Como Ganhar Dinheiro com Fundos Imobiliários em 3 Passos Simples?

A principal vantagem de ter aplicações financeiras em fundos imobiliários é que, diferente de quando você compra uma casa e aluga, você pode comprar e vender as suas cotas na bolsa de valores quando bem entender. No entanto, apesar dessa visível vantagem, é preciso ficar atento à algumas dicas importantes. No final do artigo, vamos citar 3 recomendações comentadas por Luiz Mauricio Garcia, do Bradesco BBI.

Antes de continuarmos, veja:

Como é possível ganhar dinheiro investindo em FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários)

Antes de tudo é preciso entender que mesmo com pouco capital para iniciar os investimentos, o investidor conseguir comprar algumas cotas de imóveis e tornar-se coproprietário, junto à outros cotistas.

Esse é um dos principais benefícios: o custo-benefício. Os fundos têm taxas de corretagem e custódia consideradas baixas quando comparadas com as praticadas no mercado.

Reprodução: Google

Além disso, essa modalidade é isenta de Imposto de Renda, se o investidor obedecer alguns critérios.

Os FIIs permitem vantagens incríveis, além de não precisar se preocupar com a administração do bem adquirido, como veremos adiante, seus lucros virão do montante arrecado com o aluguel do empreendimento.

O mercado de FIIs se divide em cotas do mercado primário (quando as cotas são lançadas por Ofertas Públicas Primárias, que são as primeiras a serem compradas, com a vantagem de operar no mercado primário não existe a taxa de corretagem) e o mercado secundário (que acontece após o encerramento da Oferta Pública Primária, quando é autorizada a negociação na bolsa de valores).

Para não alongar o texto, selecionamos algumas vantagens muito claras nesse tipo de investimento, os Fundos de Investimentos Imobiliários:

  • Diversificação: é uma estratégia que permite participar em empreendimentos imobiliários de diversos tipos, qualidades, pontos.
  • Parceria: nesses fundos, uma das estratégias é se unir com outros cotistas para investir em um imóvel. Os lucros ficam divididos, mas as possibilidades de ganhos aumentam.
  • Alta Liquidez: como falamos é a chance de comprar e vender as costas em qualquer momento, muito mais fácil, pelo menos, do que seria vender um empreendimento físico.

Com isso, ganhar dinheiro com os fundos de investimentos não é um bicho de sete cabeças. Se você já tem uma corretora de valores, basta escolher o fundo e encaminhar uma ordem para a compra.

https://youtu.be/Lgfhcz_SdAs

A facilidade existe, mas será que vale a pena?

Sobre escolher os fundos, analisando o histórico e as cotas, falaremos no tópico a seguir.

Como Ganhar Dinheiro com Fundos Imobiliários em 3 Passos Simples

Conforme Luiz Mauricio Garcia, do Bradesco BBI, que cedeu entrevista ao Infomoney, essas dicas podem ser determinantes para o sucesso ou para o fracasso desses fundos. Confira as principais dicas do especialista.

1 – Tripé dos Fundos Imobiliários

O tripé é composto por localização (dos imóveis que estão na carteira do fundo), qualidade dos ativos e os locatários.

“Eu olho para o real state como uma combinação desse tripé”, diz o Garcia.

“Muitas vezes um ativo tem um desconto enorme e tem potencial, mas isso nem sempre é uma boa estratégia, se não for combinada com o tripé”, ele garante.

2 – Fundos com exposição ao mercado do Rio de Janeiro

Para ele, a cidade está sofrendo com alta vacância nos últimos anos.

“O cenário do Rio é muito negativo. A vacância é preocupante. São ocupações baixas diante de um mercado saturado”, ele define.

E a informação é reforçada pela consultoria imobiliária Jones Lang La Salle, que mostra a taxa de vacância de escritórios A e AA no Rio de Janeiro.

Os números atingiram o quinto recorde consecutivo no 1º trimestre de 2017, com 34,7% e mais de 130 mil metros quadrados de escritórios alugados foram devolvidos nos primeiros 3 meses do ano.

