Os 5 principais gastos para quem vai morar sozinho

Todo mundo que vai morar sozinho sente um prazer imenso porque começa a perceber que a vida de adulto realmente chegou. É uma questão de liberdade e de felicidade também.

Só que isso implica em uma mudança de vida geral. E isso também se reflete na parte financeira. Para te ajudar a não ser pego de surpresas, separamos os 5 principais gastos que se têm em uma casa. Confira aí.

Os 5 principais gastos para quem vai morar sozinho

1 – Gastos com a compra casa

Os gastos com a compra da casa inclui principalmente o valor da prestação do seu financiamento imobiliário feito na Caixa ou em qualquer outro banco. Mas, também pode ser o gasto com o valor do aluguel.

Além disso, a casa ainda tem o gasto do imposto anual, que é chamado de IPTU.

Isso vale para o caso de você morar em casa, residência, apartamento, terreno, etc. Só que há a diferença de que se estiver dentro de um condomínio ainda vai ter a taxa do condomínio, que é para cobrir gastos gerais do lugar.

 2 – Gastos com as contas de casa

Quando você ainda morava com os seus pais era comum você ouvir dizer que as contas de casa estão alta demais ou que as contas de casa precisam ser revistas, algo assim. Se lembra?

Agora, assumindo o controle da sua vida de verdade, saiba que é você quem vai ter que arcar com as contas de casa. E isso vale para todo mundo que vai morar sozinho ou já mora.

Mas, o que entra nessa conta de gastos de casa? Bom, de forma comum e necessária, estão: água, energia, gás. Aí, vem outros gastos ditos como fundamentais também, como a internet, o telefone, a TV a cabo, etc.

3 – Gastos com as compras de supermercado

Aqui falamos de vários itens, como os essenciais alimentos, mas também aqueles que são de utilidade domésticos, tais quais os produtos de higiene e limpeza.

Se você está indo morar sozinho nos próximos dias, saiba que deve começar a entender a diferença entre comprar no varejo e no atacado ou entre comprar no varejão e na feira, por exemplo.

É muito fácil comprar apenas o mais barato ou comprar apenas o melhor. Só que pode ser que fazer isso não vai se adequar ao seu orçamento mensal. Vai ser preciso pensar muito sobre o que comprar e onde comprar a partir de agora.

No caso da compra dos alimentos isso se torna ainda mais complicado porque nem sempre ter uma alimentação saudável vai custar pouco, mesmo que isso seja extremamente importante!

4 – Gastos com a manutenção da casa

Criamos esse tópico para inserir aqui tudo que tem a ver com a manutenção da sua casa. Pode ser uma pintura nova, pode ser uma cadeira que você precisa, o sofá ou até mesmo o conserto da TV e do liquidificador.

Saiba que tudo o que usamos está passível de consertos ao ser quebrado.

É importante demais ter sempre uma reserva de emergência para custear essa manutenção que, inclusive, deve acontecer de tempos em tempos.

Você vai precisar trocar alguma torneira algum dia, assim como as panelas e os copos e os pratos, etc.

E saiba que na vida de quem mora sozinho não vai ter como ratear os custos da obra e da manutenção com outras pessoas. Se der infiltração, se o cano estourar ou se precisar comprar um relógio novo, tudo isso terá que estar no seu orçamento.

5 – Gastos com outros tipos de compras

Já falamos das compras que geralmente acontecem nos supermercados e também da manutenção da casa. E, ainda que não seja um gasto diretamente relacionado à casa e sim à você, considere outras compras.

Você vai precisar, ao longo do tempo, separar uma parte do seu dinheiro para comprar roupas, tênis, sapatos, peças íntimas, toalhas, roupas de cama, mesa e banho de forma geral.

Portanto, esse é mais um gasto que tem que estar na sua lista e no seu orçamento financeiro pessoal a partir do momento que você assume a sua vida financeira.

E isso porque nem estamos falando de itens como celulares e o lazer, que pode incluir uma saída com os amigos, um cinema com a namorada ou o jogo de futebol com os parças.

O segredo é ter uma reserva de emergência

Os 5 principais gastos para quem vai morar sozinho

Se você leu esses 5 gastos que se tem quando se vai morar sozinho e se assustou, fique calmo porque na vida para tudo se dá um jeito, não é mesmo?

Se a gente pudesse dar uma das melhores recomendações para você, que está nessa situação, diríamos que o mais assertivo é você ter uma reserva de emergência para te ajudar nesses momentos de imprevistos e adaptações.

As vezes, por mais que você esteja preparado, pode ser que todos os gastos se acumulem em um único mês, por exemplo. Aí, só tendo uma reserva para custear a casa toda.

Em caso contrário, você terá que correr para empréstimos, o que é péssimo porque você tem o pagamento de juros.

Logo, pense em juntar a sua reserva agora mesmo, independente de em qual momento da vida você está: se é na casa dos pais, se é morando com a tia, se é morando com amigos, se é morando de favor.

Tenha a reserva e garantias de que está preparado para assumir a vida nova!