Guardar dinheiro ganhando 1.000 reais – aprenda nesse passo a passo

ANÚNCIO

A atividade de guardar dinheiro nunca foi uma missão fácil. Apesar de ser muito simples na teoria, na hora da prática ela fica bem complicada. Tanto é que uma das dúvidas mais frequentes que as pessoas têm é sobre como guardar dinheiro ganhando 1.000 reais.

Pensando nessa dúvida tão comum, a gente criou esse conteúdo. Até mesmo porque com um salário de 1.000 reais parece que é impossível guardar dinheiro, não é mesmo? Mas, saiba que dá. Inclusive, não tem nada de impossível. E você vai descobrir como alcançar esse objetivo.

ANÚNCIO

Aliás, algumas pessoas já consideram algo impossível de fazer. Por isso mesmo, nem tentam e desistem logo no começo, mas aí que mora o grande erro. O pensamento errado. Porque não importa o quanto você recebe, sempre é possível guardar um dinheirinho no final do mês.

O passo a passo para guardar dinheiro ganhando 1.000 reais

De modo geral, tirando esse pensamento negativo, o que falta é uma organização financeira e dedicação para começar a guardar dinheiro mesmo ganhando pouco. Além de entender um pouco o mercado financeiro e colocar em prática. Tudo coisa simples de ser feita.

E lembre-se que tudo depende de você. Por isso, não adianta ler nossas dicas e nem tentar colocar em prática. Porque aí você acaba ficando apenas na teoria e ela não funciona sem a prática, ok?

ANÚNCIO

Entenda a sua atual situação financeira

Antes de começar a guardar dinheiro ganhando 1.000 reais é importante saber como está sua saúde financeira. “Você está fechando os meses no azul?”, é uma pergunta muito importante para começar sua mudança de vida.

De imediato, pode ser bem fácil essa resposta, com um simples sim ou não. Mas, conforme a sua resposta tudo pode mudar. Você precisa entender porque está gastando mais do que ganha e para onde está indo todo seu dinheiro se estiver com a conta vermelha no fim do mês.

Está na hora de fazer planilhas de gastos e anotar tudo o que você ganha e onde você gasta, durante os 30 dias do mês. E isso tem que acontecer ininterruptamente.

Você pode usar um caderninho para fazer essa planilha também, além de usar programas no computado como o Excel. Aliás, hoje em dia tem opções mais rápidas e modernas, que são aplicativos de celulares que organizam seus gastos.

Saiba para onde está indo seu dinheiro

No final do mês você deve analisar sua planilha e ver os seus gastos. Vai encontrar aqueles gastos fixos, como o empréstimo do banco e prestação da casa.

Depois vai se deparar com alguns que existe a possibilidade de diminuir como o consumo exagerado no mercado, gasto excessivo de gasolina, energia e água além do necessário. Tudo isso não precisa ser cortado, mas pode ser diminuído, obviamente.

Aqui já é possível fazer seus primeiros cortes, mas sem exageros. Até mesmo porque a ideia é guardar dinheiro e lhe colocar em uma situação de dificuldades.

Lá no fim você vai se deparar com alguns gastos realmente desnecessários como a compra dos lanches durante a semana, um gasto a mais na cervejinha, churrascos. Mas, o melhor é que perceberá que poderá diminuir drasticamente com isso.

Veja bem, não queremos acabar com seu lazer porque isso também é errado já que viver apenas para pagar contas será um verdadeiro martírio. Porém, como nosso objetivo é começar a fechar no azul para lá na frente guardar dinheiro serão necessários alguns sacríficos.

SPC diz que brasileiros devem usar recursos do FGTS para quitar dívidas

Administre o salário com responsabilidade

Como você gasta seu dinheiro também é muito importante para fazer uma boa economia. Você usa cartão de crédito? Cartão de débito? Folhas de cheque? Dinheiro vivo?

Já saiba que a melhor opção sempre é usar o dinheiro vivo, mas nem sempre é possível, ainda mais quando for fazer compras maiores, como em supermercados. Depois, a próxima opção é o cartão de débito. E só em último caso, o de crédito.

Uma opção para poder gastar com cartão sem ter gastos adicionais é abrir uma conta em bancos online que não cobram anuidades e nem taxas para aquisição do produto.

Mas, cuidado ao usar cartão, pois como não está com o dinheiro na mão pode acabar gastando mais que o necessário. A verdade é que dá para comprar coisas apenas dentro da sua realidade e não precisa comprar um celular novo apenas porque teve lançamento, né.

Guardar dinheiro ganhando 1.000 reais - aprenda nesse passo a passo

Sobre esse controle das finanças, sempre tenha os pés no chão. Até mesmo porque você também pode fazer boas compras sem precisar furar o seu orçamento. Inclusive, sempre honre com suas contas, dê prioridade para quitar as maiores primeiro.

Aprenda a investir o seu dinheiro

Para fechar esse passo a passo sobre como guardar dinheiro ganhando 1.000 reais, temos aqui o assunto dos investimentos financeiros. Outro grande engano que acontece com as pessoas é acreditar que investimento é algo apenas para quem tem muito dinheiro.

No entanto, como vimos acima, se a sua organização está boa e o dinheiro começou a sobrar, é a hora de pensar no assunto e fazer o dinheiro trabalhar para você. Dessa forma, você precisa procurar opções que se encaixam ao seu estilo de vida.

Você também pode gostar de ler: Descubra como ficar rico sendo uma pessoa simples com essas 5 dicas!

A primeira vista uma boa opção sempre é a poupança, totalmente segura, sem gastos e com uma renda fixa todo mês. Os juros podem parecer pouco no começo, mas conforme for investindo mais, os valores aumentarão. Porém, ela não é tão boa assim.

Já o Tesouro Direto também pode ser considerado, pois para investir nele, você precisa de pelo menos R$ 30, com retorno garantido em determinados prazos de tempo. Os especialistas acreditam que uma diversidade de aplicação é muito válida entre vários ativos.

ANÚNCIO