Saiba como ganhar dinheiro desenhando nesse passo a passo

Você já pensou em fazer do seu hobby uma profissão e ganhar dinheiro? Esse é um pensamento que nem sempre passa pela cabeça das pessoas, ainda que pode ser uma alternativa.

Ainda mais quando se fala em arte! Mas, a verdade é que dá para ganhar dinheiro desenhando hoje em dia. Claro que não é a maneira mais fácil ou simples de ganhar dinheiro, mas que dá, dá!

E a gente separou uma espécie de passo a passo, que contém diversas dicas interessantes para quem quer ganhar dinheiro com os desenhos. Afinal, dá para levar o desenho como profissão, mas para isso é preciso técnica e emprego, como veremos abaixo.

A técnica

A primeira dica, isto é, o primeiro passo que se deve considerar é que você precisa ter a técnica do desenho. Se não tem, calma e volte uma casa antes. Isto é: faça um curso profissionalizante ou se especialize na área.

Agora, se você já tem a técnica, ótimo.

Isso porque para participar do mercado profissional de desenhos é preciso saber, ao menos, o mínimo da função. Talvez você não precisa ser o melhor desenhista do mundo (apesar disso ser bom), mas tem que ser o mínimo que as empresas querem.

Agora, claro que não vamos te deixar na mão. Se você quer mesmo ganhar dinheiro como desenhista, mas ainda não tem a técnica, estude os cursos de ilustração, de design, de desenho industrial, de mangá, de cômicos, de caricatura ou qualquer deles.

Esse é o começo.

Todos esses cursos possibilitam a aprendizagem de técnicas de desenho, o que é fundamental para um desenhista profissional.

Ah, e tem outra coisa, mesmo que já tenha feito o curso, saiba que dá para se especializar ainda mais, com os cursos técnicos de atualização, por exemplo. Isso te permite estar sempre antenado para o mercado.

O emprego

Após ter certeza de que você tem a técnica, uma boa dica é mostrar os seus produtos, ou melhor as suas obras de arte, para quem conhece do assunto. Busque um professor antigo ou alguém que é da área para isso.

E a partir disso comece a buscar o seu emprego também.

E você pode estar se perguntando onde tem empregos para desenhistas, não é mesmo? Saiba que geralmente as empresas de design gráfico tem. Mas, não é só essas empresas especializadas. Existem várias, na área da comunicação, que contratam desenhistas.

São elas que vão dizer, ao fim das contas, se você é um bom profissional.

Outra dica de onde buscar emprego de desenhista é pensar em empresas que precisam desses profissionais, mesmo que em menor número, como as editoras, as ilustradoras, as criadoras de livros, quadrinhos, publicações no geral.

Aliás, até os jornais online estão buscando caricaturistas hoje em dia.

Por fim, uma última dica sobre o emprego é pensar em dar aulas de desenho. E aí dá para pensar em aulas particulares, aulas online, aulas em faculdades e até mesmo em escolas infantis, para crianças.

Ganhar dinheiro

Todas essas formas de ganhar dinheiro com o desenho citadas acima são verdadeiras e reais.

Mas, o que temos que falar aqui é que hoje em dia existe uma forma mais acentuada para ganhar dinheiro nessa área, que é vender os seus produtos. Como assim? Quadros!

Também dá para ganhar dinheiro com desenhos quando vocês os pinta. Agora, aí entram outros diferenciais, como ter um produto de excelência e que sejam vendáveis, obviamente.

Você será um artista e não apenas um desenhista. Entende?

O lado bom é que hoje em dia existem vários caminhos para vender os seus quadros. Um deles é optar pelas galerias de colecionadores e outra forma é vender nas ruas, ainda mais se você morar em lugares movimentados ou turísticos.

Portanto, também é uma forma de ganhar dinheiro desenhando e pintando, claro.

A internet

Um último tópico que trouxemos aqui é para falar que você deve usar a internet a seu favor na hora de vender os seus produtos.

Além das galerias, a internet possibilita muita coisa interessante e uma delas é a venda de quadros. Claro que o trabalho do desenhista exige tempo e técnica e, por isso mesmo, nem sempre estaremos falando de produtos baratos.

Ainda assim existem plataformas que permitem a venda de tais produtos. Comece a estudar isso e saiba como anunciar os seus desenhos na internet.

Para quem está começando existem alguns sites que são bem focados nisso, como o Vitrine Pix, o Zazzle e até mesmo o Teenow. Cada uma dessas plataformas tem suas características e é muito interessante ler as condições delas antes de começar a vender e expor seus produtos.

Não há posts para exibir