Veja esse exemplo de como ganhar dinheiro com portal de videoaulas

ANÚNCIO

Atualmente, muito tem se falado sobre ganhar dinheiro na internet. A partir disso, a gente considera uma série de profissões digitais e até mesmo de novos serviços online. Por exemplo, você já cogitou a chance de ganhar dinheiro com portal de videoaulas? Veja essa história.

A ideia é que você se inspire e comece a pensar também nessa possibilidade. Afinal, Luciana Paixão é uma empreendedora que deixou de lado os projetos arquitetônicos para começar a compartilhar o conhecimento que tinha nessa área através de vídeos online.

ANÚNCIO

Dessa forma, em apenas 6 anos, a arquiteta transformou a vida profissional. Então, saiba mais dessa história e considere algumas dicas que ela dá para quem quer empreender na internet.

A história de Luciana Paixão

Luciana conta que é formada em técnicas de edificações. Portanto, tem uma boa base de conhecimento nesse tema. Logo, começou a dar aulas particulares sobre esse assunto. Após isso, ela migrou para os vídeos da internet.

Veja o que ela disse em entrevista, recentemente: “assim que me formei criei um blog para compartilhar conhecimento com outras pessoas e assim fui criando mais e mais conteúdo, até elaborar os meus próprios cursos, fundar meu portal online e escrever o meu primeiro livro”.

ANÚNCIO

Se você quiser saber mais sobre o livro “O pequeno Grande Guia de Aprovação de Projetos da Prefeitura”, que é da Editora Pro Books, de 2016, considere que ele está disponível para a venda na Amazon, por R$ 35,28.

E ainda sobre a Luciana, saiba que hoje ela comanda o portal de cursos A Arquiteta, que tem mais de 40 cursos de arquitetura, design de interiores, edificações e engenharia civil.

O portal de videoaulas

Esse portal de videoaulas cresceu tanto com os cursos que atualmente são mais de 360 horas de aula, sendo que todas juntas tiveram um total de 36 mil alunos cadastrados em todas as regiões do Brasil – e até mesmo em outros países de língua portuguesa.

“É todo um trabalho de equipe que acaba tendo resultados, como o prêmio Influent Mind de Internet, em 2016 e 2017, como influenciadora digital, pelo trabalho realizado com os mais de 400 mil seguidores que acompanham nosso trabalho nas redes sociais”, afirma Luciana.

Agora, o que fez essa ideia dar tão certo? Obviamente, além do tema ser importante, Paixão garante que buscar conhecimento sobre as ferramentas de marketing digital fez toda diferença.

“Há seis anos, quando começamos com o portal de cursos online não havia essa disseminação de conhecimento como temos hoje e com pouco conhecimento conseguíamos resultados incríveis”.

Levando a arquitetura para o meio digital

E lembra que a gente falou que ela era uma profissional que criava e produzia diversos materiais, com blog, dicas, cursos e até mesmo trabalhos extras? No entanto, com o crescimento do blog, ela ficou focada nele.

“Não dava para conciliar o trabalho de administrar um projeto que estava em seu início com os trabalhos de arquitetura”. No entanto, ela garante que a ideia se manteve: levar o conteúdo da arquitetura para o meio digital.

“Queremos levar nosso conteúdo, seja pago ou gratuito, sempre cada vez mais longe e aumentar sempre o engajamento com o público de interesse pelas redes sociais”, finaliza.

Leia também – o ensino a distância no Brasil

Antes de trazermos uma última dica, que é para quem quer empreender na internet, que foi citada pela Luciana, é bem interessante trazermos aqui os dados sobre o ensino EAD no país.

Com base no Censo da Educação Superior 2017, um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda à distância. Logo, os dados são do Inesp (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e da Agência Brasil.

Além disso, as matrículas em EAD cresceram 17,6% em 2017, o maior salto desde 2018, chegando a quase 1,8 milhão de alunos estudando virtualmente, o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

As dicas para quem quer empreender na internet

Para finalizar o assunto como ganhar dinheiro com portal de videoaulas, saiba que Paixão deu algumas dicas para quem quer abrir um negócio virtual – exatamente como um portal de cursos online.

Sendo que a primeira coisa é justamente aprender a usar as ferramentas do marketing digital para se tornar conhecido. “Hoje, com o marketing digital, tudo é possível. Não há nada que não possa ser compartilhado através de videoaulas”.

Ela também comenta não adianta você saber como criar o vídeo, publicar e fazê-lo bombar na internet se ele não tiver um conteúdo de qualidade. Por isso, “seja o melhor no assunto que você deseja compartilhar e faça esta atividade porque gosta”.

Na opinião dela, apesar de ser uma ótima opção (a de ganhar dinheiro com portal de videoaulas), esse não deve ser o primeiro pensamento do empreendedor. Com isso, ela garante que: “sabemos que é difícil não pensar no retorno financeiro em primeiro lugar. Mas, se você não se concentrar no prazer de fazer, aos poucos tudo vai perdendo o sentido”.

Os pés no chão

Da mesma forma, a especialista e empreendedora digital comenta que ter os pés no chão. Especialmente quando o negócio der certo, é essencial para que a empresa cresça de forma sustentável.

ganhar dinheiro com portal de videoaulas

“A exposição na internet faz com que ganhemos notoriedade, muitos fãs e uma visibilidade que muitas vezes não imaginávamos ter um dia. Infelizmente, muitos acabam tendo o seu ego atingido por essa fama, se transformando em pessoas às vezes até arrogantes”.

ANÚNCIO