7 conselhos para guardar dinheiro para a aposentadoria

Com a incerteza na mudança da previdência, se aposentar está cada vez mais distante para muitos brasileiros. Ao menos, se aposentar de forma digna.

Se as novas regras da previdência social forem aprovadas pelo Congresso, o brasileiro terá que trabalhar bem mais e irá receber menos, caso se aposente por tempo de serviço com a idade mínima.

No ano passado, uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil e pela CNDL, Confederação Nacional de dirigentes Lojistas, afirma que 8 em cada 10 brasileiros não se preparam para a aposentadoria.

Isso significa que quase 105 milhões de adultos, acima de 18 anos de idade, estariam nessa situação no país.

Se você não está entre os 20% que estão se preparando para se aposentar, aproveite bem as dicas.

Afinal, estamos falando de 2 coisas totalmente importantes na sua vida: novas regras para se aposentar e uma qualidade de vida nada boa que você poderá ter.

Então, qual é a saída nesse caso, já que ficar reclamando do governo não vai resolver? Fazer a sua própria aposentadoria, de forma independente e muito mais segura.

Assim sendo, separamos 7 dicas incríveis para quem quer guardar dinheiro para a aposentadoria e não ficar totalmente dependente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

1 – Comece a guardar dinheiro agora

Antes de pensar em fazer uma previdência privada, comece pelo que você já tem, ou seja, se propondo a guardar o que você já tem disponível a cada mês.

Faça os cálculos de suas despesas mensais e veja quanto pode começar a economizar.

Por menor que seja o valor, comece por ele.

É melhor guardar um pouco todos os meses, do que nunca guardar nada.

E aí, depois, você vai ver que esse começo foi super importante para tudo dar certo… Mesmo porque nunca é tarde para começar, desde que você comece em algum momento.

2 – Invista o seu dinheiro

Busques formas de investimentos financeiros que possam lhe trazer rendimentos maiores que a poupança.

Isso vai fazer seu dinheiro se multiplicar com mais rapidez, garantindo mais recursos para a sua aposentadoria.

A previdência privada costuma ser a mais escolhida pelos brasileiros que pensam na aposentadoria, mas ela está longe de ser a melhor opção. Quase nunca é.

Hoje temos acesso simples à papéis como do Tesouro Direto e mesmo a conta do Nubank, que rende bem mais do que a poupança e é tão segura quanto ela porque é garantida pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito.

Então, o conselho é: invista, mas escolha boas aplicações também!

3 – Diversifique seus fundos para se aposentar

Não aplique somente dinheiro na poupança.

Ela é importante porque tem liquidez imediata, ou seja, se você precisar de dinheiro é só ir a um caixa eletrônico e sacar o dinheiro. Por outro lado, também tem investimentos com muita liquidez e melhores.

Sendo que a poupança não é a única opção. Faça uma previdência privada em outros lugares, inclusive, fora do seu banco.

Analise as condições dos bancos que cobram taxas menores e a rentabilidade seja maior.

7 conselhos para guardar dinheiro para a aposentadoria

4 – Invista em Letras do Tesouro

Rende mais que a poupança, mas não possui a mesma liquidez.

A rentabilidade varia de acordo com o tipo de título e o preço da aquisição.

São basicamente 4 tipos de título: os prefixados, onde você sabe qual vai ser a rentabilidade depois de um certo tempo aplicado; os indexados à taxa SELIC; os indexados ao IGP-M e os indexados aos IPCA.

Cada um tem uma rentabilidade diferente. Procure uma corretora de investimentos e faça uma pesquisa comparativa para ver que, no longo prazo, ficar na poupança vai te fazer perder dinheiro.

5 – Economize mais ainda

Busque novas formas de economizar dinheiro.

Ande mais a pé, de bicicleta, de transporte público, deixe de comprar algum produto que geralmente estraga por não ter sido consumido dentro do prazo de validade.

Veja por onde você está deixando o dinheiro escapar e use as suas economias para investir na sua aposentadoria.

6 – Busque novas formas de renda

Buscar uma segunda fonte de renda e guardar os lucros para a aposentadoria é outra forma de criar fundos para os anos que você ficará sem trabalhar.

Tem muita gente que não abre mão do conforto que tem. Mas, ao mesmo tempo, tem um salário fixo, sem mudanças. Aí, a alternativa é buscar fontes de renda, com os “bicos”.

E existem várias formas de fazer isso.

Seja através de trabalhos extras ou desapego a coisas que você não usa mais.

Qualquer dinheiro que entrar no seu orçamento sem haver a necessidade de utilizá-lo serve como dinheiro para investir na aposentadoria.

7 – Habitue-se apenas com o salário

Se você é assalariado e recebe horas extras, viva somente com o seu salário.

Porque não vai adiantar você ganhar mais dinheiro e gastar mais dinheiro também. É uma coisa ilógica, se você fizer isso.

Separe os rendimentos das horas extras, parte do décimo-terceiro salário e prêmios, e deposite nas suas aplicações. Isso vai ser muito importante para você aumentar de patrimônio mais rapidamente.

Seguindo esses conselhos, você deixará de estar presente na lista dos 80% que não se preparam para a aposentadoria e estará inserido em um grupo seleto de pessoas que passarão a velhice com um pouco mais de conforto.