Juros Compostos: para ganhar dinheiro com investimentos financeiros

PROPAGANDA

Para conseguir observar bem as vantagens dos investimentos financeiros, é preciso também levar em conta o tempo de investimento, que tem tudo a ver com o poder dos juros compostos – assim, quando as aplicações são recorrentes e mensais, os juros se sobrepõem ao valor total, sempre em ordem positiva.

Assim sendo, totalmente paralelo aos investimentos de maior risco, está os conservadores, mas em maior tempo – no longo prazo.

PROPAGANDA

Dessa forma, você garante a sua rentabilidade, ainda que menor, por longo período, fazendo com o que os juros compostos trabalhem por conta própria.

Juros Compostos – o que são?

Juros Compostos é o famoso Juros sobre Juros.

Nos Juros Compostos, a cada período é acrescentado um valor de juros proporcional ao valor que você já acumulou. Ou seja, você recebe uma taxa de juros sobre o valor que tem acumulado.

PROPAGANDA

Isso vai aumentando a cada período. Algumas pessoas os chamam de Capitalização Acumulativa.

Esse nome é derivado do fato de que o seu valor deixa de ser apenas uma taxa e se torna um capital, é o lucro sobre juros.

Ele é aplicado tanto para dívidas quanto para investimentos, sendo assim, o banco também utiliza essa mesma matemática tanto na cobrança quanto na remuneração de investimentos.

Aqui, então, é preciso entender que seja em ganhos ou perdas, o crescimento é exponencial e geométrico.

Geralmente, o melhor modo de calcular os juros é usando uma calculadora financeira ou em planilhas do excel. Existe ainda quem prefira fazer com o lápis e o papel. Por isso, não importante a forma porque a fórmula é uma só.

Não é a toa que os grandes bancos brasileiros estão entre as instituições financeiras mais lucrativas de capital aberto da América Latina e também dos Estados Unidos. E também não é a toa que Albert Einstein, disse que Os Juros Compostos são a maior força do universo:

O Juro Composto é a maior invenção da humanidade porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza”.

Por sinal, como já vimos, o Juros Compostos é calculado sobre o montante obtido no período anterior. Então, agora sim, segue a fórmula universal:

M = C. (1+i)  ͭ

Sendo M o montante, C o capital, i a taxa e t o período de tempo.

Já para encontrar apenas o valor dos juros, basta que façamos a subtração do capital inicial do montante encontrado. Da seguinte forma: J = M – C.

Como ganhar dinheiro com os juros compostos?

Para você entender, na prática, como acontece esse aumento de patrimônio tanto na renda fixa quanto na renda variável, selecionamos alguns pontos listados por Michel Viriato, que é especialista no assunto.

Veja o que ele diz quando o assunto é viver de juros e a queda da Selic.

Alongar os Prazos das Aplicações de Renda Fixa

Os preços negociados pelos títulos públicos de curto prazo incorporam as quedas da Selic para o futuro, ele diz. Assim, para elevar a rentabilidade dos ativos, o ideal é ter ativos de prazos mais longos – “que dão maior prêmio”.

Prazos Maiores aqui equivale à ativos superiores à 2020 – acima de 2 anos!

A recomendação é avaliar a compra de CDBs (Certificado de Depósitos Bancários) prefixados com vencimentos mais distantes do que 36 meses – “apesar da carência, a remuneração é mais atrativa que a dos títulos públicos”, ele garante.

Viriato também fala dos fundos de debêntures incentivadas isentas de Imposto de Renda – “esses fundos são uma forma de ter exposição de forma diversificada a uma carteira de títulos privados referenciados à inflação e isentos de IR”.

No geral, o conselho é: A escolha de investir em um fundo de forma diversificada, é uma boa alternativa para elevar os ganhos com risco controlado.

Investir na Bolsa de Valores e em Juros de Forma mais Eficiente

Com os juros mais baixos a cada mês, o intuito tem que ser a busca pela maior rentabilidade, que está, em grande parte, no mercado de risco.

“Os fundos multimercados são excelentes alternativas para aquele investidor que deseja elevar os ganhos de seus investimentos nos mercados de bolsa, câmbio e juros”, diz Michel.

