O guia de planejamento financeiro mais verdadeiro para você ter uma vida mais rica!

ANÚNCIO

A busca da prosperidade financeira, da liberdade financeira, da independência financeira e de tudo mais que tenha a ver com o seu futuro passa por um bom planejamento financeiro.

Isso quase todo mundo já sabe. Porém, a dúvida surge exatamente na hora de fazer esse controle. E hoje vamos falar sobre planejamento financeiro  doméstico. Confira nas próximas linhas algumas dicas que vão lhe ajudar a você se preparar para alcançar a liberdade financeira.

ANÚNCIO

Você precisa ter um bom planejamento no que diz respeito às suas despesas. Então, a partir de agora começa um guia, com informações importantes e detalhes que não podem ser deixados para trás.

Ter uma Lista

A primeira dica desse guia é você ter uma lista de tudo que você vai gastar quando você for ao supermercado. Anote que você vai comprar.

Se você vai sair com a sua família para fazer compra, se é a compra do mês, se é para comprar roupas, se for para o material escolar para as crianças, etc.

ANÚNCIO

Se vai para algum lugar comprar alguma coisa tem que fazer a lista, tá?

E seja fiel aquilo que você precisa comprar.

Tome bastante cuidado com isso porque só ter a lista não vai dizer nada se você gastar além do que está escrito ali.

Se você não se disciplinar, você vai sair para ir ao mercado comprar alguma coisa sem lista, você pode se esquecer de algo e trazer algo que não precisava e ter que voltar ao mercado perder tempo que gastar mais.

A disciplina

E se você vai sair na rua para comprar alguma coisa que você precisa, como um presente para um amigo que vai fazer aniversário que vai se casar, se você não estiver focado vai comprar além do que pode e você corre o risco de comprar o presente, mas também comprar outras coisas que não precisava.

Portanto, ter tudo anotado e se disciplinado é fundamental.

Se você não quer correr a tentação que gastar mais, tem alguns conselhos.

Vai sair para comprar um presente para o seu amigo e esse presente é de R$ 100? Leve o dinheiro e não leve o cartão de crédito e nem o cartão de débito. Aí, você só gasta aquilo que tem em mãos.

Porque assim você não vai comprar mais o que você pretende, que você planejou e também não corre o risco de comprar aquilo que você não precisa.

Portanto, o foco é fundamental.

Opte por Comer em Casa

Que tal começar a fazer um cardápio semanal das coisas que você vai comer em casa?

Você vai ao mercado e vai fazer compra os próximos 15 dias. Então, faça o cardápio antes de comprar os ingredientes que você vai precisar para fazer esse cardápio. Certo?

Evitando assim manter a despensa na geladeira de casa com coisas que você não vai usar nos próximos dias.

Outro detalhe importante, já que estamos falando de alimentos. Tenha cuidado com a data de validade dos produtos que você vai comprar para que ele não perca a validade e você tenha que jogar fora.

E se você vai comprar um produto não perecível e você percebeu que está em promoção, você pode comprar um pouquinho mais e manter em estoque!

Por exemplo: material de limpeza, quem sabe alguma coisa que você pode manter guardado comprar uma quantidade maior e assim você vai economizar dinheiro.

Tenha Organização na sua Casa

Outro detalhe curioso é que nós temos muitas contas para pagar, que são aquelas cópias de boletos, sabe?

Isso não vale para aquelas contas que são debitadas automaticamente na conta bancária. Porque nesse caso você não corre o risco de vencer e têm que pagar juros e multa pelo atraso. Então, podem ser boas ideias.

Mas, e aquela despesa do condomínio e a mensalidade das crianças e tantas outras despesas que vem em boletos ou carnês?

Você tem que ter um local em casa onde você guarda essas contas de forma organizada.

Se o filho que traz a despesa da escola, ensine o seu filho a colocar no lugar certo e preste a atenção nisso. Evitando colocar em um único lugar as contas que você tem que pagar e mais o material dele.

Guarde as notas e os recibos de tudo o que você gasta para quem sabe no futuro se surgir alguma dúvida você tenha como comprovar.

E porque quem sabe essa despesa não pode ser usada na sua declaração de imposto de renda no próximo ano também.

É isso mesmo: manter os recibos em lugar apropriado e as despesas para pagar também!

Desapegue do que Não tem mais Valor

Mantenha no seu guarda roupa apenas roupas e sapatos que você usa com regularidade.

Quem sabe não chegou a hora de você fazer um levantamento em casa e você desapegar de algumas coisas. Isso também é bom para o seu bolso porque pode te render algum dinheiro.

E se você não usa e está ocupando espaço, você poderia quem sabe doar para alguém que está precisando.

Isto fará bem para você também saber que você ajudou uma outra pessoa e você vai estar desapegando de coisas que está em casa.

Aproveita essa dica para dizer que nós podemos viver de uma forma simples, de maneira minimalista.

Minimalista, o que é isto?

É não ter um monte de coisas em casa!

Por que tem que ter um monte de pares de sapato? E por que tem tem que ter um monte de sapatênis? E por que ter um monte de roupas que às vezes você usa uma vez?

O minimalismo é ter uma vida mais disciplinada e mais organizada para que você evite ficar acumulando as coisas dentro de casa.

Se você fizer isso vai verificar que você pode economizar bastante com as suas contas em casa ao ter uma vida mais organizada e uma vida planejada.

Tenha Planejamento financeiro sempre!

planejamento financeiro
Foto: (reprodução/internet)

O planejamento financeiro é fundamental e começa com mudanças no comportamento. Mudança de atitude e essas poucas dicas aqui podem ser quem sabe os primeiros passos para uma vida mais organizada portanto mais produtiva e de mais prosperidade para você.

Portanto, se você tiver uma vida planejada e uma vida organizada, você com certeza vai aproveitar melhor o seu salário!

ANÚNCIO