3 – Certificados de Recebíveis Imobiliários

Garcia também recomenda que o investidor FIQUE LONGE dos fundos de CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), já que no atual momento os juros e a inflação estão caindo.

Sobre as CRIs e CRAs: essas opções de investimentos de Renda Fixa foram as que mais cresceram em emissões para pessoas físicas no ano passado. Para se ter uma ideia, em dezembro a emissões de CRAs era 10 vezes maior do que em 2015 e atingiu 4,8 bilhões de reais. Já os CRIs era 4 vezes maior e chegou á 8,6 bilhões de reais. Os dois bateram um recorde histórico! Leia:

Já conhece os Certificados de Recebíveis (CRA e CRI)? “Eles viraram as novas LCAs e LCIs”

Isso porque esse tipo de ativo é remunerado com base no CDI (Certificado de Depósito Interbancário), no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Ou seja, todos esses indicadores tendem a cair.

“Eu tenho uma visão negativa de fundo de CRI. Esses fundos navegaram muito bem na crise, quando juros e inflação estavam alto. Mas agora vai ser o contrário”, afirma Garcia.

Sobre Investir em Imóveis, leia:

Qual fundo Imobiliário Comprar?

Esse é o segredo para ganhar dinheiro no mercado dos fundos de investimentos imobiliários, já que atualmente existem mais de uma centena de opções e que, por sinal, tem características diferentes. A pergunta que fica é:

Como escolher o melhor FII?

Alguns fundos investem apenas em locação de agências bancárias, salas comerciais, hospitais, hotéis, escolas… Existem fundos, inclusive, que só investem em um único empreendimento. Alguns possuem gestores bons, outros ruins.

A dica é ter, ao menos um pouco de, conhecimento. Só assim você será capaz de ler os relatórios e tirar as melhores conclusões para escolher o melhor FII, evitando correr riscos desnecessários e aproveitando as melhores oportunidades que o mercado disponibiliza.

Seja para escolher o melhor fundo imobiliário ou para saber o momento certo para investir neles… A dica é buscar conhecimento! E isso você pode fazer agora, através de um curso inteiramente online e GRATUITO: Como Investir com Risco Zero!

Relembre essa notícia: Fundos de Investimento de fevereiro batem maior volume da série histórica desde 2002

Fundos de Investimento de fevereiro batem maior volume da série histórica desde 2002

O maior volume da série histórica, desde 2002, da captação líquida dos fundos de investimento aconteceu no último mês, fevereiro, com um valor de mais de 20,7 bilhões de reais, conforme divulgado pela Anbima (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Agora, os fundos de investimento acumulam mais de 61,1 bilhões de reais de ingresso líquido no primeiro bimestre do ano e mais de 174,7 bilhões de reais no último ano, sendo que esses são os maiores volumes já registrados nesse período do ano.

Em 1º lugar estão os fundos de Renda Fixa, que captaram mais de 10 bilhões no segundo mês do ano e 45,5 bilhões de reais no ano. Com exceção dos fundos cambiais, que tiveram captação negativa de 47,7 milhões, todas as outras classes de fundos tiveram fluxo positivo de recursos no último mês.

Continue Lendo…

O que dizem os especialistas

“As pessoas acreditam que o preço do imóvel só vai subir para sempre, mas não, ele sobe e cai, como qualquer outro ativo cíclico. Se a pessoa não aceita isso, ela não pode investir em imóveis. Tem momentos bons e ruins para comprar, mas tudo vai depender da estratégia”, afirma Richard Rytenband, economista e especialista em investimentos da FGV.

Richard garante que o investidor não precisa ser rico para investir no mercado imobiliário, basta que estude, entenda o mercado e saiba aproveitar as melhores oportunidades, sem querer sair comprando “qualquer coisa”.

“Ou seja, a resposta é informação. Sem e leitura não tem como saber dessas coisas”, garante.

