Confira 7 dicas para identificar golpes de empréstimos financeiros

ANÚNCIO

Atualmente, o Brasil tem sofrido muito com os golpes de empréstimos financeiros. O que acontece é que uma pessoa recebe um telefonema ou uma mensagem no celular falando sobre um crédito com ótimas taxas, parcelamentos e valores.

No entanto, nem sempre isso é uma verdade. Por exemplo, você sabia que nenhum valor pode ser cobrado antecipadamente em um empréstimo? Mas, muita gente não sabe disso e acaba fazendo tais depósitos. O resultado é desastroso: prejuízo na certa.

ANÚNCIO

Confira 7 dicas para identificar golpes de empréstimos financeiros

Pensando nisso e vendo a realidade do país, a gente resolve criar aqui uma lista com as principais dicas que são dadas pelos especialistas em finanças e em segurança para evitar os golpes financeiros, que acontecem na maioria das vezes pela internet, em mensagens digitais.

Os golpes de empréstimos financeiros

É comum que as pessoas que tentam fraudar outras pessoas usem de argumentos financeiros para conseguir a vantagem. Eles acabam oferecendo crédito rápido, empréstimo facilitado e até mesmo taxas incríveis.

ANÚNCIO

No entanto, nem sempre isso condiz com a realidade, já que se trata apenas de isca para atrair as pessoas. Se você quer evitar ter essa dor de cabeça e perder dinheiro, conheça abaixo algumas dicas para evitar ou desconfiar de tais golpes.

1 – Mensagens de Pessoas Desconhecidas

Você já deve ter recebido, várias vezes, mensagens de pessoas desconhecidas no seu celular por SMS, no seu WhatsApp e até mesmo por e-mail, né? Saiba que esse é o primeiro motivo que se tem para desconfiar do que pode ser um dos golpes de empréstimos financeiros.

Geralmente, essas mensagens estão acompanhadas de links e sempre citam expressões do tipo “dinheiro fácil”, “dinheiro rápido”, “aprovação imediata”, etc. O ideal, inclusive, é marcar a mensagem como SPAM ou denunciar.

2 – Formulários de Pedido de Crédito

A segunda dica tem a ver com você mesmo e com os formulários de crédito que você assina. Sabia que você muitas empresas, que tem boa reputação, costumam oferecer o que é chamado de “experiência simplificada”?

Nesses casos, o ideal é desconfiar de mensagens que indiquem que o seu crédito foi aprovado a partir de outras empresas. Isso inclusive está fazendo parte dos novos golpes que acontecem no WhatsApp.

3 – A Reputação da Empresa

Ao receber uma oferta de crédito, que é comum caso você já tenha procurado esse tipo de empréstimo, saiba que o ideal é, antes de tudo, ver a reputação da empresa. Atualmente, dá para fazer isso online, pela internet mesmo.

Sites como o Reclame Aqui e o Procon podem dar notícias sobre as empresas fraudulentas. E, obviamente, se ela não tem uma boa reputação, não é indicada para você fazer nenhum tipo de negociação.

4 – Confirme sobre a Reputação

Mesmo que você tenha visto que essa é uma boa empresa ou caso não tenha encontrado informações sobre ela, saiba que você ainda tem a possibilidade de tentar entrar em contato para simular o empréstimo. Faça isso pelos canais de atendimento mais tradicionais.

Uma boa ideia é ligar na central de atendimento, por exemplo. Saiba mais sobre as ofertas, sobre as promoções, tipos de pagamento e tente verificar se aquelas opções são mesmo verdadeiras.

5 – Depósito Antecipado?

Agora vem uma dica muito importante sobre golpes de empréstimos financeiros, que têm acontecido frequentemente. Considere que muitas empresas ou fraudadores têm solicitado o depósito antecipado para fazerem a liberação de crédito.

Naturalmente, isso não existe e é crime. Nenhuma empresa pode cobrar depósitos antecipados ao ofertar crédito. Ok? Nem mesmo para “taxa de conveniência” ou algo como “análise de crédito” e nem mesmo “crédito pré-aprovado”. Evite esse tipo de problema.

6 – Confira os Erros Gramaticais

Uma notícia interessante também é a que vem de especialistas que dizem que sempre há algum erro nas mensagens que vem de golpistas. E a maioria deles tem a ver com a gramática. Assim sendo, se houver erro gramatical, desconfie imediatamente da mensagem.

O mesmo vale para áudios que você recebe no WhatsApp ou para atendimentos informais demais, como em telefonemas.

7 – Atenção as Pressões Psicológicas

A dica 7 tem a ver com a pressão psicológica que os bandidos fazem na hora de aplicarem golpes financeiros. De modo geral e comum, eles sempre falam em “urgências” e “emergências”. É algo como: “aproveite a chance única agora”.

Essa ideia de tempo e urgência pode acabar forçando a pessoa a aceitar o crédito. No entanto, no desenrolar da história, os resultados são sempre ruins, com depósitos em branco ou com antecipações sem retornos.

O que fazer caso tenha caído em algum golpe?

Confira 7 dicas para identificar golpes de empréstimos financeiros

Agora que você viu as principais dicas sobre os golpes de empréstimos financeiros, vamos terminar o texto falando sobre o que você deve fazer caso tenha caído nessas armadilhas.

A primeira recomendação é fazer um Boletim de Ocorrência. Isso tem que ser feito em uma delegacia de polícia ou na internet. Descreva o mais detalhadamente possível o que foi que aconteceu. E passa todos os contatos que tem do infrator.

Isso vai ajudar a polícia a tentar uma identificação do indivíduo, por exemplo. Além do mais, vai servir como garantia para você reaver os seus direitos, caso eles existam. Após isso, procure órgãos responsáveis como o Procon e até mesmo um advogado especializado.

Foi Vítima do Golpe Online? Saiba o que Fazer em 10 Passos

O que fica claro é que sempre é bastante complicado correr atrás do prejuízo porque nem a polícia tem todas as informações que precisa. Assim, a gente acaba tendo em vista que a melhor solução é se prevenir de tais problemas. E por isso as dicas acima são tão interessantes.

ANÚNCIO