Os cuidados com os gastos do fim de ano que você precisa ter

Você já ouviu falar em ressaca dos boletos? É uma expressão bem-humorada que pode dizer que você está com problemas financeiros. A expressão calha muito bem para janeiro, quando as contas aparecem “do nada”.

Isso porque dezembro é o mês de festa e muito gasto, né. Daí, jogamos tudo para o boleto do mês que vem ou no cartão de crédito… E o resultado é essa ressaca aí, porque vamos ter que, de algum modo, arcar com os gastos que ficaram para trás.

E como dezembro está chegando e com ele vem todo o nosso desejo de consumo, o melhor que você tem a fazer hoje é ler este artigo para criar um pouco mais de consciência financeira. Bora lá? Se achar interessante a leitura, compartilha com os amigos!

Porque que tomar cuidado nessa época do ano nunca é demais, se não num piscar de olhos todas as suas finanças podem ir para o saco. E não é para o saco do papai noel, está bem?

Hoje vamos te ajudar a aproveitar toda essa magia de final de ano sem ter ressaca de boleto em um começo de 2019, combinado? Afinal, chega dezembro, 13º salário e se você tira férias em janeiro, chega também aquele adiantamento de salário e aí você se sente milionário… Só que não!

Porque, além disso, chega também amigo secreto, presente e sem contar aquele dinheiro que você gasta na ceia – que tem que ser com muita fartura, né.

O que temos aqui são algumas dicas para você começar o ano numa boa, sem ressaca financeira, sem boletos atrasados, sem muita conta no banco ou muitas parcelas no cartão de crédito.

Janeiro é o mês dos pagamentos

A 1ª dica é você lembrar que, tradicionalmente, janeiro é o mês dos pagamentos dos boletos, dos cartões, das contas, das faturas, entre outras contas que vão surgir por aí.

Chega no fim do ano e o que você mais quer é aproveitar, viajar, comprar presente para você para todo mundo que está ao seu redor… Mas, é importante lembrar que em janeiro é o mês internacional de pagamento de boletos.

O que nós temos em janeiro? IPVA, IPTU, matrícula, material escolar!

E muito mais.

É por isso que você tem quer guardar uma graninha para cobrir esses gastos, que vamos combinar já são conhecidos e já sabemos que vão existir – não tem fada madrinha para pagar essas contas para você, está bem?

Lista de presentes (baratos)

Se você é daquele que gosta de presentear, não se esqueça de fazer uma listinha e ver o quanto você pode gastar com cada pessoa querida. Afinal, nem sempre presente bom é presente caro, né.

Aí você pode realizar o desejo de agradar, mas sempre respeitando seu orçamento financeiro.

Aqui, uma dica muito legal é pensar no amigo secreto porque aí você só precisa comprar o presente do seu amigo, considerando que todo participante já vai ganhar um – e o resultado é que você não tem que comprar para todo mundo, tá bom.

E leve em conta que você pode lembrar-se dos seus amigos e familiares de diversas formas que não incluam a compra de presentes. Um passeio, viagem, ligação, mensagem podem ser suficientes – e são bem mais econômicos.

Ceia exagerada é ruim pra todo mundo

Para a ceia não deixe para última hora, principalmente se você for comer fora.

Não se esqueça de reservar, pesquisar com antecedência e prefira restaurante com preço mais justo.

Não vai gastar todo seu dinheiro em uma noite só.

E se optar por fazer a ceia em casa ou na casa de amigos, que é bem mais econômico, considere não comprar exageradamente porque isso é ruim para todo mundo: para o seu bolso e o meio ambiente – afinal, com certeza, você vai acabar jogando comida fora, né.

Com relação aos comes e bebes, a parte mais importante vai continuar sendo a regra da listinha.

Anota tudo que você precisa comprar, vale a dica de procurar mercado atacado e não esqueça de procurar os supermercados com preço mais justo.

Aí no final, você não corre o risco de esquecer nada e não gastar além do planejado.

Viajando sem gastar muito

E você que vai viajar, se for, eu espero que você tenha planejado isso alguns meses porque se deixar tudo para última hora, você vai gastar bem mais do que poderia/deveria.

Isso porque as viagens são maravilhosas, especialmente nessa época do ano, mas incluem: hospedagem, passagens, viagens e fica tudo muito caro nessa época do ano.

Aí você vai esfriar a cabeça durante a viagem, mas vai esquentar no mês que vem.

Mas, você tem a opção de fazer algo mais light, mais leve com os amigos em casa. Reúna todo mundo e cada um leva um pouco. Isso gasta bem menos, tá bom.

Agora é a hora de curtir as festas de final de ano com responsabilidade!

E se gastar mais do que deveria…

Essa última dica é para você que mesmo sabendo de tudo isso vai acabar gastando mais do que deveria. Então, nesse caso, o que você faz? Tenta pegar um empréstimo para pagar ou vender algum objeto de valor.

Mas, não usa o limite do cartão de crédito e nem mesmo do cheque especial porque isso significa um gasto muito grande, já que as taxas de juros são as mais altas de todo mercado financeiro brasileiro.

A ideia é tentar ganhar dinheiro extra, usar o 13º salário, vender alguma coisa ou pegar um empréstimo pessoal que tenha taxas mais justas. A dica é evitar o cheque especial e o cartão de crédito, combinado?

Não há posts para exibir