Assim, na hora de estudar um fundo imobiliário, observe os seguintes conceitos:

  • Situação Macroeconômica do país: com preços de imóveis, vacância. Tudo vai depender da situação do país e da variação na taxa Selic.
  • Mercado Imobiliário: Por ser cíclico, pode haver bolha.
  • Valor do imóvel de lastro: É a realidade e isso pode colocar sua rentabilidade em risco.
  • Imediatismo: Fundos novos podem apresentar boas rentabilidades e, por isso, não recebem a análise que deveria.
  • Estratégia do Fundo: há fundos passivos e ativos, uns buscam crescimento e outros querem números.
  • Composição e Distribuição: existe a RMG (Renda Garantida) e as distribuições de aluguéis + amortizações. Calcule qual gera maior retorno.

Como qualquer outro investimento, os Fundos Imobiliários podem ser ótimas formas de rentabilizar o seu dinheiro, desde que feito com eficácia e conhecimento. Por isso, é considerado por muitos como uma das melhores formas de diversificar os investimentos e elevar a rentabilidade à um nível profissional.

  • Conheça outros Fundos de Investimentos:

Fundos Multimercados: Normalmente, os fundos multimercados são aconselháveis como estratégia para diversificar os investimentos. Para se ter uma noção do quão grande é essa classe de ativos, saiba quem em outubro do ano passado, esses fundos tinham somado um patrimônio líquido de 654 bilhões de reais no Brasil, ou seja, quase 20% do patrimônio total dos fundos de investimentos, conforme dados da Anbima. Leia Mais!

Fundos de Ações: Janeiro foi bom! Pelo menos para a Bolsa de Valores (BM&FBovespa)! As aplicações em fundos de ações, por exemplo, tornaram-se a melhor opção de investimento no 1º mês do ano. Já do lado debaixo da tabela, a variação cambial e a queda do dólar resultaram em rendimentos negativos.

O Índice Bovespa subiu 7,4% e os analistas mostram o resultado como uma derivante do corte da taxa de juros, que chegou à 13% ao ano. O Fundo de Ações Índice Ativo acumulam alta de 9% e o Fundo Ações Livres subiram mais de 7% até o dia 26 de janeiro, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Leia Mais!

  • Você também vai gostar de ler:

Como Lucrar 1 milhão de reais em 10 anos com imóveis? Seja um dos poucos a saber essa resposta!

Esse artigo é para todo mundo. É sério! É para homem ou mulher, jovem ou velho, rico ou pobre. Porque, o que vamos te contar hoje, com certeza, vai desmistificar uma informação que você tem desde quando se conhece por gente: investir em imóveis não é um bom negócio. Pelo menos, nos dias atuais não é. Talvez tenha sido, mas não hoje.

7 Passos Para Atingir Sua Independência Financeira

Então, se, de alguma forma, você conseguiu ganhar algum dinheiro a mais nesses dias, fique sabendo existem formas melhores de fazer o seu patrimônio aumentar e que não está, diretamente, relacionado com a compra de uma casa, de um terreno, de um apartamento ou de um espaço físico, informalmente dizendo. Se você quer saber os motivos pelos quais temos tanta certeza, vai precisar ler o artigo até o final.

E aconselhamos: essa leitura vai valer a pena!

Leia Agora!

Como Ficar Rico na Bolsa de Valores operando em Day Trade?

A transação de ativos na bolsa de valores é constante, todos os dias, ao redor do mundo. Boa parte desse dinheiro é movimentada de forma única e exclusiva em um tipo de operação chamada de Day Trade.

9 dicas realmente eficazes para renegociar dívidas com os bancos

A expressão americana significa “negócio”, mas no mercado financeiro Day Trade se traduz em uma negociação feita com um ativo na qual ocorre a venda e a compra no mesmo dia, sem se importar, necessariamente, com o resultado dessa transação.

Day é dia, Trade é negócio. Obviamente, quando um trader realiza uma ação de um mesmo ativo no mesmo dia, então, Day Trade.

Mas, qual a finalidade disso? Exclusivamente, o lucro. Entenda os motivos… 

Com informações do infomoney, investidordesucesso

Não há posts para exibir