sonhos são considerados investimentos de médio e longo prazo. Hoje em dia, o Tesouro Direto é quem oferta as melhores aplicações para isso.

O essencial

O que faltou? Então, faltou apenas o essencial.

Você já separou 5% para aposentadoria, 10% para o lazer e o mesmo valor para a sua reserva.

Agora, você ainda tem 75% do seu salário.

Esse valor deve ir, totalmente, para os seus gastos essenciais.

Mas, se você acha que não é o suficiente, deve pensar que está gastando mais do que se deve. Isto é, está com uma vida acima do que é o seu padrão de vida.

Talvez seja a hora certa de se enquadrar nesses 75% agora mesmo.

Vender um carro é uma ideia. Cortar os serviços que você não usa é outra ideia. Diminuir o consumo de água, energia e telefone também é inteligente.

Tudo isso são exemplos de que você pode sim, e deve, viver apenas com 75% do seu salário enquanto a outra parte vai para áreas importantes da sua vida: aposentadoria, lazer e reserva.

Para dar certo e você ter uma vida mais feliz e mais rica, o conselho é: fique dentro desse limite de 75% e use a outra parte para o que foi ensinado aqui.

Com esses 75% do salário dá sim para comprar alimentos, produtos de higiene, pagar escola e tudo mais. Agora, como falamos, se não der: talvez seja porque você está vivendo uma vida que não é a sua, repense!