Saiba como gastar com responsabilidade

ANÚNCIO

O título deste conteúdo até parece uma coisa meio doida demais, né. Como será que dá para gastar com responsabilidade? Isso porque a gente quase sempre fala para não gastar o dinheiro sem pensar. Ou, pelo menos, evitar gastar dinheiro quando se tem muitas dívidas e contas, né.

Mas, saiba que dá sim para gastar com responsabilidade. Aliás, isso vai depender muito do que você entende por gastar dinheiro, está bom? A ideia de gastar é a mesma de usar o seu dinheiro para alguma coisa. É simples isso. Só que uma coisa é gastar com “bobagens” e outra é saber gastar.

ANÚNCIO

Saiba como gastar com responsabilidade

Por isso, o artigo de hoje é para falar como você pode gastar dinheiro de forma mais consciente. Porque sim, a gente sempre vai gastar e vai ter que gastar dinheiro. Como no caso da alimentação, da conta de energia, da cultura e do lazer, do vestuário, etc. Gastar é preciso, mas dá para ser consciente nessa hora, viu.

Sobre gastar com responsabilidade

Antes de tudo, saiba que a gente vai falar deste assunto porque ele é muito importante mesmo. Ainda mais em um país e uma Era onde a gente gasta muito dinheiro sem pensar.

ANÚNCIO

E o mais legal é que essa ideia está na Bíblia e está nas políticas de sustentabilidade dos países também. Portanto, é uma prova de que se trata de um assunto para todo mundo.

Só que mais do que isso, a nossa ideia é focar mesmo no orçamento financeiro. Ao passo que gastar com consciência pode te ajudar a ter mais controle sobre as suas finanças.

E você já deve ter percebido que quem é gastão demais acaba tendo problemas com as dívidas, né. Por outro lado, quem gasta de menos pode ter problemas do tipo a falta de entusiasmo para viver. E aí a gente acaba ficando em um beco sem saída.

Mas, tem saída sim. Por isso, a gente vai falar aqui sobre como gastar o nosso salário de forma inteligente, de forma útil e sem que precisamos ficar passando vontade de tudo. A resposta, você já deve saber, mas a gente vai insistir em falar disso: é preciso ter equilíbrio.

5 dicas para identificar os gastos excessivos no seu orçamento financeiro

O que é gastar com responsabilidade

A gente só pode falar desse assunto se for para citar exemplos porque é a melhor forma de a gente buscar as respostas e explicações.

Então, vamos lá você que é pai ou mãe, já parou para pensar sobre o tipo de presente que você está dando para o seu filho? Comece a notar onde o seu filho passa o tempo dele. Seria somente na frente de um videogame? Seria no Youtube, com aqueles vídeos sobre jogos violentos?

A gente não está aqui para dar lição de moral em ninguém viu. Só que se a gente quer falar sobre gastar com responsabilidade, a gente tem que ver outras formas de educar os filhos. Talvez, você possa tirar um tempo para levar o seu filho no museu, né?

Levá-lo em um parque para jogar bola. Ou deixar ele correr na grama. Trazer de volta as brincadeiras antigas do tipo amarelinha, corre-cotia, etc.

Por isso, o que temos aqui são algumas ideias de como gastar com responsabilidade. E isso nada mais é do que usar o salário que nós ganhamos com luta e com suor de forma mais inteligente.

Por que gastar com responsabilidade

Se você parar e notar vai ver que esse tipo de gasto mais sustentável que estamos falando não é apenas para te ajudar com a economia de dinheiro. Apesar de servir para isso também. Mas, estamos falando em dar mais valor ao seu dinheiro.

Nós temos que colocar em nossa mente que somente aquilo que é puro que é agradável e que é amável é de boa forma de educar os filhos.

E isso vale não apenas para educar os filhos. Mas, especialmente, para educarmos a nós mesmos. Tudo se trata de equilíbrio, como falamos anteriormente. É uma questão de fazer trocas inteligentes e saudáveis. Esse é o verdadeiro gastar com consciência.

Se a gente falou dos filhos, vamos agora pensar na nossa própria vida. O que você tem feito da sua vida e como tem gasto o seu dinheiro? Você trabalha duro a semana toda, até altas horas da noite para no fim de semana ter liberdade de dizer “Hoje eu vou beber porque eu mereço”?

Cuidado com isso. Talvez, trabalhar 1 hora a menos por dia, mesmo que te garante um dinheiro a menos no fim do mês, pode te deixar mais próximo da sua família. E isso é gastar com responsabilidade, viu. São trocas. Trocas que fazemos na vida e que nos tornam mais econômicos e mais humanos, também.

Pense sobre si mesmo!

Para terminar o conteúdo, vamos fazer a reflexão sobre a questão financeira, que é o nosso foco aqui do blog. A verdade é que nós deveríamos viver de forma mais construtiva como um todo. Só que isso nem sempre é possível por conta das escolhas que fazemos.

Comece a se fazer perguntas. Será que você está gastando seu salário com aquilo que realmente é bom para a sua vida? ER para a vida da sua família? E para o seu casamento? Ou para a construção do caráter?

Será que você não precisa fazer um pequeno ajuste na sua vida? Aonde você está gastando sua renda e o seu salário? Se você começar a pensar sobre isso sempre que receber o seu dinheiro no começo do mês, com certeza, vai fazer escolhas mais inteligentes e vai aprender a gastar com responsabilidade de uma forma que nunca fez antes!

ANÚNCIO