Para ele, a grande vantagem, além de tudo, é que o investidor não precisará dedicar tempo para escolher os melhores mercados, em termos de ganho de escala. Conforme o fundo, há um risco de controle em tempo integral, dedicado aos pequenos investidores.

Aplicações Financeiras Isentas de IR

Michel Viriato também cita os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) que estão com rendimentos superiores aos da Taxa Selic e são isentos de Imposto de Renda.

“Isso te permite viver de renda na aposentadoria”, diz.

Para o especialista, a melhora econômica esperada para o próximo ano, junto com as quedas de juros desse ano, devem impulsionar a valorização desses fundos nos próximos anos.

Mercado de Ações – Para Impulsionar os ganhos

Essa dica é direcionada, especialmente, para os investidores mais conservadores que tenham horizonte de longo prazo – “eles podem investir com cautela no mercado de ações”.

Como investir no mercado de ações sem correr riscos de perda? -> Descubra!

A dica do especialista é colocar uma parcela de 5% do patrimônio em fundos de dividendos ou da categoria Long Biased.

“Para quem está começando, não se arrisque a fazer a escolha das ações e montar sua própria carteira. Delegue essa gestão para uma equipe de especialistas que poderá fazer esse trabalho de forma a mitigar o risco”, ele orienta.

Para 2018, há uma expectativa muito coerente para a retomada da economia, que visa, entra tantos benefícios, o crescimento de lucros e a valorização das ações da Bolsa de Valores.

E a Caderneta de Poupança?

A caderneta da poupança já não é um produto tão interessante assim desde há muito tempo – inclusive, com perdas significativas para a inflação do país. Agora, melhorou sua atratividade, mas considerando outros bons investimentos, ela ainda não ganhou vez.

“Como a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, a remuneração da poupança passa a ser de 70% da taxa Selic + TR (Taxa Referencial). Como a TR está quase nula, o rendimento da caderneta passa a ser de aproximadamente 5,8% ao ano ou 0,47% ao mês isento de Imposto de Renda”, explica o especialista.

Logo, mesmo para quem tem perfil mais conservador e que tenha horizonte de curto prazo, existem opções melhores, como o Tesouro Selic ou os CDBs com remuneração superiores à 92% do CDI, além das Letras de Crédito, com retornos acima de 80% do CDI.

Como Se Preparar e Escolher os Investimentos Financeiros

Sandra Blanco diz que quem quer viver de juros tem que manter o dinheiro aplicado em uma carteira diversificada com títulos públicos, privados e também fundos – diversificados. Isso porque minimiza os riscos do mercado e de crédito.

“Escolha títulos pré, pós-fixados e atrelados à inflação, com vencimentos de curto, médio e longo prazo e fundos com prazos de resgates curtos, onde serão retirados os valores mensais”, diz.

Conforme os títulos forem vencendo, eles devem ser renovados conforme as oportunidades do mercado. De tempos em tempos, parte do dinheiro deve migrar para os fundos, para garantir a liquidez.

A especialista também fala sobre poupar dinheiro mensalmente, afinal, sempre há tempo para começar ou se planejar. O primeiro passo é escolher os objetivos financeiros: qual o seu maior sonho? Seja realista com a resposta.

“Ser feliz não é uma meta especifica. Quanto custa o que você quer? Por isso, é preciso ser especifico com os objetivos pois você deve estimar o preço do que quer”.

Juros Compostos: para ganhar dinheiro com investimentos financeiros

Reprodução: Google

Com os Juros Baixos – Onde Investir Dinheiro?

A queda dos juros tem tudo a ver com os investimentos financeiros, principalmente na renda fixa.

Antes era muito comum termos rendimentos de 1% nos pós-fixados – isso quando a Selic estava em 14% ao ano. Agora, a rentabilidade caiu para 0,6%, considerando uma taxa básica de juros em 8%.

A tendência é que ela continue recuando.

Pensando nisso, qual o melhor investimento? “Se for volátil, os gestores brasileiros precisam operar na renda variável. Ou precisarão aprender a fazer isso. Se a taxa ficar estável, a indústria de fundos tem que mudar muito”, garantiu Marco Freire, da Kinea.

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

Na opinião dele, no atual cenário, o importante é começar a olhar para o micro das operações – “nos juros isso pode ser feito pegando o movimento de um vértice contra o outro”.

