Veja como ganhar dinheiro dando aulas particulares online

Saber conduzir pessoas pelo belo caminho do aprendizado é um grande talento que algumas pessoas carregam consigo. Porém, quando falamos em aulas online, isso exige ainda mais dos tutores. A boa notícia é que dá para ganhar dinheiro dando aulas particulares online.

Sabia disso? Se não sabia, agora você sabe e tem mais: se você é uma dessas pessoas que tem facilidade para passar conhecimento para outras, saiba que um caminho que pode ser seguido é esse das aulas à distância.

Nesse caso, se você está pensando nisso, considere que poderá aproveitar a plataforma online Profes. Com esse site, você terá a possibilidade de ajudar muitas pessoas que tem dificuldade com vários assuntos e em vários níveis de dificuldade.

Entre os temas mais buscados na plataforma, nós temos: gramática, números, notas musicais, estados físicos, literatura. E mesmo que você não dê aulas nessas áreas, saiba que poderá oferecer aulas de outros assuntos também.

Conheça melhor a Profes

A Profes é uma plataforma de aulas online que foi criada em 2012 e depois de 5 anos se uniu a Educare. Assim, alcançando o posto de uma das maiores plataformas educacionais de aulas particulares do Brasil.

Por isso, se você não conhece ela, deveria. Afinal, o objetivo desse site é ajudar na democratização e facilitação de acesso ao ensino via internet.

Para isso, ele faz uma conexão entre professores particulares e alunos que precisam melhorar seus ensinamentos em diversas matérias, como aquelas que já foram mencionadas aqui. Além das aulas de idiomas ou de instrumentos, como violão, teclado, flauta e muitos outros.

A plataforma já conta com mais de 30 mil professores, 160 mil alunos satisfeitos, 20 mil matérias e 220 mil encontros.

Como se tornar professor?

Agora, se você está pensando em ganhar dinheiro dando aulas particulares online, então, tem que seguir um próximo passo que é o de fazer o seu cadastro na plataforma. Isso é fundamental para se tornar um professor virtual para os alunos.

Depois você deverá criar seu perfil, que nada mais é do que o seu cartão de visita. Logo, quanto mais completo, melhores poderão ser as suas oportunidades de emprego, ou melhor, as suas chances de ter alunos para dar aulas online.

Assim, saiba que os melhores perfis prezam por uma boa foto. A sua capa também deverá ter uma imagem bacana, condizente com a sua disciplina. Um diferencial é ter um vídeo de apresentação bem convidativo, mas que não ultrapasse 2 minutos.

Invista também na escrita e deixe bem clara a sua formação acadêmica. Depois, faça uma biografia bem completa, apresentado suas qualidades e o quanto gosta de dar aula. Entretanto, não extrapole muito no tamanho, um “textão” pode desanimar novos alunos.

O preço!

Ah, e não se esqueça de informar quanto custa suas aulas e se haverá descontos, se for ministrar aulas domiciliares ou em grupos ou de forem mensais. É muito importante que apresente pacotes de aulas para atrair um público maior com valores mais atrativos.

No último tópico vamos dar algumas dicas para você saber quanto cobrar pelas aulas.

Por fim, a dica é: sempre deixe atualizados os horários que possui disponível, se esforce para ter boas avaliações com notas altas e muitos comentários que atestem sua capacidade.

Como são as aulas online?

Outra etapa importante para quem quer ganhar dinheiro dando aulas particulares online é entender como são as aulas online nesse site. Saiba que o aluno fará uma busca pela disciplina que tem interesse e irá entrar em contato com o professor que mais for interessante.

Outra opção para oferecer seus serviços são os próprios professores entrarem em contato com os alunos. Para isso, o aluno deverá pedir indicações para a Profes. Essa solicitação de aula aberta e pública vai sugerir até 7 professores para conversar com esse aluno.

Depois que o estudante definir qual será seu professor, serão escolhidas as melhores datas, horário, preço e onde será ministrada a aula – caso ficar combinado que será presencial. Se não for presencial será online em uma Sala Profes.

Estas aulas ao vivo serão transmitidas via com webcam, microfone e chat, compartilhamento de tela, arquivos, lousa interativa que permite desenhar, escrever e apagar e, por fim, a aulas e arquivos serão salvos automaticamente, sem instalação ou download. Simples assim.

Quanto cobrar pelas aulas?

E para terminar esse conteúdo, obviamente, para ganhar dinheiro dando aulas particulares online você tem que saber quanto deve cobrar por elas, né. E saiba que quem dá o preço da sua aula é você, professor. Ao passo que o site não te apresenta valores fixos.

Mas, então, quanto devo cobrar? Você pode estar se perguntando. Então, para isso, vamos lhe dar algumas dicas para chegar ao preço mais justo para a sua aula. Logo, a dica é que você avalie 5 pontos importantes:

  1. A localização,
  2. As matérias, disciplinas e especialidades,
  3. A sua formação e as qualificações acadêmicas,
  4. O pacote de aulas,
  5. As experiência e avaliações.

Afinal, não adianta simplesmente inventar um valor da sua cabeça e acreditar que irá conseguir alunos. Em uma rápida busca por um professor de geometria, encontramos profissionais que oferecem seu trabalho entre R$ 40 e R$ 100, por exemplo.

ganhar dinheiro dando aulas particulares online

Aliás, estudar os professores parceiros é uma boa ideia para descobrir os melhores valores. Mas, tome cuidado com preços abaixo da média, pois assim como você pesquisou quanto cobram outros professores, os alunos também têm uma noção de quanto querem pagar.

Outra dica importante: caso for oferecer aulas presenciais é saber o tamanho da sua concorrência para aquela área. Quanto mais profissionais, isso vai acabar reduzindo seus preços. Com um número menor, a tendência é valorizar mais suas aulas.