Leia o guia financeiro para sair da casa dos pais mais rápido de todos os tempos

Tem muita gente que está pensando em mudar de vida. Ou seja, algo como “ter o próprio canto”. E nem sempre isso é por causa de brigas com a família. Mas, chega uma chora que dá vontade ter a própria casa, né. Então, temos esse guia financeiro para sair da casa dos pais.

Inclusive, já vamos dar uma informação aqui: saiba que mesmo ganhando pouco, você pode conseguir isso. Até mesmo porque o Brasil é um dos países que mais possuem financiamentos imobiliários. Além do mais, temos diversas opções de imóveis, como casas, apartamentos, etc.

O que vai importar mesmo é você considerar que tem que se planejar para isso. Logo, comprar a casa própria não é como ir lá no mercado da esquina e comprar um pacote de balas, né? O preço é elevado, tem juros e outros custos envolvidos nesse momento.

De forma resumida, somente uma decisão muito bem pensada vai gerar bons resultados.

O guia financeiro

Sabendo disso tudo, a gente foi atrás de uma espécie de guia que pode ser o seu primeiro passo para começar a estudar essa possibilidade. Sendo assim, pensamos em algo prático, que você leia rapidamente e encontre pontos onde dá para melhorar.

Por exemplo, a gente vai falar do planejamento. Então, se você ainda não tem esse planejamento, saiba que é preciso antes de dar qualquer passo em seguida. E ainda falaremos da economia e dos custos. Leia até o fim.

PLANEJAMENTO

A primeira coisa é criar um planejamento financeiro. Aqui, não existe outra saída. Até mesmo porque para se atingir qualquer objetivo financeiro que seja, a gente tem que ter esse “plano de negócios”, que é algo pessoal de cada um.

No caso da meta de “sair da casa dos pais”, uma boa observação é sobre pensar nas expectativas de gastos. Afinal, a pessoa ainda não sabe exatamente o que vai “encontrar pela frente”. Ou seja, quais serão todos os gastos.

Bom, mas vamos por partes. O fato é que é preciso ter um controle. E isso começa por anotar qual é a renda da pessoa. Logo, mesmo que seja uma renda variável, com vales, bônus e tudo mais, é preciso ter tudo isso anotado. E não se esqueça, jamais, de pontuar todos os gastos, hein.

ECONOMIA

O próximo ponto desse guia financeiro para sair da casa dos pais tem a ver com a economia. Aliás, não importa o motivo da sua saída: você vai ter que ter uma grana para usar. Vamos mostrar apenas algumas situações para você entender isso.

  • Se for financiar um imóvel – você terá que ter o valor da entrada,
  • Mas, se for morar de aluguel – então, precisará ter dinheiro para o pagamento,
  • Além do mais, em todo caso, você terá o gasto com os eletros da casa.

Inclusive, mesmo que divida o aluguel com o parceiro ou um amigo, ainda assim, terá gastos. E por que estamos falando isso? Porque é a hora certa de você começar a economizar dinheiro para atingir esse objetivo de sair da casa dos pais.

E aqui já podemos te dar uma dica de ouro: crie uma reserva de emergência. Assim, mesmo que você tenha problemas no meio do caminho, independentemente de quais seja, você estará “preparado” para enfrentar isso sem se complicar com dívidas.

CUSTOS

Essa última parte do guia é para falar sobre os custos. A gente já mencionou isso acima, mas sem muito detalhe. Então, considere que você tem que criar uma estimativa de tudo o que terá que pagar. Por isso, aquele planejamento lá em cima faz tanto sentido.

A ideia aqui é fazer o levantamento dos custos. E de quais custos a gente está falando? De todos. Sim, de todos. Primeiro, leve em conta que o seu padrão de vida vai ter que descer um pouco porque você terá novas contas domésticas a pagar. Por exemplo:

  • Conta de água, de luz, de internet
  • As contas da casa/apartamento, como aluguel/condomínio/financiamento,
  • Contas do supermercado,
  • Os gastos com a vida pessoal, como com serviços TV ou músicas.

E ainda podemos pensar nos gastos iniciais. Por exemplo, o valor da entrada do financiamento ou o pagamento adiantado dos aluguéis. Além da compra da cama, da mesa, do sofá. E pode ser que você ainda tenha que construir ou reformar, né.

Continue estudando

guia financeiro para sair da casa dos pais

O nosso guia financeiro para sair da casa dos pais termina aqui. No entanto, temos que considerar que ainda há muitos pontos a serem ainda mais detalhados por você, para que enfrente essa nova etapa da vida de frente.

Sabendo disso, a gente trouxe aqui algumas indicações de matérias que podem ser de grande utilidade para você que está nessa fase da vida.

O primeiro ponto é pensar em “como comprar um apartamento ganhando pouco”. Afinal, na maioria das vezes, as pessoas não possuem todo dinheiro para fazer a compra à vista, né. Então, dá para pensar em alternativas e ter um planejamento mais sensato.

Outra delas é sobre “como mobiliar um apartamento pequeno gastando pouco”. Isso vai ser algo essencial nessa fase da vida. Afinal, são tantos gastos que pensar em uma mobília mais prática e simples é uma boa ideia. E dá até para pensar em “móveis planejados” também.

E, por fim, nós temos uma curiosidade: “será que vale a pena ter seguro residencial para apartamentos?”. A gente fez uma matéria falando disso, até mesmo porque a ideia é que esse seguro seja usado tanto em apartamentos como casas. Mas, muita gente não sabe se vale a pena.

Não há posts para exibir