Saiba mais sobre o Golpe do Registro de Marca

Você sabe que hoje em dia é muito importante registrar a sua marca, não sabe? Isso vai te dar autenticidade e confiabilidade na hora de vender. Mas, você já ouviu falar do Golpe do Registro de Marca? É preciso tomar cuidado para não ter problemas com isso.

Isso porque ao mesmo em que se torna importante registrar a sua marca, também é importante saber como fazer esse procedimento da forma correta. E o principal motivo é que atualmente existem golpes financeiros comuns, que tem prejudicado muito empreendedor.

O registro da marca

Antes de tudo, vamos considerar que o registro da marca ajuda os empreendedores, novos e mais tradicionais, a terem segurança jurídica.

De forma, se você quer ser dono da marca que representa o seu negócio, o seu produto ou o seu serviço, saiba que uma ideia é registrar essa atividade.

E isso vale para quem tem um Canal no Youtube também. Ou para quem trabalha vendendo produtos no e-commerce. Ou ainda para quem presta serviços, como escrevendo e produzindo conteúdos de marketing digital.

Existe essa importância porque para ser dono da marca e ter exclusividade dela é preciso registrar no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Em poucas palavras, podemos dizer que é um órgão federal que rege o registro de marcas e das patentes industriais no Brasil.

Se não registrar no INPI o seu negócio, na prática, você não é dono da marca!

E aí, o que acontece é que outra pessoa pode registrar no seu lugar. E passado todo o prazo legal, ela pode se tornar dona da marca e te proibir de usar a marca do seu negócio. Achou isso um baita de um inconveniente? Saiba que isso existem.

Ah, tem outro detalhe, hoje em dia, se pode registrar a mesma marca, só que desde que seja em segmentos diferentes. E, logicamente, com donos diferentes também.

Como o McDonald se tornou a marca de fast-food mais valiosa do mundo

O Golpe do Registro da Marca

Agora, vamos ao que interessa neste conteúdo: os golpes.

O objetivo desse conteúdo é alertar todo mundo sobre os golpes que existem acerca do registro da marca. Então, vamos ao que interessa aqui.

Todos já sabem que precisamos registrar a marca, como vimos no tópico anterior, certo? Só que tem um detalhe aqui: o INPI não vai te ligar para fazer isso.

E nem mesmo vai mandar carta avisando que tem alguém tentando roubar sua marca, se isso acontecer. Portanto, definitivamente, considere que o INPI não entra em contato com nenhum empreendedor para esse fim.

Então, se qualquer empresa entrar em contato dizendo ser do INPI e que alguém está tentando registrar sua marca, reflita. Porque existe uma enorme possibilidade de ser golpe ou é uma empresa fazendo abordagem de venda para vender serviço de consultoria. Mas, definitivamente, não é o INPI.

Então, para evitar o Golpe do Registro da Marca, saiba que a única forma de receber contato do INPI é por e-mail. E isso só vaia acontecer quando você tem processo em  andamento para cadastrar sua marca. Aí, o INPI te manda e-mails para você saber da movimentação do processo.

Boletos Falsos

Vale dizer que, geralmente, os golpes do registro de marcas e patentes acontece a partir do envio de boletos falsos. Só que esses boletos são muito bem feitos, que nem parecem falsos. E aí que mora o grande perigo.

A pessoa registra uma marca. Ok. E aí começa a receber ligações e boletos. O que ela faz? Paga os boletos. Só que esses boletos nem sempre são do INPI.

Então, como fazer para evitar esse pagamento do boleto? Aliás, como saber se é um boleto falso do INPI? O fato é que os boletos falsos são bastante convincentes, até mesmo com informações que fazem todo sentido. E muita gente cai nesse golpe por isso.

Só que você tem que considerar que as guias de pagamento do INPI só podem ser emitidas no site do INPI. Portanto, você não vai receber esses boletos nem em casa, nem no e-mail.

O boleto correto, portanto, é um boleto que você emite no site e paga dentro do prazo legal. Dessa forma, se receber um boleto que não solicitou, saiba que é golpe ou uma tentativa dele.

O que diz o INPI

Com tantos problemas que tem aparecido com os golpes do registro da marca, o INPI fez um grande anúncio sobre os cuidados que se precisa ter. Isso na hora de registrar o produto, o site, o canal do Youtube ou até mesmo um serviço.

Veja um trecho do que diz o órgão…

“O INPI recomenda que não se contrata este tipo de empresa para tomar conta dos interesses”. E explica: “São meras propostas de contratação de uma firma, para que lhe forneça algum tipo de serviço, ainda que seja somente recolher taxa”. E a justificativa vem depois: “É importante lembrar que o usuário pode fazer qualquer serviço do INPI por conta própria”.

E o INPI também diz que existem outras formas de dar golpe com base em citações do INPI. Para conhecer mais sobre essas tentativas, acesse o site oficial do órgão e tire as suas dúvidas.

Não há posts para exibir