“Será preciso analisar bem as empresas. Fazendo long & short, você compra as ações que enxerga bom potencial e vende aqueles que acredita na queda, sempre em pares”, avalia.

O fundo multimercado Kinea Chronus aposta em títulos prefixados com vencimento em 2021 e a NTN-B, que são títulos de inflação com vencimento entre 2021 e 2022.

“A oportunidade não está em apostar se a Selic vai ficar em 7% ao ano ou em 6,5%. Está em acreditar se a taxa vai voltar a subir em breve ou não”, ele conta.

“Se achar que é uma queda duradoura você tem que se posicionar com juros longos. Nós acreditamos que a Selic vai ficar baixa por mais tempo, por isso temos estes vencimentos”, garante.

O especialista fala que quem quer rentabilidades maiores precisará ver o mercado com outros olhos – a se começar por analisar os fundos multimercados. “Este tipo de fundo não é tão volátil como o fundo de ações e também não é direcional”, ele avalia.

O Lado Bom da História: Você pode Ficar Milionário

O lado bom dessa história é que, como já foi dito aqui nesse texto, você pode se beneficiar desses juros compostos. Como? Emprestando seu dinheiro, ao invés de pegar emprestado.

É o que eu sempre digo: você tem que caminhar para a riqueza, e fazemos isso emprestando dinheiro, seja com Rendas Fixas ou na Bolsa de Valores.

Sendo assim, quanto maior o tempo que tivermos nosso dinheiro investido maior será o valor final. Essa é, sem duvida, a melhor estratégia de investimento para ficar rico.

Oras, em um calcula rápido e simples, podemos dizer que uma pessoa aplicar 22 mil reais à um juros de 11% ao ano e continuar depositando todos os meses mais 200 reais… Em 30 anos, o investidor terá chego aos 7 dígitos. Sim, será o mais novo milionário.

E se você é uma pessoa que pensa no futuro – nos filhos e nos netos – saiba que se você investir apenas 1 mil reais hoje, fixando uma taxa de 12% ao ano, em 60 anos você terá uma herança de mais de 1,3 milhões de reais.

O importante para esse caso, e para todos os outros, é que você entenda que é preciso ter disciplina e tempo, além de conhecer os riscos da sua aplicação.

Conclusão: ninguém fica rico porque tem um ótimo salário, mas porque gasta menos do que ganha e sabe fazer o dinheiro que sobrou render juros.

Lembre-se que Ganhar Pouco Dinheiro não Significa ser Pobre.

É como uma sequoia – sabe, aquelas árvores gigantescas? – Pois bem, elas precisam de uma média de 100 mil litros de água para sobreviver durante a vida toda.

Mas, o detalhe é que eu não posso despejar um caminhão pipa com essa quantidade de água em cima dela, de uma só vez. Porque não vai funcionar e ela não vai sobreviver.

No mercado financeiro é a mesma teoria: eu preciso regar dia a dia. Dar um passo de cada vez e o primeiro passo é eu fazer com que sobre dinheiro no final do mês.

Além disso, eu preciso ser transparente com a minha família e saber exatamente aonde eu quero chegar. Enfim, leia os 7 passos aqui.

CA Regra número 1 dos maiores investidores

Existem também um ensinamento muito importante dos maiores e melhores investidores do mundo! Aliás, essa informação foi tema de pesquisa e, por isso, é comprovado. O que é comprovado?

Que uma das atitudes em comum desses investidores é repassar o conhecimento. Sim, eles compartilham conhecimento.

E é isso que você deveria fazer! Curtam as nossas postagens, os nossos vídeos e nos incentive a produzir cada vez mais!

Se você gostou desse artigo conheça os 5 Passos Simples que já Transformaram a Vida Financeira de 2.536 Pessoas Comuns em Tempo Recorde. É o nosso curso GRATUITO: Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos!

Participe e desmistifique essa informação de que investir dinheiroficar rico e entrar no mercado financeiro é um bicho de sete cabeças. Assim como eu, você pode se tornar um milionário  em breve, basta querer, estudar, se planejar e aplicar!

 

5 (100%) 5 votes

Da Redação

PROPAGANDA