Passo a passo para ganhar dinheiro como costureira

Trabalhar como costureira é algo que é visto como um dos primeiros trabalhos do mundo. Mas, a tradicionalidade está longe de fazer da profissão de costureira um assunto antigo. Na verdade, é o contrário.

Hoje em dia, cada vez mais, o papel da costureira tem sido importante na sociedade. Ao passo em que ser sustentável passa por estilizar roupas e peças.

Assim, o conserto de roupas continua sendo uma forma inteligente de economizar dinheiro e colaborar com o meio ambiente. Para o consumidor, ponto positivo. Mas, e para a costureira?

A verdade é que o mercado nunca parou de crescer, só que agora é preciso ter um pensamento mais profissional para ter sucesso nessa profissão. E foi justamente nisso que pensamos para produzir este conteúdo.

Veja abaixo uma espécie de passo a passo que criamos para você ganhar dinheiro como costureira nos dias de hoje. E mais: são dicas que podem ser seguidas sem que se faça nenhum tipo de investimento financeiro. Leia até o fim e comprove.

O tipo de serviço

Antes de tudo, não se esqueça que o assunto da costura é bastante amplo. O que quer dizer que você deve definir o seu tipo de trabalho, isto é, o tipo de costura que você vai oferecer aos seus clientes e futuros clientes.

A especialização, atualmente, é um dos diferenciais que se pode ter no mercado de trabalho.

Portanto, você pode ser especialista em pequenos reparos, como os de colocar zíperes ou fazer a barra das calças, por exemplo. Assim como pregar botões ou ajustar peças largas.

Por outro lado, existe aquele trabalho que é bem mais difícil, custoso e até mesmo mais caros. Entre eles, aqueles feitos com camisas sociais, os vestidos de noivas e as peças mais delicadas.

Por último, outro campo que tem sido muito buscado nos dias atuais é o de confecção de peças. Nesse caso, o ideal é ter um planejamento mais rígido sobre o prazo de entrega e os nichos que serão atingidos, como de bolsas, uniformes ou vestidos, por exemplo.

A divulgação do trabalho

A verdade é que ninguém precisa gastar dinheiro para divulgar o seu serviço hoje em dia, apesar de que essa pode ser uma boa ideia para quem tem algum aporte financeiro a se fazer para essa área.

De qualquer modo, caso não tenha, considere que o boca a boca é a melhor ideia para você. Fale com amigos e familiares sobre a sua prestação de serviço. Ponha placas na porta do seu estabelecimento também e use as rede sociais e a internet.

O simples fato de você ter um número de WhatsApp comercial já muda tudo e te deixa com mais ar profissional. Além disso, dá para divulgar fotos do seu trabalho no Instagram e no Facebook, além de outras mídias.

A divulgação é importante, seja no meio pago ou da forma gratuita. E no começo, para angariar clientes, uma boa ideia é fazer parcerias com lojas, com pessoas, com outros profissionais e etc. Isso pode reduzir custos assim como alavancar as vendas.

A organização do dia a dia

A organização do dia a dia é importante em vários aspectos na vida de uma costureira. Primeiro porque os clientes precisam de prazo de entrega e também precisa de valores justos.

Só que além disso, a gente está falando de outros pontos também, como a organização para não perder ou estragar peças de clientes. Algumas são valiosas em termos financeiras e outras em assuntos emocionais e pessoais.

O fato é que todo empreendedor, assim como toda costureira, tem que ser organizada. Isso quer dizer prazos, valores, entrega, confiabilidade e tudo mais que os clientes querem ter hoje em dia, em todos os produtos.

Aqui nesse assunto ainda entra a questão do contato e relacionamento com o cliente. É preciso ser original e oferecer um trabalho de qualidade, independente do quanto você cobre por ele.

Assim, vale a pena ser flexível com o seu cliente e sugerir adaptações de forma suave para melhorar o produto final sem ferir o ego do seu cliente. Você pode criar estilos, sim, mas deve respeitar a opinião do seu público, também.

A ajuda do Sebrae

Uma última dica, que é também importante, é sobre procurar ajuda em várias áreas do empreendedorismo. Isso porque tem muita gente que sabe fazer o serviço muito bem, mas tem dificuldade para gerir o negócio.

Ser costureira é uma arte que é possível aprender desde criança. Assim como empreendedor. Só que quando se tem uma loja de costura, de um ateliê de costura ou qualquer tipo de empreendimento nessa área, o ideal é ter os dois: negócios e costura.

Aí que mesmo quem não entende muito sobre a parte do negócio acaba tendo uma boa saída, que é a de pedir ajuda para quem entende. E nem sempre isso quer dizer gastar dinheiro.

No caso do Sebrae, por exemplo, existem cursos e até mesmo apresentações sobre como montar um ateliê de costura, o que dá uma boa base para quem está entrando nesse mercado e quer ganhar dinheiro como costureira.

Para quem não sabe, o ateliê de costura é uma evolução do que era conhecido como costura de bairro. A costureira continua sendo a principal profissional e responsável pelo negócio, mas de forma a fazer parte de toda a construção da identidade do negócio.

Para saber mais sobre essas dicas do Sebrae e ter mais confiança na hora de ganhar dinheiro com essa profissional, acesse o site da instituição.

Não há posts para exibir